Buscar

EXC FUND. CIEN SOCIAIS 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603051129)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	"Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora" - ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas. KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento). O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. O texto destaca aspectos relativos:
		
	
	aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
	
	à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
	
	à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
	
	às relações de poder presentes nas sociedades.
	
	à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603523230)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
		
	
	Busca de subjetividade e pluralidade - sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.
	
	Busca da complexidade e dualidade  - sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.
	
	Busca da singularidade e objetividade - sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.
	
	Busca da objetividade e neutralidade - sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.
	
	Busca da complexidade e singularidade - sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603523224)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A etiqueta no trabalho vai além da escolha do guarda-roupa. Construir uma boa imagem de si próprio tem a ver, atualmente, com relacionamento. O profissional hoje deve procurar se adaptar a tudo e a todos, ter visão positiva e propor soluções. Além disso, deve possuir capacidade de entender mudanças de humor das pessoas e de si mesmo. [...] Ser elegante não é só estar bem vestido, mas também ser simpático, gentil e agradável. Qual das ideias de Durkheim sobre a força coercitiva dos fatos sociais relaciona-se ao texto acima?>
		
	
	Os julgamentos de valor têm por objeto dizer aquilo que as coisas valem em relação a um sujeito consciente.
	
	O meio profissional não coincide mais com o meio territorial, do mesmo modo que com o meio familiar.
	
	As regras do direito, quando violadas, reagem contra o indivíduo de modo a impedir o seu ato.
	
	A consciência pública reprime todos os atos que a ofendam, através da vigilância que exerce sobre a conduta dos cidadãos.
	
	As maneiras de agir, de pensar e de sentir apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603474593)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Identifique o fenômeno considerado como precursor da Sociologia.
		
	
	A revolução Russa (1917) com a derrubada do regime czarista de Nicolau II e implantação do regime comunista.
	
	O aperfeiçoamento dos métodos produtivos, a concentração de terras e dos meios de produção aliado ao crescente contingente humano que passa de camponeses e artesões a trabalhadores assalariados.
	
	O surgimento da máquina a vapor aliado ao fato dos indivíduos serem considerados indolentes e preguiçosos.
	
	A Revolução Francesa (1789 a 1899) proporcionando um período de paz e prosperidade à sociedade francesa ao acomodar os interesses da nobreza, burguesia e classe operária.
	
	A Revolução Industrial (1760 a 1840) na Inglaterra trazendo prosperidade social ao incorporar mulheres e crianças à força de trabalho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603521749)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As Ciências Sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta. 
		
	
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das Ciências Sociais contemporâneas. 
	
	Segundo as Ciências Sociais, a sociedade ocidental não possui diversidade étnica-cultural.
	
	Com exceção dos europeus, nenhum outro povo gerou uma identidade cultural própria. 
	
	O exercício do poder é uma questão ideológica que não está contemplada pelas Ciências Sociais. 
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico surgido apenas no século XXI.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes