Buscar

Roteiro PPE Evelyn

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capa
O objetivo do trabalho apresentado é analisar as consequências de uma política pública que permita que parte do imposto de renda seja cedido às pessoas físicas e jurídicas para pagamento de assistência de saúde. Para isso, é usado o conceito de gasto tributário que pode ser explicado da seguinte forma: um contribuinte deve impostos ao Governo e, por sua vez, o Governo tem interesse de ceder parte do tributo para prover assistência financeira ao contribuinte. Dessa forma, o Estado apenas deixa de receber os impostos, não havendo de fato um desembolso, mas uma abdicação da arrecadação. Tal política teria como efeito uma redução da arrecadação fiscal por parte do Estado, que em 2005 significou abdicar de R$2,8 bilhões.
Nos EUA, a relação entre a variação de prêmios de seguro e demanda apresentam elasticidade negativa. Além disso, quanto maior for o prêmio do seguro, menos as empresas estão dispostas a pagar pelo plano dos empregados, mostrando que são ainda mais sensíveis que os próprios empregados.
A conclusão do estudo é que quanto mais subsídio do governo, ou seja, quanto maior a renúncia da arrecadação, maior vai ser a cobertura que as empresas fazem do plano dos empregados e, ao mesmo tempo, menor seria a participação financeira dos empregados no pagamento do plano de saúde.
Ainda nos EUA, os subsídios do governo se mostraram ser bastante desiguais, porque o subsídio era dado de acordo com a contribuição fiscal, ou seja, quanto mais imposto as pessoas pagam, mais subsídio vão receber, o que acaba excluindo o subsídio pra população mais pobre.
No Reino Unido, foi analisado um corte nos subsídios dados aos idosos com mais de 60 anos. Por ser uma população com renda maior e que tem maior propensão a gastos com serviços e remédios, o que aconteceu foi que a demanda se manteve praticamente a mesma, mesmo com os cortes do benefício.
No Brasil, o que foi observado foi que, quando os subsídios foram cortados, as pessoas passaram a aplicar mais parcelas da renda nos planos de saúde, indicando que o corte surtiu efeito menor sobre eles do que sobre as empresas, que tiveram respostas diversas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes