Buscar

FICHAMENTO 1 Texto Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: Análise e Expressão Textual
DOCENTE: Maria das Neves Pereira
DISCENTE: Ana Patrícia dos Santos Mariano
 
FICHAMENTO: “A importância da LIBRAS na comunidade oral-auditiva como segunda língua”
1 - INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
PEREIRA, Maria das Neves. A importância da LIBRAS na comunidade oral-auditiva como segunda língua. Mossoró: 2011.
2 - RESUMO
O texto “A Importância da LIBRAS na comunidade oral-auditiva como segunda língua” trata da importância de uma educação brasileira que tenha como base o ensino de duas línguas: a tradicional e as LIBRAS. A partir de três pontos básicos: A concepção de língua, a noção de variação e/ou diversidade linguística e do conceito de sociedade, a autora aponta a importância da LIBRAS como segunda língua para que aja uma maior inserção social dos surdos na sociedade em que vive. O texto ainda apresenta ideias, ilustrações e citações que expõe e explica esse método de comunicação que ainda é pouco utilizado de modo geral pela população, mas que é eficiente para os surdos. Diversos fatores mostram a necessidade e a mobilização para que a comunidade surda do Brasil tenha uma educação de qualidade e que alcance o maior número de pessoas.
3 – DISCUSSÕES
 “As línguas humanas não são universais, porque os fatos sociais, que as condicionam,variam de acordo com a comunidade de fala. Daí a existência de variações e das mudanças linguísticas”
A diversidade da nossa língua portuguesa é uma prova disso sendo essa uma característica não apenas local, mas global.
 “Quase seis milhões de pessoas no Brasil são surdas. O grupo tem o segundo maior índice de empregabilidade entre todas as chamadas deficiências.”
No entanto, segundo a autora, apesar de alguns se destacarem e terem facilidade para conseguir um emprego os surdos ainda são os mais demitidos. Isso ocorre quando os empregadores percebem que contrataram alguém que não fala a mesma língua que eles.
“A surdez dificulta e ás vezes, impossibilita a comunicação na língua falada fluentemente na sociedade em que o surdo vive.”
A dificuldade na hora de se comunicar acaba sendo o maior obstáculo para inserção social dos surdos na sociedade em que vivem. A maioria das pessoas não estão preparadas para ter uma comunicação direta com pessoas que usam gestos para transmitir informação.
4 – CONCLUSÃO
A autora apresenta de forma geral em seu texto a minimização das fronteiras entre a deficiência e a inclusão. A LIBRAS é um método de comunicação ainda pouco utilizado de maneira geral pela população, todavia, é eficiente para os surdos. Assim sendo, a ideia de se ter uma educação bilíngüe tendo a LIBRAS como uma segunda língua, é extremamente importante diante da necessidade de nos adaptarmos a realidade de incluir e não excluir, além de facilitar o convívio das pessoas surdas na sociedade em que vivem.

Outros materiais