Buscar

AV 1 Organização de Computadores/ 3ºsemestre Unopar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tec. Analise e Desenvolvimento de Sistemas 3º Semestre
Av1 – Organização de Computadores
1) Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. A memória CACHE serve para:
 a) Armazenar muito mais dados do que a memória virtual. 
b) Direcionar os dados para os periféricos, permitindo desta forma uma distribuição dos dados.
c) Guardar os dados até que sejam efetivamente utilizados pelo job.
d) Armazenar os dados mais frequentemente utilizados pelo processador, permitindo que sejam utilizados mais rapidamente. Alternativa assinalada 
2) "Técnica em que a CPU escreve dados diretamente na CACHE, cabendo ao sistema a escrita posterior da informação na memória principal."  Esta definição refere-se a:
a) Write-Back Cache. Alternativa assinalada 
b) Read-Away Cache.
c) Write-Away Cache.
d) Read-Back Cache.
3) Os computadores lidam com números positivos e números negativos, sendo necessário encontrar uma representação para números com sinal negativo. Existe uma grande variedade de opções. Na representação em complemento de 1 invertem-se todos os bits de um número para representar o seu complementar, assim, se converte um valor positivo para um negativo, e vice-versa. Quando o bit mais à esquerda é 0, esse valor é positivo; se for 1, então é negativo.  Representando o número  100, base 10,  para um valor negativo, em binário, teremos como resultado:
a) 1100111
b) 1100011
c) 1100101 Alternativa assinalada 
d) 1101010
4) Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preencham adequadamente as lacunas: 
Em ciência da computação, o bit mais significativo (MSB de most significant bit) é a posição de bit em um número binário, com o maior valor. O MSB é por vezes referido como o bit mais _______________ em arquiteturas big-endian, devido à convenção em notação posicional.
O MSB também pode corresponder ao sinal de um número binário em notação de complemento para um ou complemento de dois. "0" significando negativo e "1" significando positivo.
MSB, em caixa alta, também pode significar "_____________ mais significativo". O significado é paralelo ao anterior: é o byte (ou octeto), em que a posição de um número multi-bytes, que tem o maior valor potencial.
a) à esquerda; byte. Alternativa assinalada 
b) à esquerda; bit.
c) à direita; byte.
d) à direita; bit.
5) O analista John na tentativa de solucionar um problema de impressão destrinchou os bits de saída de impressão (o que na década dos anos 1960/1970 denominávamos de "escovando os bits").  Para tanto, necessitou utilizar a Tabela ASCII.  Vamos ajudar John a decifrar o que estava escrito na primeira linha do relatório.  Em hexadecimal o que estava escrito era  45 78 74 72 61 54 6F, ou seja a palavra escrita era:
a) Extrato
b) extrato
c) eXTrato
d) ExtraTo Alternativa assinalada

Outros materiais