Buscar

Relatório de leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
	1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
NOME: Ana Patrícia dos Santos Mariano MATRÍCULA: 2013010001
PROFESSOR ORIENTADOR: Dra. Maria das Neves Pereira
ORGÃO DE EXERCÍCIO: UFERSA / ANGICOS
	2. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE / OBJETIVOS
O presente relatório tem como objetivo relatar a obra “Pesquisa na escola O que é e como se faz” do escritor Marcos Bagno. 
INICIO: 25/06/2013 TÉRMINO: 01/07/2013 TOTAL DE HORAS: 18h
	3 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ATIVIDADE
3.1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
3.2 RESUMO DA OBRA
A partir de uma abordagem reflexiva, Marcos Bagno apresenta em seu livro “Pesquisa na escola: o que é, como se faz” sugestões que objetiva transformar a prática da pesquisa em sala de aula numa verdadeira fonte de aquisição de conhecimento. A obra está dividida em duas partes: O fio de Ariadne e o Fantasma de Procusto. “Ensinar a pesquisar” é o principal objetivo da primeira parte do livro, o autor aborda a pesquisa na escola em geral, apontando alguns erros cometidos por professores na aplicação da pesquisa em sala de aula. O autor ainda faz referência a importância da pesquisa de um modo geral. A segunda parte é uma tentativa de introduzir a atividade de pesquisa na disciplina de Língua Portuguesa, que ao lado da matemática, é considerada a mais importante. Nesta parte do livro o autor fala sobre o ensino da língua portuguesa, o qual em sua opinião é ensinado de forma dogmática, surgindo assim um “preconceito lingüístico” na maneira de ensinar português.
	3.3 EXPOSIÇÕES DO CONTEÚDO
Data
Atividade
25/06/2013
Leitura da primeira parte: Tópico I: - Neste primeiro tópico o autor apresenta as razões que o levaram escrever o livro, sendo a principal delas sua indignação em relação à forma de como a pesquisa é aplicada nas salas de aulas. 
25/06/2012
Leitura do tópico 2 – Apresenta a pesquisa de um modo superficial, aquela usada no cotidiano e a pesquisa científica usada na graduação, discorre sobre sua importância para ciência e o significado da palavra em si.
25/06/2013
Leitura do tópico 3 – Neste tópico o autor explicita a necessidade de elaborar um projeto antes de qualquer pesquisa, mostrando também sua finalidade e importância. 
26/06/2013
Leitura do tópico 4 – São apresentadas as partes de um projeto, o título, objetivo, justificativa, metodologia utilizada, o produto final, fontes utilizadas para a pesquisa, cronograma, e por fim o projeto montado.
26/06/2013
Leitura do tópico 5 – Após apresentar os passos para elaboração de um projeto o autor fala sobre os fichamentos e questionários que fazem parte da coleta de dados, o trabalho prático do projeto.
27/06/2013
Leitura do tópico 6 – Neste penúltimo tópico da primeira parte o autor fala um pouco sobre o produto final, e como analisar os dados coletados e o que deve ser analisado. 
27/06/2013
Leitura do tópico 7 – No último tópico da primeira parte o autor traz outras ideias a respeito da pesquisa na escola e ainda o que se fazer com o produto final, é apresentado ainda algumas sugestões para que se possa encurtar a distância entre a escola e a comunidade Ele ainda aponta a importância do acesso às fontes sejam elas com o uso da tecnologia, ou até mesmo em bibliotecas públicas.
29/06/2013
Leitura da segunda parte: Tópico 8 – Nesta parte do livro, o autor fala sobre a pesquisa dentro da língua portuguesa, apontando algumas dúvidas a respeito da nossa língua materna dentro da nossa sociedade e propõe algumas idéias para tentar tornar o ensino de português mais conveniente. 
29/06/2013
Leitura dos anexos – São apresentadas algumas fontes a respeito do escritor infantil Monteiro Lobato.
	4. CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO
A obra estudada esclarece dúvidas que acompanham não apenas, professores, mas sobretudo, estudantes, ainda expõe idéias bastante diferentes do que tradicionalmente se lê e se ouve a respeito das questões gramaticais. O autor não apenas mostra os erros cometidos pelos professores como aponta novos caminhos a serem seguidos. Os estudos apresentados tornam-se essenciais para o progresso e reformulação de muitos conceitos pertinentes à pesquisa escolar. Tendo em vista os argumentos apresentados pelo autor, pode-se apreender a importância do estímulo e acompanhamento do ato de pesquisar desde as séries iniciais, pois se trata da tradução exata do saber pensar e do aprender a aprender. 
	DATA: 03/07/2013
ASSINATURA DO ALUNO:

Continue navegando