Buscar

Prova Bacteriologia - Farmácia 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os esquemas abaixo representam os tipos de organização das paredes celulares bacterianas. 
Cite qual é o esquema representativo da parede celular de bactéria Gram positiva e o de bactéria Gram negativa, respectivamente.
Justifique a sua resposta comparando as duas estruturas e comentando as implicações dessas diferenças no mecanismo que resulta na distinção dos dois tipos celulares após a realização da coloração de Gram.
Considerando as estruturas das células bacterianas estudadas:
Cite uma estrutura relacionada ao potencial de virulência de uma bactéria
Cite uma estrutura relacionada à resistência a desinfetantes e anti-sépticos.
Uma cultura microbiana típica passa por quatro fases distintas de crescimento. Faça a representação gráfica de uma curva de crescimento nomeando cada uma das fases e discuta as principais características de cada fase.
4. “O estudo de micro-organismos em laboratório usualmente requer seu cultivo, promovendo-se o seu crescimento em meios de cultura”. Pergunta-se:
a. Quais são os principais fatores nutricionais que devem ser fornecidos nos meios de cultura e quais os principais fatores físico-químicos que devem ser monitorados para o cultivo de micro-organismos em laboratório?
b. Conceitue fatores de crescimento e apresente quais os grupos de moléculas que fazem parte dessa categoria de nutrientes. 
5. Uma das funções da microbiota indígena do hospedeiro é o de resistência à colonização ou efeito de barreira microbiológica. Explique como a microbiota indígena pode impedir a colonização do hospedeiro por micro-organismos patogênicos.
6. Compare os processos metabólicos da fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica com relação ao rendimento energético obtido pela oxidação de uma molécula de glicose. 
7. Você foi contratado por uma indústria farmacêutica para desenvolver um novo antibacteriano. Que estrutura celular escolheria como alvo de ação do medicamento levando-se em conta o princípio da toxicidade seletiva.
8. O diagnóstico microbiológico clássico requer o isolamento do micro-organismo em cultura pura e a sua identificação por meio de técnicas fenotípicas e/ou genotípicas. Cite duas vantagens e duas desvantagens da escolha de cada uma das técnicas de identificação citadas acima.
�EMBED MSPhotoEd.3���
A
o
�EMBED MSPhotoEd.3���
B
_1136523561.bin
_1136523559.bin

Outros materiais