Buscar

Apol 1 Gestão de RH e Psicologia e Comportamento Organizacional

Prévia do material em texto

Questão 1)
Proporcionar competitividade à organização significa criar, desenvolver e aplicar as habilidades e as competências da força de trabalho. A função da Gestão de Pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados. Esta foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de pessoas. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam bem aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém os ganhos reais de seus cidadãos. Nessa definição, a palavra nação pode ser substituída pela palavra organização e a palavra cidadãos por pessoas (CHIAVENATO, 2010)
A partir da leitura analise as afirmativas abaixo:
 I - Competitividade organizacional é explorar ao máximo a força de trabalho.
II - A Gestão de Pessoas (GP) deve estar focada apenas na ampliação dos lucros da empresa.
III- Competitividade macroeconômica é ter forte presença nos mercados internacionais mantendo os ganhos dos trabalhadores da organização.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II, apenas.
	
	D
	III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 2)
David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Profª Jandira, responda a questão:
Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I – De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II – A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III – Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência  e responsabilidade.
IV – Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo ou restabelecendo relações afetivas positivas com outras pessoas.
V – Jandira possui necessidade de participar de um trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros do grupo.
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas IV e V estão corretas
	
	E
	Apenas a alternativa IV está correta.
Questão 3)
Percebemos que as empresas contemporâneas buscam não só profissionais, mas parceiros da organização, estando dispostas a investir no capital intelectual, pois são conscientes de que é necessário um quadro motivado e qualificado para que a empresa obtenha sucesso e se mantenha competitiva no mercado. Não só as empresas mudaram a visão, os profissionais também se tornaram mais exigentes e seletivos, buscando cada vez mais qualificação profissional e desafios que os permitam crescer e desenvolver-se em sua área. É bem verdade que muitas organizações brasileiras ainda apresentam vestígios práticos bem demarcados dos antigos modelos de gestão, apesar de que na teoria apresentem-se como seguidores afincos dos processos de modernização. (Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qzaextpdq)          
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
 I - As empresas contemporâneas investem em seus próprios profissionais.
PORQUE
II - Profissionais motivados e competentes contribuem para o sucesso e a competitividade da empresa no mercado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
	
	A
	As asserções I e II são corretas e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	A asserção I é falsa.
	
	C
	A asserção II é falsa.
	
	D
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II nada tem a ver com a I.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
Questão 4)
Entre as várias mudanças significativas das práticas profissionais, ocorridas no campo de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho, observa-se a:
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	adequação dos modelos psicoterápicos visando à resolução dos conflitos interpessoais no campo.
	
	B
	incorporação de técnicas de design de cargos voltados para terceirização.
	
	C
	busca de soluções psicológicas para os problemas organizacionais.
	
	D
	intervenções de natureza psicológica visando a superar as limitações humanas provocadas pelos avanços tecnológicos.
	
	E
	elaboração de novos modelos de atuação, capazes de eliminar os conflitos entre os interesses organizacionais e individuais.
Questão 5)
Há hoje em dia uma incompatibilidade clara entre os reais problemas das organizações relacionados às questões de talentos e liderança e a forma como elas buscam enfrentar esses desafios. Desenvolver líderes e engajar profissionais são os grandes fatores-chave da gestão de pessoas. É essa a principal conclusão da pesquisa “Global Human Capital Trends 2014 – Engajando a Força de Trabalho do Século 21”. No Brasil, onde os resultados parecem ainda mais contundentes que em outros países da sondagem, 98% dos 40 representantes ouvidos no País acham que o desenvolvimento de liderança é um problema importante ou urgente. No entanto, 35% dos respondentes admitem não terem nenhum preparo ou iniciativa para enfrentar a questão internamente. (Disponível em: MUNDO CORPORATIVO No. 44 abril-junho 2014. pgs. 30-32 http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/conteudos/mundocorporativo44.pdf)
É um titulo adequado ao texto apresentado acima:
	
	A
	Talentos e liderança: nada a ver com as organizações.
	
	B
	Gestão de Pessoas e desenvolvimento de profissionais.
	
	C
	Engajamento profissional: fator irrelevante do sucesso das empresas.
	
	D
	Brasil não valoriza liderança.
	
	E
	Todas as empresas brasileiras promovem lideranças empresariais.

Continue navegando