Buscar

Curiosidades sobre a cerveja

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curiosidades
A cerveja mais forte do mundo :
 	A cerveja mais forte do mundo tem 67,5% de álcool e chama-se Snake Venom. É uma cerveja extremamente forte, mas ainda assim muito saborosa. Seu teor alcoólico é tão alto que apareceu no ranking das bebidas mais fortes do mundo. Uma garrafa com 275 ml sai por  cerca de 50 libras.
1
Curiosidades
Você sabia ?
	A revolução agrícola só teve início pois as pessoas consumiam muita cerveja e por este fato precisavam achar um jeito de produzi-la mais. Isso levou a invenções como o arado, a polia e os sistemas de irrigação.
Curiosidades
Cerveja só é boa gelada ? 
	Apesar de em quase 100% das vezes ser o melhor, nem todas as cervejas devem ser servidas extremamente geladas, tudo depende do tipo dela. Por exemplo, na Alemanha, muitas cervejas são servidas à temperatura ambiente, sendo que se estiverem geladas demais não são consideradas boas para serem bebida..
Curiosidades
A cerveja é sempre amarga ?
 
	Ao contrário do que muitos pensam, as cervejas não devem ser sempre amargas. Existem diversas marcas que trabalham com cervejas frutadas e com sabores inesperados. O interessante é não ficar restrito a somente um gosto de cerveja, já que as possibilidades são inúmeras.
Curiosidades
O mercado cervejeiro
 
	De acordo com a associação brasileira da indústria da cerveja, o setor cervejeiro é um dos mais relevantes da economia brasileira, com investimento próximo aos R$ 20 bilhões entre 2011 e 2014.
Curiosidades
A cerveja é parente da maconha ?
 
	O lúpulo da cerveja e a maconha fazem parte da mesma família das Cannabaceae, uma pequena família de plantas. Pode-se dizer, portanto, que ambas são, de certa forma, parentes. O lúpulo, no entanto, não causa os mesmos efeitos psicoativos da maconha. Os efeitos causados pela cerveja, como todos nós sabemos, derivam do álcool.
Curiosidades
Como surgiu a IPA
  
	Durante as viagens britânicas para levar cerveja até a Índia, as bebidas acabavam estragando devido ao tempo no navio. Para resolver isso, os produtores de cerveja passaram a adicionar mais álcool e lúpulos à bebida, criando um novo tipo de cerveja, mais amarga e muito mais forte, chamada de India Pale Ale (IPA).
Curiosidades
As mulheres e a "breja”
	No Egito antigo, foi escrita uma lei que impedia homens de vender e produzir cervejas. Fermentar cerveja era uma tarefa considerada extremamente nobre para as mulheres. No Peru antigo, as cervejarias eram lideradas por moças da elite, pois a mulher tinha que ser de família nobre ou extremamente bonita para fazer parte da produção.
Curiosidades
O que deixa a cerveja ruim 
	Pior que descongelar e coloca-la novamente no freezer, o que realmente estraga a cerveja é a luz. Como destacado em um trabalho da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o lúpulo utilizado na produção é sensível à luz, e seus três principais compostos que foram identificados como sendo sensíveis à luz são conhecidos como isohumulonas. Quando estes são atingidos, se quebram e formam radicais livres, trazendo cheiro e sabor horríveis.
Curiosidades
A cerveja "sem álcool"  
	A principal técnica de
 produção em cervejas deste estilo é a interrupção da fermentação em um determinado ponto, antes que a levedura produza maiores quantidades alcoólicas. Uma segunda possibilidade é elaborar o processo de forma tradicional e em seguida retirar o álcool, e isso pode ocorrer ou por filtração ou por destilação.  
	Segundo a nossa legislação (e a da maioria dos países), uma bebida é considerada sem álcool quando seu teor alcoólico é de até 0,5% ou menor. E acredite, isso não viola o Código de Defesa do Consumidor como publicidade enganosa pois existe a lei 8.918/94 que admite que as cervejas com teor alcoólico igual ou inferior a 0,5% em volume sejam classificadas como “sem álcool” e deixem de apresentar no rótulo a advertência de que o produto contém álcool.
Curiosidades
	O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fez um teste para verificar o teor etílico das chamadas cervejas sem álcool, e desses modelos,  as que realmente possuem valores muito próximos de zero álcool são : Bavária, Brahma, Estrella Galicia, Itaipava, Liber e Schin.
Curiosidades
Menos calorias, mais açúcares... 
	A cerveja sem álcool tem quase metade das calorias da tradicional. Mas há um detalhe importante, especialmente se pensarmos nos diabéticos: a bebida possui mais açúcares. Um litro de cerveja sem álcool tem cerca de 240 kcal e 61 g de carboidratos, enquanto um litro da normal contém em média 400 kcal e 31 g de carboidratos. Essa aparente contradição se explica porque um grama de açúcar tem 4kcal, enquanto um mililitro de álcool possui 7kcal.
Curiosidades
Qual o melhor recipiente para
 se armazenar uma cerveja ? 
	Apesar de a Heineken ser comercializada em garrafas verdes, alguns estudiosos indicam que esse é o pior tipo de recipiente em que uma cerveja pode ser armazenada. O vidro verde permite que raios UV cheguem à bebida e afetem o gosto dela. Garrafas de vidro que sejam marrons ou as próprias latinhas são mais indicadas para preservar a cerveja por mais tempo. Existem algumas pessoas que dizem que cervejas em latas são ruins, já que podem perder um pouco do gosto. Na verdade, as latinhas são muito boas, pois protegem o líquido dos raios solares, são leves e ecologicamente amigáveis, além de proteger a bebida do possível contato com oxigênio (que pode danificar a cerveja) – ou seja, os pontos positivos são muitos.
Curiosidades
	A Cenosilicafobia é uma fobia caracterizada pelo medo paralisante e irracional de ver copos vazios, esta fobia é usada, principalmente, para designar o medo de ver um copo de cerveja ou outra bebida alcoólica vazio. Essa fobia, pode manifestar-se em uma série de circunstâncias e os sintomas podem ser desde um simples desconforto, na melhor das hipóteses, a algo aterrorizante.
Você sabia que existe um medo relacionado ao copo de cerveja vazio ?
Curiosidades
	Um ponto que deve ser levantado no contexto de quem tem Cenosilicafobia é que o medo do copo vazio faz com que a pessoa fique constantemente se servindo de mais e mais bebida, o que pode ser muito perigoso para a saúde e a integridade física.
 	Portanto, na dúvida, que nossos copos estejam sempre cheios!
Curiosidades
Qual a quantidade de "néctar" que pode ser ingerido por dia ? 
 
	Entende-se como consumo moderado de cerveja a ingestão diária média de até 1 litro, o que corresponde a, no máximo, 40 g de álcool puro por dia. 	Segundo Egon Tschope, pesquisas realizadas em universidades alemãs mostram que o consumo de 1,5 a 2 litros de cerveja, divididos em um dia, ainda pode ser considerado saudável..
Curiosidades
Água ou cerveja
  
	A bebida é considerada um alimento quase completo, pois possui grande valor nutritivo, sendo facilmente assimilado pelo organismo, e por isso era um dos pilares de muitas dietas durante a idade média europeia, quando a nutrição era precária. O que acontece é que, naquela época, a qualidade da água não era muito
 confiável, sendo que, a depender 
do nível de contaminação, essa
 poderia até mesmo te matar. 	
Curiosidades
Portanto, como o álcool presente na cerveja matava muitas das impurezas, em muitas regiões bebia-se mais cerveja do que água. Eles bebiam cerveja para sobreviver. E não eram só os adultos, as crianças também costumavam consumir a bebida como fonte de energia e nutrientes. 
	A cerveja sempre que bebida com moderação traz muitos benefícios para a saúde.
A CERVEJA E A SAÚDE
A cerveja engorda ou ajuda a formar "barriguinha"?
 
 	Não, a cerveja não contém gordura e o seu valor calórico chega a ser inferior ao de um copo de leite. Consumida moderadamente, a cerveja não é fator de obesidade e pode ser um bom complemento numa dieta equilibrada. Num estudo científico da University College of London, que observou cerca de 2000 homens e mulheres, não foi notada uma relação entre o
consumo moderado de cerveja e o aumento 
 significativo da linha de cintura ou do
 volume de corpo em geral, ou seja, 
 constatou que a cerveja, consumida 
 de modo equilibrado, não é fator de 
 obesidade.
A CERVEJA E A SAÚDE
Dá um up no sistema imunológico
  
		De acordo com um estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism, o consumo moderado de cerveja traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resiste a algumas infecções. Os resultados da pesquisa apontaram que, após um mês, o consumo diário de uma latinha de cerveja para mulheres e duas para homens
 é capaz de aumentar a concen-
 tração de células de defesa do 
 sistema imune, elevando a pro-
 dução de anticorpos.
A CERVEJA E A SAÚDE
Combate a gripe  
		Você acredita que a cerveja possa afetar seu sistema imunológico? Um estudo japonês publicado na revista científica Medical Molecular Morphology comprova exatamente o contrário. De acordo com os cientistas, o lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia.
A CERVEJA E A SAÚDE
Evita o cálculo renal 
 
		Você já ouviu falar que cerveja é diurético certo ? Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology apontou que o consumo de cerveja é inversamente proporcional ao risco da ocorrência de pedras no rim em homens de meia idade. Segundo os pesquisadores, cada garrafa de cerveja consumida por dia reduzia em aproximadamente 40% os riscos. Mas é preciso beber com moderação para obter os 
 benefícios. Em excesso, a
 cerveja pode ser responsável
 por agravar o quadro.
A CERVEJA E A SAÚDE
Ajuda a tratar insônia e outros distúrbios do sono 
		De acordo com pesquisa da University of Extremadura, na Espanha, o efeito sedativo da cerveja pode ser ideal para o tratamento de insônia e distúrbios associados ao sono. O lúpulo presente na bebida aumenta a atividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo. Para os cientistas, não é preciso exagerar no número de latinhas para obter o efeito, 
 basta seguir a recomendação 
 de uma latinha diária para as 
 mulheres e duas para homens.
A CERVEJA E A SAÚDE
Previne o surgimento de doenças cardiovasculares 
		Mais de 100 estudos demonstraram que o consumo moderado de cerveja diminui o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%. 
		Um ou dois copos por dia podem ajudar a elevar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.
A CERVEJA E A SAÚDE
Aumento dos níveis de vitamina  
		Uma pesquisa na Holanda comprovou que participantes que consumiam cerveja apresentaram 30% dos níveis mais altos de vitamina B6. Além disso, a cerveja também contém vitaminas B12 e ácido fólico.
Ajuda a controlar o colesterol  
		A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo ainda mais o risco de doenças cardiovasculares.
A CERVEJA E A SAÚDE
Proporciona ossos fortes : 
		Um estudo do Kings College, em Londres, comprovou que a cerveja pode beneficiar a saúde dos ossos e do tecido conjuntivo. O silício, presente na bebida, ajuda a melhorar a densidade óssea. Já segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a substância, encontrada no grão da cevada, é mais abundante nas cervejas do tipo ales e nas lagers. 
A CERVEJA E A SAÚDE
Previne o desenvolvimento de Alzheimer :
 
		Um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revisou de 34 estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, totalizando 365 mil voluntários analisados. Os resultados apontaram que aqueles que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida. 
A CERVEJA E A SAÚDE
Redução do risco de câncer 
		Outro estudo descobriu que quando marinamos carne com cerveja, eliminamos quase 70% dos agentes cancerígenos, chamados aminas heterocíclicas (HCA), produzidos quando a carne é frita. 
Proteção contra acidentes cerebrovasculares 
		A cerveja ajuda a prevenir 
 os coágulos do sangue que blo-
 queiam o fluxo sanguíneo até o 
 coração, pescoço e cérebro.
A CERVEJA E A SAÚDE
Menor risco de apresentar diabetes
 
		Pesquisadores descobriram que o álcool aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a proteger o organismo contra o diabetes. 
Pressão arterial baixa 
		Os consumidores de cerveja moderados
 têm menor probabilidade de desenvolver a pressão arterial alta, 
 um fator de risco para o ataque cardíaco. 
A CERVEJA E A SAÚDE
Portanto, vida mais longa... 
		Consumir cerveja moderadamente previne cerca de 26 mil mortes por ano, devido às menores taxas de doenças cardíacas, derrames cerebrais, câncer e diabetes.
Referências :
		http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVYkAI/processos-quimicos-industriais-2-industria-cerveja?part=2
		http://www.sindicerv.com.br/cerveja-saude.php
		http://www.cervbrasil.org.br/paginas/index.php?page=dados-do-setor
		http://sossolteiros.bol.uol.com.br/24-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-cerveja/
		http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-e-cenosilicafobia.html
		http://etilicos.com/cervejas-sem-alcool-uma-avaliacao-do-etilicos-com/
		http://slideplayer.com.br/slide/392449/# 
		http://melhorcomsaude.com/10-beneficios-cerveja/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais