Buscar

Sistema Nervoso 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Nervoso
Sensações 
Flaviane Monteiro; 
Isllayane Araujo; 
Joaquim pimentel;
 Josyane Gonçalves;
 Karla bianca trindade; 
Katia Regina Ferreira; 
Shirley Azevedo

A maioria de nos tem consciência da informação sensorial para o sistema nervoso central (SNC).
 
 Olfato
 Gustação 
Sentidos especiais Visão 
 Audição
 Equilíbrio 
Visão geral da sensibilidade e das sensações


 Sentidos somáticos 
Sentidos Gerais
 Sentidos viscerais 

Sensibilidade – percepção consciente ou inconsciente das condições externas e internas do corpo e de suas modificações
Sensação – impressão física causada por um estímulo.
Definição de sensibilidade e sensação

Receptor sensorial 

Córtex Cerebral – local onde ocorre a integração das sensações conscientes ou percepções
Impulsos sensitivos chegam a regiões específicas do córtex cerebral que interpreta a sensação como proveniente dos receptores sensoriais estimulados
Um dado neurônio sensitivo conduz a informação para apenas um tipo de sensação.
Característica da sessões 


Tipos de receptores Sensoriais 

As características estruturais dos receptores sensoriais podem ser utilizadas em diferentes classes:
Estruturalmente: terminações livres
Terminações nervosas encapsuladas
Células individuais
Tipos de receptores Sensoriais 

Quanto a função:
Mecanorreceptores
Termorreceptores
Nociceptores
Fotorreceptores
Quimioreceptores
osmorreceptore
Tipos de receptores Sensoriais 

Sensações Tateis 

As interações (sensoriais) se traduzem via corpúsculos do tato que estão localizados na derme, na epiderme e nos epitélios. A pele é uma membrana repleta de sensores e reveste todo o corpo. Sua camada externa age como uma capa que protege contra vários fatores do ambiente: as variações de temperatura, os micróbios existentes no ar atmosférico. 
Sensações Tateis 

A pele é formada pela epiderme, a derme e a hipoderme. A epiderme, camada mais externa, é um epitélio multiestratificado constituído de várias camadas de células, responsável pela impermeabilidade da pele. A epiderme é formada por três tipos celulares: os melanócitos, as células de Langerhans e de Merkel. 
Sensações Tateis 

As células que formam o epitélio germinativo (camada mais interna da pele) multiplicam-se continuamente. Isso faz com que as novas células geradas empurrem as mais velhas em direção à superfície externa. À medida que as células epidérmicas vão envelhecendo tornam-se achatadas e passam a fabricar e acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável denominada queratina

A derme fica logo abaixo da epiderme, onde se localizam músculos, folículos, glândulas (sudoríparas e sebáceas), pêlos, nervos e vasos. Apresenta espessura variável de acordo com a região observada. Sua superfície externa é irregular, apresentando saliências e reentrâncias acompanhando a epiderme. 

A hipoderme é a camada que une (de maneira pouco firme) a derme e os órgãos subjacentes. Dependendo da região da pele e do grau de nutrição do organismo, poderá ter uma camada variável de tecido adiposo, que quando desenvolvida constitui o panículo adiposo. 

As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. Essa variabilidade de sensações faz com que o tato seja considerado o mais completo entre os cinco órgãos dos sentidos

Corpúsculos de Meissner
Discos Merkel
Corpúsculos de Pacini:
Terminação nervosa livre
 


Corpúsculos de Krause

Receptores de Superfície
Sensação percebida
Receptores De Krause
Frio
Receptores DeKrause
Calor
Discos de Merkel
Tato e pressão
Receptores De Valter- Pacini
Pressão
Receptores De Meissner
Tato
Terminações nervosas livres
Dor (principalmente)
Resumo

A sensação de prurido provem de estimulação das terminações nervosas livres por certas substâncias químicas, como a bradicinina, frequentemente como consequência de uma resposta inflamatória local. Considera-se que os receptores para a sensação de cócegas sejam terminações nervosas livres e corpúsculos lamelados.
Prurido e cocegas 

Sensações proprioceptivas







 
O olfato

O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais.
Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central. 


Dessa forma, geram impulsos nervosos, que são conduzidos até o corpo celular das células olfativas, de onde atingem os axônios, que se comunicam com o bulbo olfativo. Os axônios se agrupam de 10-100 e penetram no osso etmóide para chegar ao bulbo olfatório, onde convergem para formar estruturas sinápticas chamadas glomérulos. 

Estas se conectam em grupos que convergem para as células mitrais. Fisiologicamente essa convergência aumenta a sensibilidade olfatória que é enviada ao Sistema Nervoso Central (SNC), onde o processo de sinalização é interpretado e decodificado


O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro. Do ponto de vista adaptativo, o olfato tem uma nítida vantagem em relação ao paladar: não necessita do contato direto com o objeto percebido para que haja a excitação, conferindo maior segurança e menor exposição a estímulos lesivos.

Gustação 

Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. 
Sentido do gosto 


O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. É
 constituída por células epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua.


Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários, aos quais chamamos sensações gustativas primárias: amargo (A), azedo ou ácido (B), salgado (C) e doce (D). 
As Quatro Sensações Gustativas-Primárias


Todas as papilas gustativas possuem alguns graus de sensibilidade para cada uma das sensações gustativas primárias. Entretanto, cada papila normalmente tem maior grau de sensibilidade para uma ou duas das sensações gustativas. O cérebro detecta o tipo de gosto pela relação (razão) de estimulação entre as diferentes papilas gustativas. 

 Muito do que chamamos gosto é, na verdade, olfato, pois os alimentos, ao penetrarem na boca, liberam odores que se espalham pelo nariz. Normalmente, a pessoa que está resfriada afirma não sentir gosto, mas, ao testar suas quatro sensações gustativas primárias, verifica-se que estão normais.
IMPORTÂNCIA DO OLFATO NO PALADAR

Olhos: são órgãos responsáveis 
Por captar os estímulos luminosos
E os transforma em impulsos 
Nervosos e logo em seguida forma
 a imagem. Os olhos se localizam na
Na cavidade orbitais e são auxiliados 
Pelas pálpebras, sobrancelhas, cílios, 
Conjuntiva e glândula lacrimal. 
Visão 

Esclera 
Córnea 
Íris 
Pupila 
Lente 
Retina 
Estrutura do olho


É formado a partir da retina e conduz o esmulo visual ao cérebro.
Nervo óptico

Depende de células encontrados da retina:
CONES
BASTONETES
Formação de Imagem


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais