Buscar

Prova Discursiva Sistemas de ensino e políticas educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Prova Discursiva Sistemas de ensino e políticas educacionais, educação de jovens e adultos e gestão educacional
Questão 1/5
 
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Na América Latina, a primeira vez que se fala seriamente em defesa do regime democrático foi quando para a esquerda latino-americana o regime democrático virou uma questão de sobrevivência. Foi durante os períodos de ditadura militar. Ou seja, foi a primeira vez que se falou em retorno à democracia, em luta pela democracia.
PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (p. 25)
 
De acordo com o conteúdo apresentado no livro-base da disciplina, em diversos países, no mundo, outras formas de governo foram instituídas. No caso da América Latina, diz-se que o Estado de bem-estar não se efetivou na sua plenitude, mas parte de estrutura foi incorporada pelo modelo político. Explique de que modo isso ocorreu.
Nota: 16.0
	Na América Latina, o Estado de bem-estar não se efetivou cm sua plenitude, mas as políticas públicas incorporaram parte de sua estrutura, em particular com a estatização, entre os anos de 1950 e 1970. Os movimentos sociais conseguiram conquistas importantes de políticas públicas no continente, ainda que com limitações no acesso, na gestão e na qualidade. A Argentina e o Chile, por exemplo, instalaram redes de escolarização eficientes, mas não conseguiram desempenho similar na área de saúde. (p. 55)
 
Resposta:Fala-se em regime democrático como questão de sobrevivência, pois, após a tomada do governo pelos militares, todas as esferas ficaram sob tutela da ditadura, inclusive a educação, que passou a sofrer severas mudanças de direções, afetando diretamente os estudantes e a comunidade escolar. Todas as diretrizes foram estabelecidas pelos governantes com pulso de ferro, não permitindo liberdade de expressão e estabelecendo conteúdos a serem ensinados cercados de censura. As pessoas começaram a sentir a pressão de pode "ir e vir" e não poder exercer sua liberdade, e com isso passou-se a sentir a necessidade da voltar ao regime democrático. A partir das Diretas, quando finalmente caiu o governo militar, conseguiu-se estabelecer novas normas constitucionais que dariam diretrizes para todas as esferas, inclusive para a educação. 
Questão 2/5
“As políticas públicas educacionais só se efetivaram a partir da necessidade de qualificação e diversificação da força de trabalho; assim, a problemática da EJA ganha expressão neste período. A Constituição de 1934 consolida o dever do Estado em relação ao ensino primário, integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva, inclusive, aos adultos (Art. 150). Não obstante, se antes, na estrutura oligárquica, as necessidades de instrução não eram sentidas nem pela população nem pelos poderes constituídos (pelo menos em termos de propósitos reais), a inauguração, em meados da década de 1940, de uma política oficial de educação para jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, está inserida em um processo histórico mais amplo” (VENTURA, 2001) (Disponível em: http://www.uff.br/ejatrabalhadores/artigo-01.htm. Acesso em 04 fev. 2016). 
A primeira etapa dessas políticas públicas educacionais foi marcada por iniciativas governamentais. Elabore um texto de 10 a 15 linhas, obedecendo à norma padrão da língua, considerando as seguintes campanhas, no que diz respeito aos conceitos (o que é) e objetivos (para quê):
- Campanha de Educação de Adultos
- Campanha Nacional de Educação Rural
- Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo
Sua resposta deve estar de acordo com o livro base.
Nota: 16.0
	- Campanha de Educação de Adultos: criada em 1947, foi um amplo movimento de mobilização nacional em favor da educação de adolescentes e adultos. Tinha o objetivo de expandir entre as massas os postulados do novo regime político – a democracia liberal – e integrar o homem marginal aos problemas da vida cívica e buscar a unificação da cultura brasileira (p. 43-45).
- Campanha Nacional de Educação Rural: criada na década de 1950, desenvolveu projetos para a preparação de técnicos destinados à educação de base rural e programas de melhoria de vida dos rurícolas, nas áreas da saúde, trabalho associativo, economia doméstica, artesanato, etc. Tinha o objetivo de promover entre as populações do campo e a consciência do valor da entreajuda para que os problemas locais pudessem ser resolvidos (p. 46).
- Campanha Nacional de Erradicação do Analfabestismo: criado no final dos anos 1950, previa o aprofundamento dos estudos sobre os problemas sociais, econômicos e culturais e a melhoria do ensino primário, transformando as escolas em centros de reuniões da população local. Tinha como objetivo encontrar estratégias para conciliar as exigências de qualidade de atuação como os desafios colocados pela intenção de alcançar a grande massa (p. 48).
O texto deve estar de acordo com a norma padrão da língua.
Resposta:Com a necessidade de melhorar índices governamentais na esfera da educação, foram tomadas algumas iniciativas governamentais na área da educação para que a porcentagem de analfabetos no Brasil diminuísse e suas estatísticas de pessoas alfabetizadas ficasse próximo aos dos países mais desenvolvidos. Pensando em melhorias nos índices, o setor de educação criou algumas campanhas para esse fim. Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo, que é uma campanha para melhorar os índices da educação pública no Brasil, inicialmente foi criada pensando na capacidade das pessoas aprenderem ao menos o básico, mas que conseguissem ao menos ler e escrever, mesmo que em condições precárias. Campanha de Educação de Adultos, é uma campanha que auxilia pessoas adultas de diversas faixas etárias a alcançar um certo nível de ensino, que hoje é muito exigido nos postos de trabalho. Estudando e conseguindo formar-se esses adultos podem ter a possibilidade de empregar-se melhor ou até mesmo conseguir uma promoção. Campanha Nacional de Educação Rural, visa auxiliar o home do campo e sua família, que muitas vezes pela distância e dificuldades de locomoção não conseguem começar ou dar continuidade aos seus estudos. Essas pessoas tem alguns incentivos governamentais, como por exemplo, transporte gratuito até o município mais próximo. Muitas vezes essas pessoas desistem de receber esse direito a educação pelas dificuldades enfrentadas para chegar até a educação.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação
 Em relação ao acesso e à permanência ,  quais são as quatro metas   inseridas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação  “ ?
Nota: 16.0
	O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
“combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V);
“matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI);
“ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular” (Meta Vil);
“garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas” (Meta IX). (p. 117)
 
Resposta:1- Estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a se atingir. 2- Alfabetizar as crianças até no máximo oito anos de idade, aplicando exames periódicos para conferência de resultados 3- Acompanhar cada aluno da rede individualmente, verificando sua frequência e seu desempenho em avaliações periódicas 4- Combater as repetências, dentro de cada contexto, aplicando aulas de reforço fora do horário de aulas, estudos de recuperação e progressão gradual.
Questão 4/5
Por um lado, é necessária uma mudança das condiçõessociais para criar um sistema de ensino correspondente, e, por outro lado, é necessário ter um correspondente sistema de ensino para poder mudar as condições sociais. Por isso, devemos partir das situações existentes.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991 (p. 88)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre as concepções de gestão escolar.
Nota: 16.0
	Gestão compartilhada - Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social. Gestão Democrática - Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem na escola um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia. Gestão da qualidade total - Na escola essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão (p. 174-175)
Resposta:Existe uma ideia de renovação da educação para que essa se torne perfeita, mas ao mesmo tempo há muitos obstáculos. Fala-se em mudanças de condições sociais para se ter um bom ensino, mas as mudanças sociais são bastante difíceis de acontecerem, pois, estão diretamente ligadas ao nível de escolaridade e esse por sua vez também está relacionado às condições sociais. é necessário que se dê condições de estudo comparáveis com o setor privado para que a população que somente term acesso ao ensino público possa ter condições equiparadas na sociedade. A situação existente hoje ainda está bastante distante "sonhado" A gestão das escolas devem propiciar aos alunos condições efetivas de conhecimento para que aconteça um real crescimento social. Porque se enfatiza tanto o crescimento social? Hoje vivemos em uma civilização altamente capitalista, o mercado de trabalho inclusive pressiona bastante a busca pelo crescimento. As escolas públicas disponibilizam EJA's e cursos técnicos voltados para essas pessoas. Esse é o chamado "sistema de ensino para poder mudar condições sociais" Isso ocorre também na esferas de educação básica, aquela que vai até o ensino médio, nesse ensino também há a necessidade de tentar melhorar a condição social através do ensino.
Questão 5/5
A participação dos sujeitos, da educação na organização e na gestão escolar, continua nos limites da participação administrativa, o que significa que essa gestão, seja possivelmente controlada.
SOARES, Marcos Aurélio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012 (p. 69)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, as concepções de organização e gestão escolar são classificadas em quatro grupos: técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa. Nesse contexto, discorra sobre as características das concepções de gestão escolar do grupo Autogestionária.
Nota: 20.0
	Característica da Concepção técnico-científica: prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar; comunicação linear, baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas. Característica da Concepção democrático-participativa: definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos da escola; qualificação e competência profissional; ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações. (p. 75)
Resposta:A gestão autogestionária é aquela onde a palavra de ordem é dada pelo (a) diretor (a). Essa pessoa domina o ambiente, delega funções específicas dos demais funcionários, que continuam com seu trabalho pré-estabelecido pela direção. As regras constam em um documento, redigido e assinado pela direção da escola, que toma para ela todas as responsabilidades.

Outros materiais