Buscar

bioquimica atividade 1 claretiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOQUIMICA
ATIVIDADE 1
NOME: Alex Ribeiro de Avelar
RA:1096338
Educação física bacharelado
As substâncias orgânicas são formadas a partir dos arranjos do elemento químico carbono. As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos.Glicose, sacarose, frutose, lactose. Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.
O sal de cozinha é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.
Um exemplo a ser citado são as proteínas, que é uma molécula orgânica. No organismo ela age de várias formas como, constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele, as enzimas catalisam as reações bioquímicas (reações intra ou extracelulares importantes que ocorrem nos animais e vegetais). A insulina é uma proteína sintetizada em nosso organismo e possui como principal função o controle dos níveis de glicose no sangue. Sua carência é um dos fatores que resultam no desenvolvimento do diabetes tipo 1 e 2. E sao encontradas nos alimentos como: carne, peixes, ovos, laticínios (leite, queijo, iogurte), trigo integral, nozes, soja, germe de trigo, castanha-do-pará e amendoim.
E um dos exemplos q podemos citar como moléculas inorgânicas é o sal de cozinha mais conhecido como (cloreto de sódio) que é um metal alcalino e está presente em abundância nos tecidos e na alimentação humana. Mas o sal em quantidades inapropriadas pode estar relacionado a graves problemas de saúde, seja por excesso ou até mesmo falta deste mineral, o excesso de sódio causa: Cefaléia, distúrbios fisiológicos, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele. Estes sintomas são provenientes do mau funcionamento das funções básicas que o sal é responsável no organismo, como: regulação osmótica do sangue, equilíbrio de água no corpo, equilíbrio ácido-base, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco. Sendo assim, é preciso elaborar uma dieta equilibrada deste mineral para a nossa alimentação. Alimentos onde se encontra o sódio: leite e derivados, carnes e peixes, batatas e grãos, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados.
O pH, ou Potencial de Hidrogênio, é a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, podendo variar de 0 a 14. O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Nas células do nosso corpo, o CO2 é continuamente produzido como um produto terminal do metabolismo. Parte desse CO2 se dissolve no sangue, estabelecendo o equilíbrio: CO2 + H2O H2CO3 H+ + HCO– 3 Esse é um exemplo dos diversos equilíbrios que mantêm o pH do nosso sangue entre 7,3 e 7,5. Quando a respiração é deficiente, essa hipoventilação acarreta o aumento da concentração de CO2 no sangue, o que provoca o deslocamento do equilíbrio para a direita, aumentando a concentração de H+ e diminuindo o pH sangüíneo. Essa situação é denominada acidose. Um ataque de histeria ou de ansiedade pode levar uma pessoa a respirar muito rapidamente. Essa hiperventilação acarreta a perda de uma quantidade maior de CO2 pelos pulmões, o que provoca o deslocamento do equilíbrio para a esquerda, diminuindo a concentração de H+ e aumentando o pH do sangue. Essa situação é denominada alcalose. Acidose: Sintomas: falta de ar, diminuição ou supressão da respiração, desorientação com possibilidade de coma. Causas: ingestão de drogas, enfisema, pneumonia, bronquite, asma, alterações no sistema nervoso central. Alcalose: Sintomas: respiração ofegante, entorpecimento, rigidez muscular, convulsões. Causas: ingestão de drogas, cirroses, exercícios físicos excessivos, overdose de aspirina, doenças. O sistema tampão permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas. O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano. Original inglês "buffer" (amortecedor), são as substâncias que limitam as variações do pH do sangue e demais líquidos orgânicos, ao se combinarem com os ácidos ou as bases que alcançam aqueles líquidos.

Outros materiais