Buscar

aula 8

Prévia do material em texto

Aula 8: O PLANO DE NEGÓCIO
Plano de Negócios 
O plano de negócios é a estruturação das suas ideias e visão de oportunidade (aula 2) com planejamento estratégico (aula 5). 
Nele você coloca no papel um ordenamento dos objetivos, o que quer alcaçar em médio e longo prazos.  Sem um plano de negócios é difícil procurar parceiros e financiamentos. Ele dá credibilidade à sua ideia. A estrutura do índice (mais apropriado que sumário) de um plano de negócio pode ser distribuída desta forma:
1.Sumário Executivo
2.Descrição da empresa
2.1. Estrutura Legal
2.2. Equipe Gerencial
2.3. Localização da Empresa
2.4. Manutenção de Registros
2.5. Seguros
2.6. Segurança
3. Planejamento Estratégico
3.1. VIsão e Missão.
3.2. Análise Ambiental
3.1. Definição de objetivos e metas. 
4. Produtos e serviços
4.1 Produtos a serem comercializados
4.2. Tecnologia disponível
4.3. Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
4.4 Alianças estratégicas.
5. Análise de mercado
5.1 Descrição do segmento de mercado
5.2 Análise da concorrência.
6. Plano de marketing
Análise dos 4P's. 
1. Sumário Executivo 
Este é o principal item do seu plano. Nele, você descreve os objetivos gerais do seu empreendimento e o público-alvo. Ele deve atrair a atenção do leitor de forma objetiva, para que a pessoa não perca o interesse. Normalmente é o último a ser escrito porque nele você apresenta um pequeno resumo de todas as seções. O Sumário deve conter respostas às seguintes perguntas:
O quê? Descreva o que é negócio. 
Quais ? Defina Quais serão os principais produtos ou serviçõs oferecidos ao seu consumidor. 
Quem? Quem você acha que é o grande consumidor do seu produto, ou seja, público-alvo. Se você conseguir pesquisar sobre isso, melhor ainda. 
Onde? Indique a localização do seu ponto-de-venda, se não existir explique o porquê. Coloque detalhes do ambiente e fotos. 
Como? Diga como a empresa vai empregar estes recursos. 
Quanto? Esabeleça quanto de recursos a empresa precisa e qual o retorno deste investimento(previsão) 
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA. 
Comece com uma introdução onde você apresenta a sua empresa: quando foi fundada, quem são os sócios, um pequeno resumo do currículo dos sócios, habilidades e experiências anteriores.
Estrutura Legal: Na estrutura legal, apresente dados como nome, nome-fantasia(logomarca se houver), número do registro ou do processo no INPI e o CNPJ se houver. Não se esqueça das inscrições municipal e estadual e legalização junto ao Corpo de Bombeiros. Placas e letreiros para serem colocados precisam de licença da Prefeitura. 
Equipe Gerencial: ALém dos sócios e seus currículos, que já foram apresentados, cabe aqui apresentar as pessoas que porventura você já sabe que vão trabalhar e que tenham currículo que enriqueça este plano. 
Localização da Empresa: A localização é de grande importância e deve ser estudada com cuidado. Se for, por exemplo, um empreendimento de varejo. deve ficar perto do público-alvo para atender à compra por impulso. Se a localização for uma questão de marketing(mercado-alvo), apresentá-la detalhadamente no plano de marketing. A logística de entrada e saída de mercadorias e os custos devem ser analisados minuciosamente, de preferência em uma planilha. 
Manutenção de Registros: A contabilidade é um item sempre importante e não deve ser esquecido. De preferência, tenha um contador profissional ao seu lado orientando-o sobre os registros, obrigações trabalhistas, legais e registros. Os registros são a história da sua empresa e a comprovação de qualquer ocorrência. 
Seguros: Assim como procuramos fazer um plano de saúde(seguro), a sua empresa também precisa de seguros. Para fazê-lo, o ideal é verigicar junto ao seu gerente de confiança qual a melhor forma de segurar seu patrimônio. 
Segurança: A segurança deve fazer parte da sua análise de custos. Não se pode contar com a sorte. Infelizmente existem várias personalidades de clientes e funcionários, então os equipamentos de vigilância são indispensáveis. O treinamento dos funcionários e a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) devem ser incentivados. 
Material x Embalagem x Produto 
3. Planejamento Estratégico 
Vamos começar com um exemplo: dois produtos iguais têm a mesma função na cabeça, os dois resolvem as necessidades do consumidor. O que faz o consumidor escolher um e não outro? Algumas variáveis como nome, marca, cor, embalagem e posicionamento, que é o mais importante. Como percebemos o produto ou serviço, como um se apresenta diferente do outro. (ver aula 4). Para Kotler(2006, p. 50) o planejamento estratégico passa pelas seguintes etapas:
VISÃO E MISSÃO
A missão da empresa é o papel que desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. A missão não é um objetivo a ser atingido em curto prazo, mas uma visão ampla e futura do negócio, do consumidor e o valor que ele tem para a sociedade e toda a cadeia produtiva.
Por exemplo, veja a missão da nossa Instituição:
Proporcionar acesso a um ensino de qualidade a diferentes segmetos da população,criando vínculos fortes e duradouros com nosso alunos e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social das comunidades onde atuamos sempre comprometimento ético e responsabilidade social
A avaliação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada “Análise SWOT”. No ambiente externo, a empresa deve se preocupar com macroambientes (economia, demografia, tecnologia, política e legais) e microambientes (concorrentes, clientes, distribuidores e fornecedores), com isso estaremos acompanhando tendências e mudanças importantes. No ambiente interno devem ser avaliadas as forças e as fraquezas.
Como exercício, faça uma projeção de sua futura empresa preenchendo o quadro do exemplo.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS
Os objetivos são sempre descritos com o verbo no infinitivo, ou seja, o que se pretende alcançar depois de estabelecido um prazo. Os objetivos podem ser organizados hierarquicamente (objetivos gerais e específicos) e devem ser realistas e consistentes.
4. Produtos e Serviços
a) Produtos atuais
Deve-se fazer uma descrição detalhada dos produtos que serão comercializados. Uma planilha com todas as características, composição e os fornecedores.
b) Tecnologia
Deve-se fazer uma descrição detalhada dos produtos que serão comercializados. Uma planilha com todas as características, composição e os fornecedores.
c) Pesquisa e Desenvolvimento
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é fundamental para a pequena empresa sobreviver à globalização. Consequentemente, este item está ligado às alianças estratégicas (D) que poderão acrescentar novos produtos, aumentar ou diminuir a variedade de modelos e o número de produtos de cada linha.
EXERCÍCIOS 
	
Quando o empreendedor escreve em um documento a estruturação das suas ideias e visão de oportunidade associada com planejamento estratégico, descreve os objetivos gerais do seu empreendimento e o público-alvo, descreve a empresa, os produtos e serviços, as alianças estratégicas que pode realizar, descreve uma análise do mercado e elaborado um plano de marketing, isto indica que o empreendedor elaborou: um plano de negócios
Sobre avaliação e seleção de oportunidades de novos negócios, é CORRETO afirmar que:
Devem ser analisados aspectos relativos ao mercado, ao retorno econômico, às vantagens competitivas e aos investidores potenciais
É um documento com o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada:
Plano de Negócios
A estrutura de um plano de negócios é composta de vários itens. O principal item do plano de negócio é o(a) _____. Preencha a lacuna com a opção correta.
a-Sumário Executivo
É o papel que a empresa desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência hoje e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. Deque estamos falando? 
Missão	
A localização é um fator fundamental para o sucesso de um empreendimento. A partir disso, escolha a resposta MAIS adequada para este fator preponderante:
Todos os fatores são fundamentais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes