Buscar

Áreas Funcionais - Introdução à Administração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO
 
*
*
Funções Administrativas
São conjuntos estruturados de tarefas e atividades inter-relacionadas, interdependentes e indispensáveis ao alcance da visão, missão, objetivos e metas de uma organização. 
É importante ressaltar que organizações de uma mesma indústria, setor ou ramo de atividade, provavelmente, possuem funções similares.
*
*
*
Funções Administrativas
*
*
*
Áreas Funcionais
*
*
*
Operações/produção
É na produção que ocorre o processo dos insumos em bens ou serviços que são entregues para os clientes finais.
As tarefas dessa área compreendem um ciclo de atividades produtivas que vão desde a determinação da quantidade de produtos a serem fabricados ou clientes a serem atendidos, até a entrega efetiva dos produtos e serviços (Maximiano, 2000).
*
*
Operações/produção
É a função produção a responsável pelas atividades e decisões relacionadas à produção e à entrega desses produtos.
A função produção, em algumas empresas chamada de operações, é a área central responsável por reunir os recursos necessários para se produzir os bens e/ou serviços que serão destinados a atender aos consumidores.
*
*
Operações/produção
Na indústria, a produção tem a responsabilidade de transformar matérias-primas em produtos com maior qualidade e menor custo possível.
Já no setor de serviços, a produção ganha forma de operações. A produção de um serviço precisa ter uma série de cuidados especiais para garantir uma entrega de qualidade na percepção do cliente. 
*
*
Recursos Humanos (Gestão de pessoas)
Missão: encontrar as pessoas certas para os lugares certos, no momento certo, e a um custo adequado à realidade da empresa.
É de responsabilidade da área de RH (Recursos Humanos) administrar todas as relações da empresa com seus empregados, desde o recrutamento e contratação, passando pela remuneração e benefícios, pelo desenvolvimento de competências e habilidade necessárias a uma boa atuação e até pela gestão do desempenho de cada empregado contratado ou terceirizado
*
*
Recursos Humanos (Gestão de pessoas)
*
*
Marketing
Abrange todas as atividades direcionadas para a satisfação das necessidades e dos desejos do consumidor, e estes são satisfeitos com a compra de bens e serviços.
É responsável por criar e manter o relacionamento da empresa com o seu mercado, de maneira geral, e com seus clientes de forma ainda mais específica. Conhecer seu público é essencial para que as ações do Marketing sejam mais efetivas. Empresas orientadas para o mercado, em geral, dão muita importância para as atividades da área de Marketing.
*
*
Marketing
Análise mercadológica e concorrencial;
Segmentação dos mercados a serem atendidos;
Pesquisa de mercado e identificação das necessidades e de tendências mercadológicas;
Posicionamento estratégico;
Desenvolvimento de produtos e/ou serviços;
Definição de praça, canais, distribuição e logística: desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda;
Definição de preço (Pricing): determinação das políticas comerciais e estratégias de preço no mercado;
Administração da Comunicação Integrada de Marketing com o público-alvo, envolvendo promoção, publicidade, propaganda e assessoria de imprensa.
*
*
Finanças
*
*
Finanças
*
*
Pesquisa & Desenvolvimento
Nas organizações modernas, a área de Pesquisa & Desenvolvimento [P&D] tem o desafio de planejar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços monitorando o ambiente competitivo e identificando tendências e oportunidades criadas pelo mercado.
*
*
Pesquisa & Desenvolvimento
A função de P&D é transformar informações de Marketing e tendências de mercado em ideias originais, que os avanços tecnológicos vão transformar em novos produtos e serviços. Além de incentivar a inovação, a área de Pesquisa & Desenvolvimento também poder ser responsável por identificar e introduzir novas tecnologias no processo produtivo, ou seja, melhorar o processo de fabricação de determinado produto ou da entrega de um serviço.
*
*
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais