Buscar

SIMULADO RTM 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A massoterapia utiliza-se da manipulação manual para atingir efeitos em tecidos do corpo. Modernamente a massagem trata o cliente por inteiro, isto é, corpo, mente e espírito. Os tecidos corporais que mais se beneficiam com a aplicação da massoterapia são:
		
	
	Tecido ósseo e tecido muscular
	 
	Tecido muscular e tecido conjuntivo
	
	Tecido adiposo e membrana sinovial
	
	Tecido muscular e articulações sinoviais
	
	Articulações sinoviais e tecido conjuntivo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505009296)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade
		
	
	Somente 1 é verdadeira
	 
	Todas são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 4 é verdadeira
	
	2 e 3 são verdadeiras
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504345593)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A mobilização passiva é uma técnica muito eficaz no tratamento de disfunções articulares para controle da dor e desenvolvimento dos movimentos artrocinemáticos normais. A seguir, as alternativas apresentam efeitos dessa técnica: I. Alívio da dor do paciente, visando à recuperação de ADM (tendo já resolvido os sinais e sintomas). II. Reversão da hipomobilidade articular (conquistada com alongamento intra-articular progressivo). III. Correção de falhas de posicionamento e subluxações. IV. Alívio do espasmo muscular.
		
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Existe apenas uma alternativa correta.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III.
	
	Apenas duas alternativas são corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504342969)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
		
	
	Em condições inflamatórias agudas, o toque passa a ser terapêutico quando facilita o aumento do metabolismo local e a vasodiltação.
	 
	Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
	
	Pacientes somáticos tendem a demonstrar quadros fisiológicos compensatórios, conscientes, que só cedem terapeuticamente a toques não terapêuticos.
	
	Nas lesões cutâneas abertas, utilizamos o toque de forma a prevenir aglomerados de fibroblastos, também denominados como queloides.
	
	Edemas residuais dificultam toques terapêuticos profundos, necessários à resposta inflamatória, já que provocam hiperalgesia e alterações de humor e comportamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504348097)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um grupo de alunos do curso de Fisioterapia participou de um multirão de saúde em que era proposta a execução de manobras massoterapêuticas, supervisionadas por um profissional, a serem realizadas em tendas individuais, respeitando a privacidade dos pacientes. Em cada tenda, dois alunos acompanhavam o paciente e um de cada vez realizava as manobras, revezando-se conforme a chegada dos pacientes. Em um dado momento, por já estarem cansados, alguns alunos aproveitaram-se da situação e passaram a realizar as manobras a quatro mãos, ou seja, os dois alunos, ao mesmo tempo, atendiam o mesmo paciente. De acordo com a situação descrita, marque a alternativa correta.
		
	
	Estando os dois alunos já trabalhando juntos por várias horas, os dois já se conhecem e sua forma de trabalho se torna coerente com a proposta.
	
	É comum, na massoterapia convencional, identificarmos técnicas a quatro mãos, não havendo qualquer restrição técnica nesse sentido.
	 
	Se a proposta é de trazer inibição às tensões do paciente, o ideal é que se mantenha um estímulo constante e único para facilitar a saturação.
	
	Se a proposta é relaxante, a conduta está correta, não devendo ser priorizada em situações em que se deseja estimular a região.
	
	O ideal, em situações de multirão, é o trabalho coletivo, que, portanto, não deve ser questionado, já que os pacientes não pagam nada pelo serviço.

Outros materiais