Buscar

Reprodução Humana: Fertilidade, Glândula Prostática e Desenvolvimento Embrionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Problemas de fertilidade agridem tanto homens quanto mulheres e são mais comuns em casais que optam por ter filhos quando estão com idade mais avançada. Isso se deve especialmente ao envelhecimento natural dos tecidos, o que não seria diferente com os órgãos sexuais ou glândulas anexas que dão apoio a estes. Quando se fala em glândula anexa do aparelho reprodutor masculino, primordialmente lembra-se da próstata. Sobre esta glândula, pode-se afirmar que:
		
	
	Está posicionada na cavidade abdominal, o que dificulta a produção do espermatozoide, esse que prefere um ambiente mais ameno em temperatura.
	 
	Produz líquido alcalino, o que reduz substancialmente a acidez da uretra peniana e da própria vagina no momento do ato sexual.
	
	É produtora de espermatozoide e hormônio, ajuda na lubrificação peniana e evita o dessecamento da uretra.
	
	É responsável pela maior quantidade do sêmen produzido. Chega a ser responsável por mais de 70% dessa quantidade. Seu líquido leitoso tem a propriedade de nutrir as células espermatozoides durante a travessia.
	
	Produz líquido de baixo pH, o que proporciona uma proteção à mucosa peniana, evitando que microrganismos ali proliferem, pois esses são sensíveis a pH ácido.
		
	
	
	Durante a gametogênese feminina, cinquenta ovogônias são capazes de produzir:
		
	
	200 ovócitos secundários
	
	150 ovócitos secundários
	 
	50 ovócitos primários
	 
	50 ovócitos secundários
	
	150 ovócitos primários
		
	
	
	Paciente A.V.J sofreu um acidente automobilístico e teve seus ovários e tubas uterinas removidos. Diante deste quadro, quais dos seguintes hormônios deixarão de ser produzidos?
		
	 
	Estrogênio e progesterona.
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e estrógeno.
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
	
	Hormônio luteinizante (LH) e estrogenio.
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e progesterona.
	
	No processo de reprodução humana o gameta sexual masculino entra em contato com o gameta sexual feminino e originam o zigoto ou célula-ovo. Marque (V) nas opções verdadeiras e (F) nas opções falsas:
		
	 
	O gameta masculino denomina-se óvulo.
	 
	Os gametas são células haplóides.
	 
	O gameta feminino denomina-se espermatozóide.
	 
	Há a participação intrínseca de gametas.
	 
	A fecundação ocorre no aparelho reprodutor feminino.
		
	
	
	A vasectomia e um procedimento cirúrgicco que ocorre no aparelho reprodutor masculino, assinale a alternativa que corresponde ao objetivo final deste tipo de procedimento cirúrgico:
		
	
	A vasectomia é um procedimento cirúrgico onde ocorre o corte da bolsa escrotal para aimpedir a passagem dos espermatozoides para o epidídimo
	
	A vasectomia é um procedimento cirúrgico onde ocorre o corte bilateral dos canais eferentes para impedir a passagem dos espermatozoides para o meio externo
	
	A vasectomia é um procedimento cirúrgico onde ocorre o corte bilateral dos canais deferentes para impedir a passagem dos espermatozoides para o epidídimo
	 
	A vasectomia é um procedimento cirúrgico onde ocorre o corte bilateral dos canais deferentes para impedir a passagem dos espermatozoides para o meio externo
	
	A vasectomia é um procedimento cirúrgico onde ocorre o corte dos canais eferentes para impedir a passagem dos espermatozoides para o epidídimo
	
Em alguns países do mundo, como nos Estados Unidos, a incidência de malformações do tubo neural chega a 16 por 10.000 nascimentos. (Moore e Persaud, 2000). As malformações do tubo neural podem causar defeitos congênitos do sistema nervoso central. Considerando o desenvolvimento do tubo neural, somente podemos afirmar que:
		
	
	A medula espinhal se desenvolvera a partir da proliferação das células da crista neural.
	 
	O tubo neural se forma no ectoderma sobrejacente á notocorda.
	
	O pedículo do embrião induz o desenvolvimento da crista neural.
	
	As células da crista neural participarão apenas da formação da face do embrião.
	
	A membrana bucofaringea forma-se na região caudal do disco embrionário.
	Durante o desenvolvimento embrionário de um embrião humano, são formados dentro da cavidade abdominal (região pélvica) um par de órgãos primitivos ainda indiferenciados, que atuarão produzindo os gametas e os hormônos sexuais daquele ser humano. Caso o embrião em desenvolvimento seja uma menina, qual é o nome do órgão reprodutivo que irá se formar a partir do desenvolvimento deste par de órgãos primitivos, realizando a função citada?
		
	
	Vesículas seminais
	
	Glãndulas bulbouretrais
	
	Testículos
	 
	Ovários
	
	Tubas uterinas
	
	No início da 3a semana do desenvolvimento embrionário, células da camada mais superficial do disco embrionário se aglomeram formando uma linha espessa na linha média do disco embrionário - a linha primitiva. A formação da linha primitva é essencial para que ocorra qual evento?
		
	 
	Gastrulação.
	
	Formação da placa pré-cordal.
	
	Formação da cavidade aminótica.
	
	Formação do pedículo do embrião.
	
	Formação do saco vitelínico.
	
O HCG, LH, FSH, Estrógeno e Progesterona, são hormônios que fazem parte do ciclo hormonal feminino, assinale a alternativa que apresenta corretamente e respectivamente os órgãos responsáveis pela excreção de cada um destes hormônios.
		
	
	Ovário, placenta em desenvolvimento, hipófise e hipófise.
	 
	Placenta em desenvolvimento, hipófise, hipófise e ovários.
	
	Placenta em desenvolvimento, ovário, hipófise e ovário.
	
	Hipófise, hipófise, hipófise, ovários e placenta.
	
	Hipófise, Hipotálamo, hipófise, ovários e placenta.
	
		
	
	
	A partir do final da terceira semana de desenvolvimento embrionário as células dos 3 folhetos do disco embrionário se diferenciam, formando os tecidos e os órgãos do corpo. Para a formação da coluna vertebral, observa-se o desenvolvimento de qual componente do disco embrionário?
		
	
	Citotrofoblasto
	
	Saco vitelínico
	 
	Alantóide
	
	Sinciciotrofoblasto
	 
	Somitos (blocos de mesoderma paraxial)
	Estima-se que atualmente a endometriose acometa cerca de 10 a 15% da população feminina durante o período que menstruam. Ainda não se sabe exatamente porque a endometriose se desenvolve. Possivelmente tenha um caráter genético ou ainda está relacionado à imunidade do organismo que não é capaz de conter o aparecimento da doença. A doença pode acometer cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, porém nas pacientes que apresentam infertilidade (mais de um ano sem conseguir gravidez), estas cifras podem ser em torno de 50%. A endometriose pode ocasionar uma série de alterações na pelve feminina que determinam dificuldade em engravidar¿ (Febrasco, cartilha de endometriose) Abaixo, assinale a alternativa que dentro do contexto é a única correta:
		
	
	A dificuldade feminina de engravidar com endometriose se deve ao fato da fertilização ocorrer no útero, onde está localizado o problema.
	
	As mulheres com endometriose jamais poderão usar o anticoncepcional com o agravante de piorar a infertilidade.
	 
	A dificuldade de engravidar com esta patologia decorre do descontrole hormonal, uma vez que os mesmos hormônios que refazem e mantém o endométrio, um deles também é responsável pelo desenvolvimento do folículo ovariano.
	
	A infertilidade por endometriose é devido a dificuldade do útero em receber o embrião que acaba de ser formado nas tubas uterinas ou no ovário.
	
	O desconforto da endometriose só poderá ser suprimido com a histerectomia total (retirada do útero).
		
	
	
	A ovocitação é geralmente acompanhada de elevação da temperatura basal. Após esta fase, ocorre a fecundação, com a junção do material genético do ovócito e do espermatozoide. Com a formação de um novo ser, ovoou zigoto, ocorrem a clivagem e a formação do blastocisto. Este novo ser é constituído de um grupo de células que formará o embrião e outro que formará a placenta. As estruturas responsáveis por esta formação são, respectivamente:
		
	
	Embrioblasto e Citotrofoblasto.
	
	Sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto;
	
	Citotrofoblasto e Embrioblasto;
	 
	Embrioblasto e Trofoblasto;
	
	Trofoblasto e citotrofoblasto;
	Segundo Keith L. Moore, a implantação do blastocisto no endométrio completa-se durante a segunda semana do desenvolvimento embrionário. À medida que esse processo prossegue, ocorrem mudanças morfológicas no embrioblasto, formando o disco embrionário bilaminar (epiblasto e hipoblasto). É no hipoblasto que aparece a PLACA PRÉ-CORDAL, responsável pela delimitação:
		
	
	Da placenta primitiva.
	
	Do sinciciotrofoblasto
	 
	Da região cefálica;
	
	Do citotrofoblasto;
	
	Da região caudal;
		
	
	
	OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS GAMETAS MASCULINOS E FEMININOS SÃO DENOMINADOS ESPERMATOGÊNESE E OVOGÊNESE, RESPECTIVAMENTE. SOBRE ESTES PROCESSOS É INCORRETO AFIRMAR QUE:
		
	 
	A OVOGÔNIA POSSUI 46XX E A ESPERMATOGÔNIA POSSUI 46XY
	 
	OS GAMETAS POSSUEM A METADE DO NÚMERO DE CROMOSSOMOS DAS CÉLULAS SOMÁTICAS
	 
	OS OVÓCITOS PRIMÁRIOS SÃO PRODUZIDOS NA INFÂNCIA
	 
	A MEIOSE É UMA DIVISÃO CELULAR QUE REDUZ À METADE O NÚMERO DE CROMOSSOMOS
	
	OS GAMETOGÊNESES MASCULINO E FEMININO COMEÇAM A SER PRODUZIDOS NA INFÂNCIA
		
	A criptorquidia é caracterizada por uma alteração na formação do feto onde os testículos não migram para a bolsa escrotal. Além da disfunsão anatômica, pois o indivíduo não tem os testículos em sua posição normal e visível externamente, a criptorquidia tem como consequencia, um problema maior para o indivíduo. Assinale a alternativa que contenha a afirmativa correta:
		
	
	e) A criptorquidia causa produção de espermatozóides defeituosos
	 
	a) A criptorquidia causa infertilidade masculina
	
	c) A criptorquidia leva a produção de níveis elevados estrogênio
	
	d) A criptorquidia leva a produção insuficiente de espermatozoides
	
	b) A criptorquidia leva a produção de níveis elevados de testosterona
		
	A gametogênese é o processo de formação dos gametas masculinos e femininos onde estes, são formados e madurecidos por fatores genéticos e ação hormonal. Sobre a espermatogênese assinale a alternativa correta enumerada abaixo:
		
	 
	O controle hormonal da espermatogênese é realizado por ação dos hormônios gonadotróficos como o LH e FSH produzido pela hipófise e o GnRH produzido pelo hipotálamo.
	
	A células de Sertoli são reesposáveis pela produção da testosterona que é o principal hormônio regulador da espermatogênese.
	
	A passagem de espermatócito I para espermatócito II ocorre por meio de sucessivas divisões celulares do tipo equacional (2n = 26)
	
	As células de Leydig são encontradas na região basal dos túbulos seminíferos sendo estas, responsáveis pela sustentação dos espermatozoides.
	
	Na espermiogenese ocorre um evento de divisão celular reducional onde observa-se a formação dos espermatozoides.
	O período embrionário, que se estende da terceira semana à oitava semanas após a fertilização, é o período durante o qual cada um dos três folhetos germinativos originará a seus próprios tecidos e órgãos. O sistema nervoso central, juntamente com o sistema cardiovascular, são os primeiros sistemas a iniciar o desenvolvimento, alguns dias antes dos demais sistemas orgâncios. Caso um embrião apresente uma malformação do sistema nervoso central, houve um erro no desenvolvimento de qual região?
		
	 
	Tubo neural.
	
	Âmnion.
	
	Citotrofoblasto.
	
	Somitos.
	
	Celoma extra-embrionário.
	
	Houve grande polêmica acerca do uso terapêuticos de células-tronco embrionárias obtidas a partir da massa celular interna do blastocisto humano. Essa polêmica se deve principalmente ao:
		
	
	blastocisto sofrer um processo de especialização em tecido cardíaco após o isolamento destas células.
	
	conteúdo interno ou trofoblasto formar o futuro embrião.
	
	sinciciotrofoblasto ser impedido de formar a placenta.
	
	conteúdo da massa celular interna ter somente a capacidade de formar ectoderma.
	 
	futuro embrião ser derivado de células da massa celular interna do blastocisto, por isso os questionamentos éticos sobre a utilização terapêutica das células-tronco embrionárias.
		
	
	
	No início da 3a semana do desenvolvimento embrionário, células da camada mais superficial do disco embrionário se aglomeram formando uma linha espessa na linha média do disco embrionário - a linha primitiva. A formação da linha primitva é essencial para que ocorra qual evento?
		
	
	Formação do pedículo do embrião.
	
	Formação do saco vitelínico.
	
	Formação da placa pré-cordal.
	
	Formação da cavidade aminótica.
	 
	Gastrulação.
		
	
	
	No processo de reprodução humana o gameta sexual masculino entra em contato com o gameta sexual feminino e originam o zigoto ou célula-ovo. Marque (V) nas opções verdadeiras e (F) nas opções falsas:
		
	 
	Os gametas são células haplóides.
	 
	O gameta masculino denomina-se óvulo.
	 
	A fecundação ocorre no aparelho reprodutor feminino.
	 
	O gameta feminino denomina-se espermatozóide.
	 
	Há a participação intrínseca de gametas.

Outros materiais