Buscar

Avaliando aprendizado3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408635084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O planejamento serve para instituir prazos, custos e principalmente envolver junto aos colaboradores um sentimento de inclusão em um processo que irá introduzir uma ferramenta que possibilitará a equidade entre as funções. Entre as atividades de planejamento para elaborar um Plano de Cargos e Salários exite a avaliação dos cargos e dos salários. Leia as sentenças abaixo e depois assinale a alternativa correta. I) O método de avaliação será definido de acordo com a estrutura da empresa, sua cultura e capital disponível para tal investimento. II) O método mais utilizado é o Sistema de Pontos, por ser aberto a todos e ter confiabilidade devido ao seu grande uso. III) Não existe a necessidade de aplicar qualquer metodologia para avaliar os cargos. Alternativas:
		
	
	As proposições I e III estão corretas.
	
	Apenas a proposição III está correta.
	
	Apenas a proposição II está correta.
	 
	As proposições I e II estão corretas.
	
	Apenas a proposição I está correta.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408328807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pesquisas salariais são ferramentas importantes para a gestão dos recursos humanos de uma organização. Para tanto são selecionados os chamados cargos-chave, conforme apresentado na aula 5. A referida seleção normalmente considera:
		
	 
	Cargos que representem todas as áreas da organização; que representem todos os grupos funcionais existentes na organização; com muitos ocupantes; estratégicos para organização, que geralmente são ligados à atividade fim; cuja função é reconhecidamente valorizado pelo mercado; facilmente encontrados no mercado.
	
	Cargos raros no mercado de trabalho; cargos que recebem o piso salarial da categoria ou o salário mínimo; cargos com muita exigência de experiência profissional; cargos com titulações de liderança, em todos os níveis;
	
	Os votos dos gestores, em todos os níveis. Devem ser escolhidos, pelo processo democrático, os cargos cujo absenteísmo supere o patamar de 23,5%, considerado benchmark para as indústrias em geral;
	
	Cargos de difícil reposição de empregados; com pequeno contingente, mas com baixo nível salarial; cargos com menor nível de complexidade, valorizado ou não pelo mercado de trabalho; cargos com empregados alocados em todos os estados da federação;
	
	Cargos com os salários mais expressivos, internamente, bem como aqueles com grande turnover ou insatisfação dos ocupantes;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408119661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao elaborar uma descrição de cargos, cada tarefa deve responder: O QUE FAZ, COMO FAZ, POR QUE FAZ. Assim sendo, assinale a alternativa, cuja tarefa não foi elaborada obedecendo estes critérios.
		
	 
	Identificar e selecionar fontes de recrutamento
	
	Realizar entrevistas de desligamento, visando identificar causas de rotatividade e propor ações ou programas para corrigir distorções de procedimentos para manter o nível de rotatividade sob controle.
	
	Aplicar pesquisa de clima organizacional, para levantameto da satisfação dos empregados, através de questionário específico.
	
	Realizar levantamento de necessidades de treinamento, para elaboração de treinamentos in company, através de questionários e entrevistas com os gestores de área.
	
	Participar do processo de seleção interna para promoções ou transferência, através de entrevistas e aplicação de testes específicos, para obter retenção de talentos;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408635101)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de implantação de um Plano de Cargos e Salários um determinado documento possui em seu corpo descritivo as seguintes etapas: análise dos cargos, avaliação dos cargos, pesquisa salarial e recomendação da estrutura salarial. Qual das opções a seguir melhor reflete o referido documento?
		
	
	Método de escalonamento de cargos.
	
	Organograma.
	
	Método dos pontos.
	 
	Cronograma.
	
	Método misto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408294199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É o instrumento que permite estabelecer valores mínimos e máximos para um grupamento de cargos, facilitando assim a administração dos salários que serão praticados internamente. O referido instrumento é denominado normalmente de:
		
	
	Pesquisa salarial, podendo ou não incluir a tabulação dos cargos;
	
	Sistema de avaliação dos cargos ou métodos de avaliação;
	 
	Tabela ou estrutura salarial;
	
	Descrição e especificação dos cargos;
	
	Faixas, níveis e amplitude salarial (%);

Outros materiais