Buscar

Avaliando o aprendizado RESPONSABILIDADE CIVIL 4 simulados

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE CIVIL
Simulado: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202346646)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO João dirigia seu veículo respeitando todas as normas de trânsito, com velocidade inferior à permitida para o local, quando um bêbado atravessou a rua, sem observar as condições de tráfego. João não teve condições de frear o veículo ou desviar‐se dele, atingindo‐o e causando‐lhe graves ferimentos. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Inexistiu um dos requisitos essenciais para caracterizar a responsabilidade civil: o dano indenizável e, por isso, não deve ser responsabilizado.
	 
	Houve rompimento do nexo de causalidade, em razão da conduta da vítima, não restando configurada a responsabilidade civil.
	
	Houve responsabilidade civil, devendo João ser considerado culpado por sua conduta.
	
	Faltou um dos elementos da responsabilidade civil, qual seja, a conduta humana, não ficando configurada a responsabilidade civil.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202297396)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diante da culpa em sentido amplo é CORRETO afirmar: I - É aquela que abrange o dolo e a culpa em sentindo amplo. II - É aquela que está ligada somente a responsabilidade civil objetiva. III - É aquela que está ligada somente a responsabilidade civil subjetiva.
		
	 
	Nenhuma está correta.
	
	Somente a II está correta.
	
	Somente a I está correta.
	
	Somente a III está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202297399)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando a doutrina trata do nexo causal no âmbito do Direito Civil a teoria adotada foi a seguinte:
		
	
	equivalência dos antecedentes
	
	do risco
	 
	causalidade adequada
	
	conditio sine qua non
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202820345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Juiz Federal Substituto - TRF 5.ª Região - 2015 - CESPE) Juliana faleceu aos oito anos de idade, após ter sido atropelada por um veículo oficial do Ministério da Fazenda. Os pais da criança, pessoas humildes e de baixa renda, ajuizaram ação contra a União, requerendo indenização por danos materiais consistentes no pagamento de pensão mensal. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta:
		
	
	A pensão mensal no valor de um terço do salário mínimo será devida aos pais da vítima desde a data do evento danoso.
	 
	A pensão mensal será devida aos pais da vítima a partir do dia em que esta completaria quatorze anos de idade.
	
	A pensão mensal arbitrada somente deixará de ser paga quando ocorrer o óbito dos pais da vítima.
	
	Gratificação natalina e décimo terceiro salário não farão parte da pensão fixada a título de indenização.
	
	A pensão mensal no valor de dois terços do salário mínimo será devida aos pais da vítima desde a data do falecimento desta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202297400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao analisar o nexo causal é CORRETO afirmar que: I- Mesmo diante dos casos de responsabilidade civil subjetiva e objetiva, caso esteja presente alguma excludente o dever de indenizar será afastado. II- A excludente de nexo causal não afastará o dever de indenizar nos casos em que se adota a teoria do risco integral. III- São excludentes de nexo causal: fato exclusivo da vítima, fato de terceiro, caso fortuito e força maior.
		
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	Somente a I e II estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	 1a Questão (Ref.: 201202738417)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a responsabilidade civil do empregador, analise os itens abaixo: I- Consoante jurisprudência uniforme do STJ, é lícita a cumulação das indenizações por dano moral e por dano estético decorrentes de um mesmo fato, desde que passíveis de identificação autônoma. II- A teoria da perda de uma chance pode ser aplicada às relações de trabalho. III - Para que reste caracterizada culpa exclusiva da vítima, é preciso que não haja culpa do empregador em nenhum grau.
		
	 
	apenas a assertiva I está correta.
	
	apenas as assertivas I e III estão corretas;
	
	apenas as assertivas II e III estão corretas;
	 
	todas as assertivas estão corretas;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202297403)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ordenamento brasileiro, quando tratamos do dano moral é INCORRETO afirmar: I - É um direito e uma garantia fundamental, mencionado expressamente no art. 5° da Constituição. II ¿ Pode ser pleiteado quando existir a violação de direito da personalidade. III ¿ Jamais pode ser cumulado com o dano material.
		
	
	Somente a II está incorreta.
	 
	Somente a III está incorreta.
	
	Somente a I está incorreta.
	
	Todas estão incorretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202782396)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atriz Maria, ao atravessar a rua, em local proibido, foi atropelada por um carro, cujo motorista não tinha habilitação para dirigir e que trafegava em velocidade incompatível com aquele local. Do acidente resultaram cicatrizes que lhe comprometeram a formosura, tendo perdido trabalhos durante alguns meses. Neste caso, poderá pleitear
		
	
	somente metade da indenização dos dias em que ficou sem trabalhar e que, comprovadamente, não lhe tiverem sido ressarcidos pelo empregador, por seguro privado ou pela previdência social, já levando em consideração a culpa recíproca.
	
	apenas indenização por danos materiais e morais ou, alternativamente, por danos materiais e estéticos, mas o juiz deverá, ao fixar a indenização, ter em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.
	 
	indenização por danos materiais, morais e estéticos cumulativamente, mas o juiz deverá, ao fixar a indenização, ter em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.
	
	apenas indenização por danos materiais, porque de acidentes de veículo não se podem extrair danos morais, e os estéticos só serão indenizáveis quando, também, se reconhecerem danos morais.
	
	indenização por danos materiais, morais e estéticos, cumulativamente, mas o juiz não poderá levar em conta a culpa da vítima, porque o motorista não possuía habilitação para dirigir.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202297397)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pode-se dizer que o dano material:
		
	
	sempre irá gerar o dever de indenizar por dano emergente e lucro cessante.
	 
	pode existir o dever de indenizar pelo dano emergente e lucro cessante mas são coisas distintas, muito embora estejam inseridas no dano material
	
	sempre deve estar presente quando houver o pedido de indenização por dano moral.
	
	possui o dano moral inserido no valor indenizatório.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202297405)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando o ordenamento trata da transmissibilidade do dano moral é CORRETO afirmar: I ¿ A posição dominante é no sentido de que, realmente, o dano moral não se transmite, o que é transmissível é o direito de pleitear o valor indenizatório. II ¿ Há quem sustente que, como os direitos da personalidade são adquiridos com o nascimento com vida e, extintos com o falecimento, não há que se falar em transmissibilidade do dano moral. III ¿ Quando a imagem de uma falecida é atingida não podem seus herdeiros ingressarem com ação pleiteando indenização em nome próprio e, não do falecido, já que este não possui mais direitos da personalidade que, se extinguiram com a morte.
		
	
	Somente a I e III estão corretas
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente a II e III estão corretas.
	 
	Somente a I e II estão corretas
	1a Questão (Ref.: 201202224875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Enquanto os pais dormiam, Mário, 15 anos de idade, pegou a moto do pai e, dirigindo em alta velocidade,atropelou e feriu gravemente Thiago. Neste caso pode-se afirmar: a) respondem os pais de Mário objetivamente; b) Mário não responderá em nenhuma hipótese por ser inimputável; c) Os pais só respondem se ficar provado que tiveram culpa; d) Mário responde solidariamente com os pais; e) Mário poderá responder subsidiariamente com base no princípio da equidade.
		
	 
	odos estão incorretas;
	 
	estão incorretas as opções das letras b, c e d;
	 
	estão corretas as opções das letras a, c e e.
	 
	todas as opções estão corretas;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202852261)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	CESPE - ANP - Agente de Regulação - 2013. O dano patrimonial caracteriza-se como lesão a um bem jurídico patrimonial e abarca tanto os danos emergentes (quantia efetivamente perdida) quanto os lucros cessantes (compreendidos como o que se deixou de ganhar) além dos danos morais (patrimônio moral).
		
	 
	Errado
	
	Certo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202852248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IPAD - IPEM/PE - 2014. Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.
	
	O incapaz responde pelos prejuízos que causar, se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes.
	 
	Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu.
	
	Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
	
	O credor que demandar o devedor antes de vencida a dívida, fora dos casos em que a lei o permita, ficará obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202852186)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	TRF 3ª Região - Juiz Federal - 2013. Quanto à modalidade de responsabilidade civil oriunda de riscos por atividades normalmente desenvolvidas pelo autor, constante do parágrafo único, do art. 927, do Código Civil, é possível afirmar: I - Trata-se de cláusula aberta de responsabilidade civil subjetiva envolvendo atividades que implicam risco, por sua própria natureza, com possibilidade de dano a terceiros, mediante culpa devidamente demonstrada; II - Trata-se de cláusula aberta de responsabilidade civil objetiva envolvendo atividades reiteradas, com possibilidade de dano a terceiros, tão somente em função do risco adquirido; III - Trata-se de cláusula aberta de responsabilidade civil objetiva envolvendo atividades não habituais, mas com possibilidade de dano a terceiros, tão somente em função do risco inerente; IV - Trata-se de cláusula aberta de responsabilidade civil objetiva envolvendo atividades habituais, com possibilidade de dano a terceiros, tão somente em função do risco inerente; V - Trata-se de cláusula aberta de responsabilidade civil subjetiva envolvendo atividades habituais e reiteradas, com possibilidade de dano a terceiros, tão somente em função do risco adquirido; Assinale a alternativa correta:
		
	 
	a assertiva II é a mais adequada ao tipo.
	
	apenas a assertiva IV corresponde à inteligência do dispositivo;
	
	três assertivas estão absolutamente corretas;
	
	tanto as assertivas III como a V estão juridicamente corretas.
	
	a assertiva mais adequada ao tipo é a primeira;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202920534)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Ano: 2015; Banca: FCC; Órgão: TRE-RR; Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária). Durante as eleições para Governador do Estado realizadas no ano de 2014, Simone, de 16 anos de idade, pegou escondido da família o carro de seu pai, João, para fazer propaganda com seus amigos de seu candidato preferido. Durante o percurso, Simone atropelou uma família matando um homem de cinquenta anos de idade ao invadir uma loja de alimentos. Neste caso, de acordo com o Código Civil brasileiro, João:
		
	
	não responderá civilmente pelos atos praticados por sua filha uma vez que ela é relativamente incapaz.
	
	só responderá civilmente pelos atos praticados por sua filha se esta não possuir patrimônio pessoal
	
	responderá civilmente pelos atos praticados por sua filha e poderá reaver de Simone somente 50% do valor total que pagar pelo ressarcimento do dano causado.
	 
	responderá civilmente pelos atos praticados por sua filha mas não poderá reaver de Simone o que pagar pelo ressarcimento do dano causado.
	
	responderá civilmente pelos atos praticados por sua filha e poderá reaver de Simone o valor total que pagar pelo ressarcimento do dano causado.
		
	 1a Questão (Ref.: 201202782406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O abuso de direito acarreta
		
	
	consequências jurídicas apenas se decorrente de coação, ou de negócio fraudulento ou simulado.
	
	somente a ineficácia dos atos praticados e considerados abusivos pelo juiz.
	
	indenização apenas em hipóteses previstas expressamente em lei.
	 
	indenização a favor daquele que sofrer prejuízo em razão dele.
	
	apenas a ineficácia dos atos praticados e considerados abusivos pela parte prejudicada, independentemente de decisão judicial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202808574)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Prova: VUNESP - 2014 - TJ-SP - Juiz. No que se refere a indenização, assinale a opção correta.
		
	
	Tendo em vista que a indenização se mede pela extensão do dano, o juiz somente poderá reduzir equitativamente a indenização, havendo excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, no caso de haver pedido expresso da parte.
	
	O soar de alarme nas saídas das lojas por si só acarreta o dever de indenizar o cliente.
	
	A morte de filho menor que não exercia trabalho remunerado não poderá gerar indenização.
	 
	Não gera o dever de indenizar o simples travamento de porta giratória nos estabelecimentos bancários com usuário dentro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202979907)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A sociedade de transporte de valores ¿Transporte Blindado Ltda.¿, na noite do dia 22/7/11, teve seu veículo atingido por tiros de fuzil disparados por um franco atirador. Em virtude da ação criminosa, o motorista do carro forte perdeu o controle da direção e atingiu frontalmente Rodrigo Cerdeira, estudante de Farmácia, que estava no abrigo do ponto de ônibus em frente à Universidade onde estuda. Devido ao atropelamento, Rodrigo permaneceu por sete dias na UTI, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Com base no fato narrado, assinale a assertiva correta.
		
	
	Não há na hipótese a configuração da responsabilidade civil da empresa proprietária do carro forte, uma vez que presente a ausência de culpa do motorista do carro forte.
	
	Não há de se falar em responsabilidade civil no caso em tela, tendo em vista que o fato ocorreu por culpa de terceiros.
	
	Não há na hipótese em apreço a configuração da responsabilidade civil da empresa de transporte de valores, uma vez que presente a culpa exclusiva de terceiro, qual seja, do franco atirador.
	 
	Configura-se hipótese de responsabilidade civil objetiva da empresa proprietária do carro forte com base na teoria do risco proveito, decorrente do risco da atividade desenvolvida.
	
	Configura-se hipótese de responsabilidade civil objetiva da empresa proprietária do carro forte com base na teoria do empreendimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202335658)Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Mirtes gosta de decorar a janela de sua sala com vasos de plantas. A síndica do prédio em que Mirtes mora já advertiu a moradora do risco de queda dos vasos e de possível dano aos transeuntes e moradores do prédio. Num dia de forte ventania, os vasos de Mirtes caíram sobre os carros estacionados na rua, causando sérios prejuízos. Nesse caso, é correto afirmar que Mirtes
		
	
	poderá alegar motivo de força maior e não deverá indenizar os lesados.
	
	está isenta de responsabilidade, pois não teve a intenção de causar prejuízo.
	 
	deverá indenizar os lesados, pois é responsável pelo dano causado.
	
	somente deverá indenizar os lesados se tiver agido dolosamente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202297405)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando o ordenamento trata da transmissibilidade do dano moral é CORRETO afirmar: I ¿ A posição dominante é no sentido de que, realmente, o dano moral não se transmite, o que é transmissível é o direito de pleitear o valor indenizatório. II ¿ Há quem sustente que, como os direitos da personalidade são adquiridos com o nascimento com vida e, extintos com o falecimento, não há que se falar em transmissibilidade do dano moral. III ¿ Quando a imagem de uma falecida é atingida não podem seus herdeiros ingressarem com ação pleiteando indenização em nome próprio e, não do falecido, já que este não possui mais direitos da personalidade que, se extinguiram com a morte.
		
	 
	Todas estão corretas.
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	Somente a I e III estão corretas
	 
	Somente a I e II estão corretas

Continue navegando