Buscar

aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 7: AS DIVERSAS FACES DO EMPREENDEDORISMO - CONTINUAÇÃO
O empreendedorismo e o Desenvolvimento Local 
O conceito de desenvolvimento local envolve todos os tipos de empreendedorismo, tema da nossa aula de hoje. Os empreendedores devem estar atentos a uma nova maneira de fazer negócios, baseada na crescente velocidade da informação e na necessidade de se trabalhar coletivamente: parcerias e alianças estratégicas.
O desenvolvimento local envolve questões não resolvidas pelos mercados e pela tradição das políticas desenvolvimentistas, ou seja, incapacidade de gerar bem-estar para todos, de conectar o empreendedor local ao mundo globalizado, de aumentar a produção e consequentemente o consumo.
O conceito de desenvolvimento local está assumindo o centro dos debates e todas as modalidades empreendedoras giram em torno dele. Ou seja, financiadores e parceiros sempre estão focados no que seus negócios podem fazer por uma comunidade. Estas modalidades segmentam o ambiente empreendedor, facilitando de certa forma a escolha mais adequada ao perfil do empreendedor.
A economia mundial globalizada apresenta-se na forma de três pilares (imagem ao lado)
Economia Globalizada: Competição internacional não só a nível local. 
Desenvolvimento Local: Onde o Empreendedor local muda a realidade social, cultural e econômica.
Políticas Diferenciadas: Com o crescimento das cooperativas para aumentar o poder de competitividade
As modalidades de Empreendedorismo
Empreendedorismo Cultural
A cultura é uma das áreas mais carentes em empreendedorismo. Normalmente se pensa em negócios de compras por impulso, refeições, tecnologia, mas empreendedorismo cultural é pouco explorado no Brasil. Por isso mesmo esta área deve ter uma atenção especial. O crescente intercâmbio de pessoas, o aumento do fluxo de símbolos, as novas tecnologias demandam empresas multiculturais em estreito relacionamento com os meios de comunicação. 
A cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, fortalece a identidade pessoal e social do indivíduo, integrando-o em sua família e em sua comunidade. A cultura, como somatório de costumes, tradições e valores, faz o indivíduo pertencer a um grupo. O que o leva a construir sua própria identidade. No quadro, apresentamos alguns exemplos de empresas que podem ser criadas nesta área. 
Petrobras: 79 milhões sãoo o valor em reais que a Petrobras investe, a cada ano, em patrocínios culturais. 4% correspondem ao desconto dado ao patrocinador no imposto de renda, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. 
As Modalidades de Empreendedorismo 
Empreendedorismo e Moda 
A arte de vestir sempre foi um trabalho artesanal. COm o advento da revolução industrial, a moda moderna se consolida. As máquinas de costura, em 1860, aqueceram a força produtiva, ampliando sua escala. Nesse contexto, o acesso à moda é ainda mais facilitato. 
Nesse momento "heroico e sublime" da moda, duas indústrias se destacaram, mirando alvos diferentes entre os consumidores. De um lado, os tecidos luxuosos da alta-costura faziam a alegria da aristocracia, criando sob medida vestidos sofisticados para ela. 
De outro lado, o prêt-à-porter tentava proporcionar um luxo popular, produzido em série e em escala massiva. A indústria brasileira de moda começou a se profissionalizar quando o produtor Paulo Borges criou um calendário para o lançamento das coleções e os estilistas passaram a ter data e local para verem e serem vistos.
O Brasil começou a despertar atenção lá fora. O fenômeno Gisele Bündchen, dona das passarelas do mundo desde 1998, ajudou a divulgar as criações nacionais. Empreender nesta área apresenta riscos bem menores pela profissionalização e pelo interesse que o brasileiro passou a ter pelo segmento. No quadro, algumas sugestões de negócios a serem empreendidos neste segmento.
As Modalidades De Empreendedorismo 
Empreendedorismo do lazer e do esporte
O esporte e o lazer são hoje fenômenos de mídia e de massa, transformando hábitos e comportamentos sociais. Vários projetos estão sendo propostos em todo país para a criação de fontes de receitas para o esporte. Os debates e propostas estão a todo o momento sendo levantados. Existe uma urgência e certa premência em busca de soluções. 
Clubes, federações, atletas, programas públicos e privados de esporte querem conquistar esta fatia de consumidores ávidos por manter a saúde e a boa forma.
O consumidor esportivo deve ser estudado e pesquisado como um tipo muito especial de consumidor. Por exemplo, um jogador ocasional de vôlei de praia, consome muitos produtos específicos para sua atividade (bola, rede) e produtos de uso geral para os praticantes de esporte (vestuário, calçados, etc.). Além disto, ele demanda serviços técnicos (professores, treinadores, boleiros, etc.) e gerais (manutenção da quadra, iluminação, atividades de apoio, etc.). 
Como vemos, em cada esporte vamos encontrar um consumidor e um potencial único para empreendedorismo. Veja, no quadro, algumas sugestões para empresas em esporte e lazer.
Empreendedorismo Ambiental
O desafio de hoje de empresas privadas e governos é manter o crescimento e ao mesmo tempo utilizar os recursos naturais disponíveis, de forma a atuar com sustentabilidade. Alguns empreendedores se esquecem de atuar como conservadores do meio ambiente. Entender que as particularidades da responsabilidade ambiental é essencial para uma gestão mais eficiente e qualificada.
Esquece-se também que este segmento é uma área enorme a ser desbravada para empreendedorismo. Glenn Croston é biólogo e autor de "75 Green Businesses You Can Start to Make Money and Make a Difference" (75 Negócios verdes para começar, ganhar dinheiro e fazer diferença). Em seu livro, Glenn olha para a resolução dos problemas ambientais do mundo através da lente do empreendedorismo. As empresas vão de mercearias, com baixa emissão carbono, a contabilidade ambiental, instalação de turbinas eólicas e etc.
Para Croston, existem as oportunidades de começar um negócio sustentável. Existem também inevitáveis desafios, como o marketing verde de um produto ou serviço para os consumidores que podem estar sofrendo de “fadiga verde”, ou seja, tudo hoje em dia é politicamente incorreto, se não for sustentável.
No quadro, relacionamos algumas ideias em empreendimentos verdes.
Em novembro de 2010, o EcoD já adiantava que o projeto Copa Orgânica Sustentável pretende dobrar o mercado de produtos orgânicos no Brasil, que hoje está na ordem de R$ 400 milhões. A iniciativa será implantada a partir deste ano nas 12 cidades-sede do Mundial.
	EXERCÍCIOS
Das afirmativas abaixo sobre o empreendedorismo e o desenvolvimento local, assinale a opção correta:
	O empreendedor contribui para o desenvolvimento local em todas as áreas, e mais intensamente na área da cultura por ser uma área pouco explorada.
A economia através do empreendedorismo se desenvolve de forma sustentável. Assinale a opção que ratifica o exposto conforme a política diferenciada visto na aula 7.
com o crescimento das cooperativas para aumentar o poder de competitividade.
	
O Portal do Ministério da Cultura em 13/02/2015 destacou: "Brasil bate recorde na venda de ingressos de cinema. O mercado de exibição brasileiro fechou janeiro com um recorde histórico no número de ingressos vendidos, seu melhor resultado desde a década de 80." Considerando os dados da notícia e refletindo sobre o empreendedorismo na área cultural, podemos afirmar:
I - A cultura é uma das áreas mais carentes em empreendedorismo.
II - Incentivar atividades artísticas e cinematográficas é estimular a cultura nacional.
III - O crescente intercâmbio de pessoas, o aumento do fluxo de símbolos e as novas tecnologias demandam por empresas multiculturais que estejam em estreito relacionamento com os meios de comunicação.
.A definição do ponto (canal de distribuição) é um fator preponderante no sucesso ou fracasso da nova empresa em moda, por exemplo. Portanto, deve-se analisar:?
·	Quais são os hábitosconsumidor.
·	Qual a concorrência local.
·	Onde eles estão.
·	Como a concorrência pode afetar seu negócio.
Para abrir um novo negócio alguns itens precisam ser levados em conta, quais são?
Compensar a falta de experiência, fazer parcerias estratégicas, criar um rede de relações.
	
A moda é uma modalidade marcante para o empreendedorismo, ao focar vários nichos de mercado, até porque a sua confecção possibilita produção massificada e neste quesito a criatividade é fator imperativo na busca da competitividade. O Brasil conseguiu espaço com criações que disseminaram nossa cultura pelo mundo. Assinale a opção que seja antagônica ao exposto.	
a criatividade da moda visava a aristocracia, pois pelo poder aquisitivo era a forma mais fácil de ampliar os lucros com produção reduzida.

Outros materiais