Buscar

projeto microcefalia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quem somos? Casa de Apoio assistencial as crianças com microcefalia.
 Adotamos a política de apoio assistencial as mães e crianças com microcefalia localizada na Região metropolitana do Recife. 
 Público Alvo: Mães, e crianças com microcefalia 
 Área de atuação: Política assistencial 
Nossos serviços: Acolhimento, esclarecimento, apoio, orientação, encaminhamento para redes e demais serviços. 
 
 Microcefalia 
 
 O Brasil está enfrentando uma grande emergência em saúde pública em virtude do aumento do número de casos de microcefalia possivelmente associados ao virus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, É uma situação inesperada o que reforça a importância de eliminar os criadouros do mosquito, que também transmitem a dengue e a chikungunya. 1.153 casos indentificado em Pernambuco, 217 só em Recife. 
Mobilização da rede socioassistencial e da comunidade 
Realizar campanhas socioeducativa que esclareçam a comunidade sobre o combate ao agente transmissor do virus zika, da dengue e da chikungunya.
Fortalecer o diálogo com a rede socioassistencial privada do território, no sentido de repassar as informações oficiais sobre transmissão do virus zika e ações básicas de prevenção, para que elas orientem famílias e pessoas atendidas a participarem da campanhas socioeducativas.
Prevenção e cuidados com as gestantes 
Acolhimento 
Acolhida, cuidado e proteção social, com vistas a oferecer ás famílias especialmente gestantes e bebês.
É de suma importância que ocorra articulação e integração entre as redes dos sistemas únicos de Assistência social – SUAS e da saúde – SUS, bem como as demais políticas e órgãos setoriais que compõem o plano nacional de enfrentamento ao Aedes aegypti e à microcefalia. 
MICROCEFALIA E SAÚDE 
 
 De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco tem 1.153 casos notificados de microcefalia, sendo 217 desse só no Recife. "O Centro se junta à todo esforço que está sendo feito pela Prefeitura e pelo Estado. As crianças continuarão sendo atendidas no IMIP, e AACD 
O centro de referência será composto por ambulatório multiprofissional especializado em desenvolvimento infantil. O núcleo é composto por serviços de pediatria, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição, assistência social e psicologia. O atendimento no Núcleo de Desenvolvimento Infantil serão feitos através de encaminhamentos de outras unidades de saúde. As gestantes que tiverem ultrassom sugestivo de microcefalia também receberão acompanhamento com profissionais da rede.
Cuidados médico 
Assistência 
Conjugar esforços nas esferas estaduais e municipais para a organização de ações articuladas nos territórios com fluxos estabelecidos.
Articulação da rede de saúde e da assistência social e de outras políticas públicas para efetivação e ações preventivas conjuntas. 
Palestras de esclarecimento e informação as gestantes. 
Beneficio de prestação continuada para portadores de microcefalia.
 
 
 Famílias de crianças com microcefalia poderão receber o valor de um salário mínimo ao mês para complementar a renda, desde que possuam renda per capita inferior a R$ 220, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). 
Problemática dos pais que abandonaram seus filhos com microcefalia
“Homens abandonam mães de bebês com microcefalia em Pernambuco”. Sim, no plural: como o texto conta, essa não é uma história isolada – muitas mulheres têm visto seus maridos saírem pela porta da casa para não mais voltar, depois do nascimento de filhos com a doença (às vezes antes, durante a gestação, quando o diagnóstico é feito). Triste? Muito. Novidade? Não, não é. Quantas famílias já foram desfeitas depois que uma criança com problemas de desenvolvimento veio ao mundo! Aparentemente, enquanto as mães fazem “das tripas coração” para aceitar uma condição que não foi desejada, alguns pais não resistiriam à realidade, deixando o bebê para trás, para seguir a vida.
Esses são dois casos de abandono do lar por conta dos genitores, de ambos os sexos. 
O amor superando o desafio da microcefalia.
Somos fortes, e iremos vencer essa causa. Unidos venceremos sempre. 
A gente conseguiu e ainda consegue superar todas as dificuldades e desafios, porque o amor fala mais alto no fim das contas.
Martha Medeiros

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais