Prova Discursiva   Sistemas de ensino e políticas educacionais
4 pág.

Prova Discursiva Sistemas de ensino e políticas educacionais


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais509 materiais6.442 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prova Discursiva Sistemas de ensino e políticas educacionais, educação de jovens e adultos e gestão educacional
Questão 1/5
 
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Na América Latina, a primeira vez que se fala seriamente em defesa do regime democrático foi quando para a esquerda latino-americana o regime democrático virou uma questão de sobrevivência. Foi durante os períodos de ditadura militar. Ou seja, foi a primeira vez que se falou em retorno à democracia, em luta pela democracia.
PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (p. 25)
 
De acordo com o conteúdo apresentado no livro-base da disciplina, em diversos países, no mundo, outras formas de governo foram instituídas. No caso da América Latina, diz-se que o Estado de bem-estar não se efetivou na sua plenitude, mas parte de estrutura foi incorporada pelo modelo político. Explique de que modo isso ocorreu.
Nota: 16.0
	Na América Latina, o Estado de bem-estar não se efetivou cm sua plenitude, mas as políticas públicas incorporaram parte de sua estrutura, em particular com a estatização, entre os anos de 1950 e 1970. Os movimentos sociais conseguiram conquistas importantes de políticas públicas no continente, ainda que com limitações no acesso, na gestão e na qualidade. A Argentina e o Chile, por exemplo, instalaram redes de escolarização eficientes, mas não conseguiram desempenho similar na área de saúde. (p. 55)
 
Resposta:Fala-se em regime democrático como questão de sobrevivência, pois, após a tomada do governo pelos militares, todas as esferas ficaram sob tutela da ditadura, inclusive a educação, que passou a sofrer severas mudanças de direções, afetando diretamente os estudantes e a comunidade escolar. Todas as diretrizes foram estabelecidas pelos governantes com pulso de ferro, não permitindo liberdade de expressão e estabelecendo conteúdos a serem ensinados cercados de censura. As pessoas começaram a sentir a pressão de pode "ir e vir" e não poder exercer sua liberdade, e com isso passou-se a sentir a necessidade da voltar ao regime democrático. A partir das Diretas, quando finalmente caiu o governo militar, conseguiu-se estabelecer novas normas constitucionais que dariam diretrizes para todas as esferas, inclusive para a educação. 
Questão 2/5
\u201cAs políticas públicas educacionais só se efetivaram a partir da necessidade de qualificação e diversificação da força de trabalho; assim, a problemática da EJA ganha expressão neste período. A Constituição de 1934 consolida o dever do Estado em relação ao ensino primário, integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva, inclusive, aos adultos (Art. 150). Não obstante, se antes, na estrutura oligárquica, as necessidades de instrução não eram sentidas nem pela população nem pelos poderes constituídos (pelo menos em termos de propósitos reais), a inauguração, em meados da década de 1940, de uma política oficial de educação para jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, está inserida em um processo histórico mais amplo\u201d (VENTURA, 2001) (Disponível em: http://www.uff.br/ejatrabalhadores/artigo-01.htm. Acesso em 04 fev. 2016). 
A primeira etapa dessas políticas públicas educacionais foi marcada por iniciativas governamentais. Elabore um texto de 10 a 15 linhas, obedecendo à norma padrão da língua, considerando as seguintes campanhas, no que diz respeito aos conceitos (o que é) e objetivos (para quê):
- Campanha de Educação de Adultos
- Campanha Nacional de Educação Rural
- Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo
Sua resposta deve estar de acordo com o livro base.
Nota: 16.0
	- Campanha de Educação de Adultos: criada em 1947, foi um amplo movimento de mobilização nacional em favor da educação de adolescentes e adultos. Tinha o objetivo de expandir entre as massas os postulados do novo regime político \u2013 a democracia liberal \u2013 e integrar o homem marginal aos problemas da vida cívica e buscar a unificação da cultura brasileira (p. 43-45).
- Campanha Nacional de Educação Rural: criada na década de 1950, desenvolveu projetos para a preparação de técnicos destinados à educação de base rural e programas de melhoria de vida dos rurícolas, nas áreas da saúde, trabalho associativo, economia doméstica, artesanato, etc. Tinha o objetivo de promover entre as populações do campo e a consciência do valor da entreajuda para que os problemas locais pudessem ser resolvidos (p. 46).
- Campanha Nacional de Erradicação do Analfabestismo: criado no final dos anos 1950, previa o aprofundamento dos estudos sobre os problemas sociais, econômicos e culturais e a melhoria do ensino primário, transformando as escolas em centros de reuniões da população local. Tinha como objetivo encontrar estratégias para conciliar as exigências de qualidade de atuação como os desafios colocados pela intenção de alcançar a grande massa (p. 48).
O texto deve estar de acordo com a norma padrão da língua.
Resposta:Com a necessidade de melhorar índices governamentais na esfera da educação, foram tomadas algumas iniciativas governamentais na área da educação para que a porcentagem de analfabetos no Brasil diminuísse e suas estatísticas de pessoas alfabetizadas ficasse próximo aos dos países mais desenvolvidos. Pensando em melhorias nos índices, o setor de educação criou algumas campanhas para esse fim. Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo, que é uma campanha para melhorar os índices da educação pública no Brasil, inicialmente foi criada pensando na capacidade das pessoas aprenderem ao menos o básico, mas que conseguissem ao menos ler e escrever, mesmo que em condições precárias. Campanha de Educação de Adultos, é uma campanha que auxilia pessoas adultas de diversas faixas etárias a alcançar um certo nível de ensino, que hoje é muito exigido nos postos de trabalho. Estudando e conseguindo formar-se esses adultos podem ter a possibilidade de empregar-se melhor ou até mesmo conseguir uma promoção. Campanha Nacional de Educação Rural, visa auxiliar o home do campo e sua família, que muitas vezes pela distância e dificuldades de locomoção não conseguem começar ou dar continuidade aos seus estudos. Essas pessoas tem alguns incentivos governamentais, como por exemplo, transporte gratuito até o município mais próximo. Muitas vezes essas pessoas desistem de receber esse direito a educação pelas dificuldades enfrentadas para chegar até a educação.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação
 Em relação ao acesso e à permanência ,  quais são as quatro metas   inseridas no Plano de Metas \u201cCompromisso Todos pela Educação  \u201c ?
Nota: 16.0
	O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
\u201ccombater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação\u201d (Meta V);
\u201cmatricular o aluno na escola mais próxima da sua residência\u201d (Meta VI);
\u201campliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular\u201d (Meta Vil);
\u201cgarantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas\u201d (Meta IX). (p. 117)
 
Resposta:1- Estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a se atingir. 2- Alfabetizar as crianças até no máximo oito anos de idade, aplicando exames periódicos para conferência de resultados 3- Acompanhar cada aluno da rede individualmente, verificando sua frequência e seu desempenho em avaliações periódicas 4- Combater as repetências, dentro de cada contexto, aplicando aulas de reforço fora do horário de aulas, estudos de recuperação e progressão gradual.
Questão 4/5
Por um lado, é necessária uma mudança das condições
Renata
Renata fez um comentário
Obrigada pela ajuda.
0 aprovações
magda
magda fez um comentário
Obrigada Andrezza, ajudou muito.
0 aprovações
fabi
fabi fez um comentário
difícil escrever tudo isso sem utilizar o material!
2 aprovações
Carregar mais