Buscar

01 Avaliação de Financiamento e crédito bancário D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO
	
	Exercício: 
	
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	
	Data: 11/08/2014 16:37:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402143799)
	
	A palavra crédito tem sua origem no vocábulo latino credere, que significa: crer, confiar, acreditar, ou ainda, do substantivo creditum, o qual significa literalmente ¿confiança¿. Assinale a frase abaixo que expressa corretamente o conceito de crédito.
		
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um certo espaço de tempo, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, sem acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um certo espaço de tempo, uma parcela de seu patrimônio a um tomador sem a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	 
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um certo espaço de tempo, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um tempo indeterminado, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
	
	Crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém ceder, por um tempo indeterminado, uma parcela de seu patrimônio a um tomador com a expectativa de receber esta parcela integralmente, depois de decorrido o tempo estipulado, sem acrescido de uma taxa pela prestação deste serviço.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402143805)
	
	Os bancos têm um papel importante na sociedade brasileira, com eles os investidores fazem as suas aplicações e tomadores de dinheiro buscam recursos. Assinale abaixo alternativa que assinala corretamente a principal atividade dos bancos.
		
	
	A principal atividade dos bancos é a captação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, sem a expectativa de realizarem ganhos.
	
	A principal atividade dos bancos é a captação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e aplicam no mercado (financeiro e de capitais) e não repassa sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	
	A principal atividade dos bancos é a captação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	
	A principal atividade dos bancos é a intermediação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e aplicam no mercado (financeiro e de capitais) e não repassa sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
	 
	A principal atividade dos bancos é a intermediação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402158673)
	
	O risco de ____________ consiste na possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Instituição, incluídas as operações sujeitas à variação cambial, das taxas de juros, dos preços de ações e dos preços de mercadorias. Estamos diante do risco:
		
	 
	de mercado;
	 
	de liquidez;
	
	legal;
	
	de flutuação no mercado de câmbio.
	
	operacional;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402163165)
	
	Sobre risco e incerteza pode-se afirmar que:
		
	
	risco baseia-se na sensibilidade do tomador;
	
	incerteza baseia-se em dados históricos;
	 
	risco é a probabilidade de perda tecnicamente definida;
	
	incerteza baseia-se em critérios objetivos.
	
	ambos tem o mesmo significado;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402164408)
	
	Uma empresa que detém nível de risco classificado como BOM num banco obteve um crédito com prazo de um ano, mediante a formalização de um contrato com garantias reais. Seis meses após a concessão do crédito, o principal acionista da empresa, que também era o principal dirigente da mesma, teve um infarto fulminante e morreu. Diante dessa situação, escolha a seguir a medida mais adequada a ser adotada pelos funcionários da agência onde a empresa é cliente.
		
	
	Não há necessidade de qualquer procedimento, pois o acionista que morreu não era fiador da operação.
	 
	Os funcionários do banco devem analisar cuidadosamente a situação e verificar como a empresa está sendo gerida após a morte de seu principal acionista e dirigente.
	
	Nada deverá ser feito, tendo em vista que esse é um assunto que não diz respeito ao banco.
	
	Nada poderá ser feito até o vencimento final da operação, que somente irá ocorrer ao final dos próximos seis meses.
	
	Não há necessidade de se adotar qualquer medida, considerando que a operação foi corretamente formalizada.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402380489)
	
	Na decisão de obter o melhor retorno possível do capital aplicado, os bancos devem levar em conta não somente a taxa a ser cobrada do cliente como também a possibilidade de:
		
	
	não recebimento do taxa de contrato
	
	não recebimento das tarifas bancárias
	
	não recebimento da taxa interbancária
	
	não recebimento da taxa selic
	 
	não recebimento dos recursos emprestados.

Outros materiais