Buscar

PORTIFÓLIO CULTURA MATERIAL E IMATERIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINTER – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CULTURA MATERIAL E IMATERIAL
 Gabriel Passos RESENDE
Resumo
Aparentemente, a cultura não está tão presente no ambiente escolar como deveria. Acredita-se que a perda de interesse pela mesma se justifica na grande variedade de recursos aos quais temos acesso hoje, mas será que é apenas isso? Muitos parecem não perceber, mas a abordagem de tais aspectos culturais em sala de aula é de extrema importância, logo, é necessário encontrar uma maneira de envolver os alunos com esse conhecimento sem que estes acabem perdendo o interesse. 
Palavras-chave: Cultura. Escola. Aprendizado.
Encontramo-nos hoje me um momento em que a grande maioria de nós está muito focada nos avanços tecnológicos e, aos poucos, deixando que as histórias e monumentos que representam nossa cultura cair em esquecimento. Conversando com alunos, especialmente crianças e adolescentes, é possível notar que muitos deles não sabem explicar porque comemoramos determinados feriados ou o porquê de certas construções e esculturas serem consideradas partes importantes da cidade.
	Pode-se definir cultura material como tudo aquilo que além de contar uma história, nós podemos tocar ou pegar. Alguns locais, como a Fazenda dos Macacos em Conselheiro Lafaiete, construções como O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas e a Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei, e até mesmo ruínas como as da Fábrica de Ferro em Ouro Preto, são alguns exemplos. Já a cultura imaterial, pode ser definida como tudo aquilo que conta uma história, mas é impalpável. Em Minas Gerais, por exemplo, o modo peculiar de se tocar os sinos das igrejas é reconhecido, inclusive, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Outros exemplos encontrados na região são o modo de fazer o queijo e também o Jango, original do Vale Paraíba (que hoje seria o interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), e que envolve danças de roda, percussão de tambores e até mesmo prática de magia.
	Apesar da aparente perda de interesse pelo aprendizado e, talvez, até mesmo pelo uso de questões culturais em sala de aula, é necessário levar em consideração o que foi dito por FORQUIM (1993): “[...] pode-se dizer perfeitamente que a cultura é o conteúdo substancial da educação, sua fonte e sua justificação última: a educação não é nada fora da cultura e sem ela. ”.
	É preciso que não só a escola, mas também alunos e pais percebam que a escola não é apenas um ambiente educacional, há muita cultura envolvida ali, desde diferentes grupos sociais até a diversidade de assuntos culturais que podem ser abordados em sala de aula para realização de trabalhos, exemplificações de situações e discussões em geral. Mas como introduzir mais aspectos culturais de maneira que os alunos não percam interesse? Além das já conhecidas apresentações em sala, que são resultado de pesquisas rápidas e superficiais na internet, a realização de feiras culturais é um excelente meio. Toma-se como exemplo a mostra realizada pelo Colégio Queluz de Minas em Conselheiro Lafaiete no ano de 2012. Os alunos divididos em grupos e orientados por professores de diversas disciplinas abordaram os mais diversos temais culturais, envolvendo não só a cultura brasileira, mas diversas outras, como grega e americana.
	Conclui-se, então, que a inclusão da cultura regional deve ser feita no currículo escolar, dado que esta representa uma espécie de base para a educação e inclusão de todos os alunos. 
Referências
FILENO, E. F. O Professor Como Autor de Material Para Um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 Disponível em: <http:// http://www.ppge.ufpr.br/teses/M07_fileno.pdf>
GLOBO, Rede. Bens imateriais também fazem parte do patrimônio cultural da nação. Universidade. 2013 Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2013/08/bens-imateriais-tambem-fazem-parte-do-patrimonio-cultural-da-nacao.html>
IPHAN, Portal. Bens Tombados e Processos de Tombamento em Andamento. 2015 Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Lista%20Bens%20Tombados%20Dez%202015.pdf>

Outros materiais