Buscar

Apol libras, relações etnicas e organizacao dos espacos

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o texto abaixo: 
Os quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a partir da solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:  FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 69.    
A Declaração de Barcelona é resultado do Congresso Internacional sobre Cidades Educadoras, e esse documento afirma que:
I – As cidades educadoras relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo.
II – É uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais.
III – Permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento,
IV – A cidade educadora está fechada em si, aproveitando as relações pertencentes aquele espaço.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A cidade educadora apresenta personalidade própria, integrada no país onde se localiza.  Essas cidades relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo. É com certeza uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais. Uma cidade educadora permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento, buscando no processo educativo um novo olhar para os direitos e deveres.
A alternativa IV é falsa porque a cidade educadora não está fechada em si mesma, ela mantém relações com o que rodeia, com outros núcleos urbanos do seu território e cidades. (Livro-base, p. 69)
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal - Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 3/10
Leia o trecho a seguir: 
“Os ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas, cujos pais usam sinais, adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.176. 
De acordo com o conteúdo do artigo-03  sobre a convivência com pessoas surdas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) Utilizar tom de voz normal para comunicar-se, evitando gritar ao conversar com a pessoa surda.
II. (  ) Acenar ou tocar levemente seu braço para chamá-lo.
III.(  ) Para o surdo que faz leitura labial, falar frente a ele sem cobrir a boca com objetos e gestos.
IV. (  ) Utilizar pouca expressão facial e corporal para se comunicar.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, F
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, V, F
Você acertou!
	
	E
	F, F, F, V
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 175. 
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
	
	A
	Déficit de atenção e Hiperatividade
	
	B
	Retardo do processamento da informação recebida
	
	C
	Desinteresse intencional
	
	D
	Compreensão total da mensagem
	
	E
	Problema da atenção dividida
Você acertou!
A criança surda tem grande desvantagem em comparação à criança ouvinte quanto a estímulos sonoros a partir do momento em que está privada de participar de experiências que ocorrem simultaneamente; lllatenção, tendo assim, uma maior chance de aprender o seu mundo através dos inúmeros estímulos que se realizam em torno de si.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“Os que condenam as políticas de ação afirmativa ou as cotas favorecendo a integração dos afrodescendentes utilizam de modo especulativo argumentos que pregam o status quo, ao silenciar as estatísticas que comprovam a exclusão social do negro. Querem remeter a solução do problema a um futuro longínquo, imaginando-se semdúvida que medidas macroeconômicas poderiam miraculosamente reduzir a pobreza e a exclusão social.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e cultura, v. 4, n. 2, 2007. (p. 42)
Munanga afirma que os que contestam as políticas afirmativas defendem o status quo. Julgue as assertivas e responda a questão. 
I – O país possui grande taxa de miscigenação, impedindo que o conceito de raça seja viável.
II – As políticas afirmativas são importadas, não correspondendo a nossa experiência de como lidar com a questão racial.
III – A política de cotas cria um racismo às avessas.
IV – Tratar todos com absoluta igualdade não elimina o fato de existir desigualdade de fato na sociedade.
 
Quais afirmativas contêm críticas às políticas afirmativas feitas no Brasil?
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Você acertou!
“Alguns argumentam que a implementação dessas medidas comprometeria as relações étnico-raciais existentes, tidas como presumidamente harmônicas. A miscigenação da população seria outro elemento impeditivo à execução de qualquer tratamento diferenciado do fenômeno da pobreza e da marginalização. Além disso, os adversários das ações afirmativas alegam que estaríamos importando mecanismos estadunidenses”. (p.166).
Questão 6/10
Leia o texto:
Uma cidade educadora haverá de saber encontrar, preservar e apresentar sua própria identidade. Assim sendo, ela será considerada “única”, e será a base para um diálogo fecundo com seus habitantes e com outras cidades.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: PAETZOLD, O. S. B. Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: um estudo a partir de Frederico Westphalen. Unirevista. Vol. 1, n. 2 abr, 2006 Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1263/000548125.pdf?...1> Acesso em: 6 jul. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação entre a cidade e a educação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( ) A educação na cidade educadora se consolida em todos os espaços públicos e privados.
II.( ) A cidade educadora enxerga as possibilidades que vão além do cotidiano, pois tudo se torna oferta educativa.
III.( ) O museu é um espaço educativo, desde que o passeio seja orientado pelos professores da educação formal.
IV.( ) Praças, parques, ônibus e associações são locais que ofertam possibilidades de crescimento individual e coletivo.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, a educação nos espaços da cidade deve ocorrer em todos os espaços, sejam eles, públicos ou provados, Além disso, a cidade que tem interesse em promover educação deve ofertar possibilidades em praças, parques, ônibus, associações e museus.
A afirmativa III é falsa, pois o museu também faz parte das possibilidades educativas, sem haver a necessidade de orientações e acompanhamentos pedagógicos, pois isso está intrínseco à proposta de uma cidade educadora. (Livro-base, p. 67)
 
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 7/10
“A absoluta maioria das agressões foi praticada no interior da residência (83,3%). Este dado também é encontrado na literatura (Giffen, 1994; Soares et al., 1996), sendo prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: DESLANDES, S. F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública, v. 16, n. 1, 2000. (p. 133)
Considerando os estudos de Maria Filomena Gregori, constantes no livro-base, sobre a violência doméstica julgue as afirmações abaixo:
I – A autora corrobora com a visão vitimizadora da mulher.
II – Gregori procura entender o contexto que levam pessoas a conviverem com a violência em sua vida.
III – A mulher, no que se refere a violência, também é produtora de sua situação de submissão.
IV – Para a autora ao localizar a violência sempre no outro esquecemos que as mulheres também possuem um papel na manutenção da violência ao não romperem com relacionamentos violentos.
	
	A
	II, III e IV apenas.
 “as cenas de violência envolvem uma atuação da mulher na produção de si como um não sujeito, submisso e objeto de agressões. Isso não significa culpar as vítimas ou então justificar as agressões, mas sim entender o contexto no qual a violência de gênero se desenrola, as razões que fazem os sujeitos perpetrarem a violência e suportarem que ela seja usual em suas vidas. (...) As queixas criam um efeito de exterioridade – localizando a violência no outro (o marido) -, efeito que não considera que são essas mesmas mulheres que mantém estes relacionamentos.” (p. 85-86) 
	
	B
	I e II apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	I e IV apenas.
Questão 8/10
Leia o texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.  
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em:< http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_05_26_2082-7202-1-PB.pdf > Acesso em: 22 mar. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação entre a educação e o processo de socialização, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) É por meio da educação que as construções culturais e políticas são repassadas aos sujeitos.
II.( ) A educação é responsável também pelo desenvolvimento social e construção da cidadania.
III.( ) Transmissão de conhecimento e formação par ao trabalho são os dois eixos que a educação deve promover aos sujeitos.
IV.( ) O respeito pelas dimensões locais, regionais e globais de uma sociedade são transmitidas, pela educação, além do processo efetivo de convívio social. 
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, a educação é a área fundamental para o processo de socialização dos indivíduos na sociedade. A educação, formal, ou informal, é o espaço que promove o processo de socialização dos indivíduos na sociedade. Seja por meio da escola, instituição formal e responsável pela formação social dos indivíduos, seja em espaços não formais de educação, que na atualidade torna-se cada mais expressivo, pois englobam múltiplos aspectos de interação social. A afirmativa III é falsa, pois a transmissão de conhecimento e a formação para o trabalho não as únicas funções da educação, ele deve promover o desenvolvimento social dos sujeitos. (Livro-base, p. 38)
 
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto:
“Weber já enfatizava a importância do sentimento (de pertencimento) nas representações sobre a comunidade nacional e a comunidade étnica, usando a noção de vida em comum, de habitus.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEYFERTH, G. A assimilação dos imigrantes como questão nacional. Mana, v. 3, n. 1, pp. 95-131, 1997.
Se é correto afirmar que a identidade étnica só se define em relação ao outro, é correto afirmar também que:
	
	A
	Quantomais isolado determinado grupo étnico, maior será a ciência que possui de suas particularidades.
	
	B
	Quanto maior o contato entre grupos étnicos, maior a necessidade de estabelecimento de fronteiras identitárias para preservação de suas particularidades culturais.
Você acertou!
“Quanto mais complexo for o sistema poliétnico, maior será a necessidade de regular as interações entre grupos distintos e de estabelecer critérios de inclusão e exclusão”. (p. 119)
	
	C
	A existência de uma identidade cultural é um processo ligado a natureza de um povo e não a sua cultura.
	
	D
	Sociedades estratificadas geram grupos étnicos diferentes em seu interior.
	
	E
	Sentimento de pertencimento e identidade construída a partir da diferença em relação a outros grupos étnicos são formas contraditórias de explicar a identidade étnica.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto:
“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72)
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
( ) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(  ) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(  ) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
 
A sequência correta é:
	
	A
	V – V – F – F
Você acertou!
“(…) pela emergência das novas tecnologias reprodutivas, as relações de parentesco podem adquirir uma nova configuração – separando a célula conjugal como uma instituição – e configurando a identidade pessoal pela substância genética, mais do que pelas relações de parentesco”. (p. 71).
	
	B
	F – V – F - V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – V – F
 
Conheça o novo AVA

Outros materiais