Buscar

AV2 LIBRAS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 569808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A SEESP/MEC, ao abordar questões relacionadas à utilização da LIBRAS, principal meio de comunicação entre pessoas com surdez, explicita o papel do professor, tanto para aprendizagem desta língua quanto para a intermediação com as práticas pedagógicas. Neste contexto é possível afirmar que(QUESTÃO 50 DO CONCURSO PÚBLICO DA SEESP)
		
	 
	o tradutor e o intérprete podem desenvolver o mesmo papel frente ao ensino de LIBRAS.
	
	o professor especializado não necessita de formação específica em LIBRAS.
	
	a intermediação do conhecimento será feita exclusivamente pelo tradutor.
	
	o professor fluente em LIBRAS é o mais habilitado para transmitir conhecimentos aos alunos surdos
	 2a Questão (Ref.: 136291)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Jamais encontraremos sujeitos iguais por serem surdos numa turma de crianças surda. Cada aluno, surdo ou ouvinte, possui uma história de vida, meio familiar, sexo, religião, língua, situação econômica, etnia, identidade. Ou seja, o fracasso ou sucesso escolar está relacionado a: 
		
	
	surdez, família e situação econômica
	
	desenvolvimento pedagógico da criança surda ou ouvinteo
	
	surdez, etnia e língua.
	 
	desempenho individual e ausência do AASI da criança surda.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 620175)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do parâmetro da configuração de mãos, criou-se um alfabeto manual onde certas configurações de mão correspondem às letras do alfabeto em português. Marque a resposta que explica a finalidade desse alfabeto. (Concurso público do Município de Pacatuba, questão 40).
		
	
	Relacionar as configurações de mão a coisas, pessoas, animais, entre outros, funcionando como marcador de concordância.
	
	Substituir as configurações de mãos.
	
	Preencher certas necessidades momentâneas de conceitos ainda não incorporados à língua de sinais ou tradução de nomes próprios.
	 
	Compor parte da estrutura da língua de sinais.
	
	Permitir expressar conceitos abstratos.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 572972)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao bilinguismo, pode-se afirmar que
		
	
	devia ser proibido, por seus efeitos danosos.
	 
	é um risco à aquisição da linguagem pelo surdo.
	
	deve iniciar-se o mais cedo possível.
	 
	é a melhor opção educacional para a criança surda.
	
	comprova ideias de Vygotsky sobre aquisição da linguagem.
	 5a Questão (Ref.: 610232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A datilologia é um mecanismo de empréstimo linguístico entre a LIBRAS e a língua portuguesa, porque:
		
	
	Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na língua de sinais americana novas palavras que não tem sinais próprios na LIBRAS. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico.
	
	Datilologia é uma propriedade da gramática da LIBRAS.
	
	Não Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
	 
	Cumpre a função de empréstimo linguístico, ou seja, introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios. Até que se crie , segundo a necessidade dos falantes, um sinal específico. Assim ocorre , por exemplo, da palavra inglesa software para o português.
	
	Essa função de emprestar ou importar di português para a LIBRAS palavras sem referente lexical (sinal próprio) não cabe a datilologia.
		
	 6a Questão (Ref.: 625398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 43)
		
	
	Acredita-se que Signwriting é uma das tecnologias empregadas no ensino de surdos, porém, não fornece bases sólidas de aprendizado.
	
	Signwriting é uma proposta de ensino que oferece uma tecnologia diferenciada para o surdo, sendo esta bastante atuante no Brasil.
	
	Signwriting é uma língua escrita de sinais que alguns surdos criaram, e que ainda não é desenvolvida por meio da cultura surda
	 
	Signwriting é uma língua escrita de sinais que alguns ouvintes criaram, e que ainda não é desenvolvida por meio da cultura surda
	 
	A escrita de sinais (Signwriting), amplia e confirma a presença do surdo assim como as características próprias de sua língua.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 610323)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como artefatos culturais da comunidade surda temos os seguintes elementos, EXCETO:
		
	
	Literatura surda
	
	Materiais com base na experiência visual;
	
	Língua brasileira de sinais
	 
	Aparelho auditivo
	
	Vida social e esportiva
	 8a Questão (Ref.: 610322)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Discorra sobre a importância da LIBRAS como fator de interação social e comunicacional para os surdos, sob as perspectivas linguísticas aplicadas à LIBRAS estudadas na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão.
		
		Gabarito: A LIBRAS além de um sistema complexo de regras gramaticais, também é uma atividade social usada para realizar ações através da interação social e cognitiva entre os falantes. Deve-se considerar as situações contextuais de interlocução que se realiza a interação linguística e a influência de diversas outros aspectos presentes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 620967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Defina Datilologia e sua função como empréstimo linguístico na língua brasileira de sinais.
Gabarito: Datilologia é a representação manual da ortografia da língua portuguesa. Cumpre a função de empréstimo linguístico porque introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes