Buscar

HPV TRABALHO COMUNICACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual a faixa etária mais indicada para tomQual a faixa etária mais indicada para tomar a vacina contra HPV?
A vacina deve ser administrada antes do iniciacao sexual. O ministerio da saude preconisa que ela seja aplicada entre meninas de 9 e 13 anos de idade.
O SUS disponibiliza a vacina de HPV para meninos e meninas?
O SUS disponibiliza somente para meninas, porque acredita que a longo prazo ocorra o que chamamis de “imunizacao de rebanho”, vários estudos científicos demonstram que o uso da vacina reduz a prevalência do HPV mesmo entre os não vacinados. É o efeito rebanho ou de imunidade coletiva. Quando você vacina essas meninas, elas deixam de transmitir o vírus e você vai quebrando a cadeia de transmissão
Como lidar com o preconceito vacina de HPV x início das relações sexuais precoce?
Precisamos entender que a vacina e uma prevencao e que deve ser encarada como tal. Da mesma maneira que tomamos uma vacina contra a gripe, continumos tomando cuidado para nao tomar chuva ou frio e nao nos expormos ao risco de contrair um resfriado. A vacinacao protege contra os tipos de HPV mais agressivos, mas nao protégé contra outras doencas sexualmente transmissiveis, ou seja, ainda deve haver o uso do preservativo e a consciencia sexual.
Porque a vacina de HPV passou de 3 doses para 2 no novo calendário vacinal?
Porque estudos mostraram que o esquema de duas doses tem resposta de anticorpos similar ao esquema de três doses.
Por que algumas pessoas apresentam sintomas e outras não?
A vacina foi desenvolvida em estudos baseados na maioria da populacao, porem, cada organismo responde de uma maneira. Da mesma forma como algumas pessoas sao alergicas a determinados compostos e outras nao, a vacina pode causar algumas reacoes. Depende bastante da imunidade da pessoa no momento em que esta sendo vacinada. Algumas reacoes comuns sao dores de cabeca, dores musculares, dor local onde a vacina foi aplicada e fadiga. Em algumas pessoas pode causar nausea, do
O HPV tem cura? Quais são os tratamentos?
Nao existe cura para o HPV. Os tratamento variam de cordo com a carga viral e os sintomas apresentados. Voce pode fazer a retirada de verrugas genais a lazes, fzer cauterizacao das lesoes e trtar com medicamentos. O seu medico deve indicar de acordo com suas necessidades.
O HPV é transmitido através do aleitamento materno?
Nao, a mulher que mamenta pode fazer o aleitamento sem nenhuma contra indicacao.
Qual o parto recomendado para gestantes com HPV? Porque?
O parto de cada gestante deve ser recomendado pelo obsterta que a acompanha durante todo o pre natal, porque ele conhece todas as ocorrencias da gestacao e acompanha a evoluacao da gestante, portatnto somente ele pode indicar um parto cesaria ou normal. Existe risco de transmissao vertical durante o parto, quando o virus passa da mao para o filho, porem, isso nao necessariamente indica que ela deva realizar uma cesaria. Somente o obstetra da gestante sabe o que e mais indicado em cada caso.
A pessoa que faz tratamento ainda pode transmitir o vírus?
Sim. Mesmo apos tratamento o virus permanece no organismo e pode ser transmitido. O vírus raramente é eliminado no organismo, e qualquer momento poderá manifestar sintomas outra vez. A pessoa deve manter sua imunidade em alta e consumir alimentos ricos em vitamina C como abacaxi, acerola, morango e laranja.
Qual o melhor exame para detecção da doença?
O exame fisico visual em alguns casos ja podem confirmar o diagnostico, ms na maioria das vezes o medico solicita que voce faca um papnicoloau ou uma colpocopia. A biopsia de verrugas tambem pode ser realizada.
O hpv é um virus que manifestam-se excluaivamente em órgaos sexuais?
Nao, as lesoes podem ser tanto nas areas genitais quanto na pele e na regiao bucal.
O hpv é transmetido via palcenta?
Nao. Em raros casos pode ocorrer transmissao no parto normal, quando a crianca entra em cotato com secrecoes vaginais da mae, mas pela placenta nao.
Se eu tomo a vacina do hpv, eu não preciso fazer o exame de papa nicolau?
O papanicoloau nao serve somente para deteccao do HPV, portanto a pessoa que se vacina deve continuar fazendo os exames periodicos de cordo com indicacao de seu ginecologista.
Homens devem tomar a vacina? Porquê?
Os homens que puderem tomar a vacina em laboratorios particulares devem tomar, sim. A ideia do SUS e conseguir “quebrar” a transmissao, pela vacinacao das meninas. Porem, para garantir que os meninos nao adquiram o virus, eles devem se vacinar tambem. Estudos comprovam que os meninos passam a ser protegidos indiretamente com a vacinação no grupo feminino (imunidade coletiva ou de rebanho), havendo drástica redução na transmissão de verrugas genitais entre homens após a implantação da vacina HPV como estratégia de saúde pública.
A vacina apresenta algum tipo de reação adversa?
Pode causar dores de cabeca, dores musciares, irritacao no local de aplicacao e em raros casos pode nausea, vomitos e febre.
Como é o tratamento do HPV?
Pode ser feito a lazer, cirurgico, pelo congelamento das verrugas ou por medicacao. Deve ser indicado de acordo com a extensao das lesoes e sintomas do doente.
Qual o intervalo de tempo entre as 2 doses da vacina do HPV?
Apos a aplicacao da primeira dose, a segunda deve ser aplicada em 6 meses.
No Brasil existem dois tipos de vacina contra HPV. Qual a diferença entre elas?
Existe a bivalente, que protégé conra 2 tipos de HPV e a quadrivalente, que protégé contra 4. O SUS fornece a quadrivalente, que protégé contra as 4 formas mais agressivas de HPV, os tipos 6, 11, 16 e 18 – que sao os mais cancerigenos.
A vacina é administrada por via oral ou injetável?
A vacina é injetavel.
Mulheres grávidas podem ser vacinadas?
Nao podem ser vacinadas, pois ainda nao existe um estudo indicando alguma reacao ou comprovacao de prejuizo ao bebe.
Existe risco de infecção pela vacina?
Nao existe risco porque a vacina e feita com apenas uma parte do virus, portanto nosso organismo cria anticorpos contra ele, mas ele nao consegue de desenvolver porque nao esta completo.
Há contra indicação em dar a vacina para os homens?
Nenhuma contra indicacao para os homens, pelo contrario. Ela ja esta disponivel para homens e mulheres.
Se existem vários vírus que causam HPV, quais são mais perigosos? São eles que estão presentes na vacina? Os mais perigosos sao os tipo 6, 11, 16 e 18, que sao justamente os usados nas vacinas. Estes sao os mais associados com o cancer de colo de utero. Porem, na vacina os virus nao sao utilizados de forma integral, portanto nao podem causar a infeccao, apenas desenver os anticorpos.
Inicialmente era utilizado a estratégia de imunização, contra o hpv, com 3 doses de vacina. Qual a justificativa de hoje ser utilizada uma estratégia de imunização com apenas 2 doses de vacina?
O ministerio da saude acompanhou as meninas que foram vacinadas com 3 e com 2 doses. Verificou que os anticorpos desenvolvidos sao equivalentes, portanto a vacina e eficaz com 2 doses.
O que quer dizer HPV? O que é um papiloma?
Papiloma virus humano – em ingles Human Papilom Virus. Um papiloma quer dizer um tumor, geralmente em forma de verruga ou calo.
É recomendado tomar a vacina de HPV para mulheres que contraíram o vírus? Se sim, qual a vantagem?
Sim, a vacina ainda e recomendada porque existem mais de 200 tipos de HPV e, mesmo que voce tenha contraido 1 tipo, os mais perigosos e cancerigenos sao os 4 tipos da vacina, e tomando-a, voce se protégé contra eles.
Apresentar verrugas nos órgãos genitais confirma o diagnóstico do HPV?
Sim, confirma. Verrugas em outras partes do corpo podem ser causadas por outras doencas, mas na area genital, esta associada com o HPV.
É verdade que o virus HPV pode contribuir para que a mulher tenha um cancer de colo de utero? Porque?
Sim, o virus e um dos grandes causadores de cancer de colo de utero. No desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmenteno colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Outros materiais