Buscar

AV.APRE. A4 PPE III

Prévia do material em texto

PROVA A4 PPE III
1.Sobre a caracterização do Positivismo Clássico em Augusto Comte, assinale a única opção que NÃO apresenta um dos sentidos da palavra "positivo":	
	o útil
	o real
	a certeza
	o preciso
 Certo	o caótico
2.Observe a afirmativa abaixo e sua justificativa: Afirmativa Um exemplo de abordagem positivista no Brasil é o texto de Anísio Teixeira (1957) em que ele afirma que com o desenvolvimento das ciências físicas e matemáticas e depois das ciências biológicas, as artes da engenharia e da medicina, obedecendo em suas "práticas" às regras científicas da observação, da descoberta e da prova puderam frutificar nos espantosos progressos modernos. Algo de semelhante é que se terá de introduzir na arte de educar, a fim de se lhe darem as condições de desenvolvimento inteligente, controlado, contínuo e sistemático, que caracterizam o progresso científico. Porque Para os positivistas, a análise social seria objetiva se fosse realizada por instrumentos padronizados e neutros, cuja linguagem poderia expressar precisão e objetividade, além de prever e determinar as ações humanas. A relação entre a afirmativa e sua justificativa é:	
	A afirmativa é falsa, a justificativa é verdadeira e não há relação entre elas.
	A afirmativa é verdadeira, a justificativa é falsa e não há relação entre elas.
	Ambas são falsas mas a segunda justifica a primeira.
 Certo	Ambas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	Não há como avaliar a situação, pois não há relação entre elas.
3.A doutrina característica do Positivismo está pautada na previsibilidade "prever para prover" que se constitui, segundo Auguste Comte, no lema da ciência Positiva, que permite o desenvolvimento da sociedade através da ciência e da técnica. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa que revela o lema desta teoria:
	O amor por base, e o princípio seria obedecer à ordem vigente
	O amor por princípio, a ordem e a base por fim
	A ordem e o amor por princípio, o progresso por fim
 Certo	O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim
	A ordem social por base, e o progresso por fim
4.Marque a opção VERDADEIRA a respeito do positivismo:	
	A ideia de essência é mais importante do que a de progresso, pois sem o alcance da essência não se chega ao progresso.
	Para Comte, o progresso maior da sociedade seria alcançado quando se passasse da concepção idealista do mundo para a concepção materialista.
	A sociedade apresenta um progresso caracterizado pela seguinte ordem: concepção metafísica do mundo, concepção teológica do mundo e concepção positiva do mundo, respectivamente.
 Certo	A ideia de ordem e progresso é fundamental, pois só por meio da ordem é possível chegar ao progresso.
	Ordem e essência são conceitos fundamentais que norteiam o pensamento de Comte.
5.O positivismo, como forma de construção do conhecimento que se afirmou desde o séc. XIX na constituição do campo das ciências sociais, está presente até hoje, de diferentes formas. A seguir apresentamos algumas premissas que distinguem as abordagens contemporâneas de ciência social: I. A sociedade é regida por leis naturais, invariáveis, que existem independentes da vontade dos homens II. A sociedade pode e deve ser estudada pelos mesmos métodos e processos utilizados pelas ciências da natureza III. Todas as ciências devem se limitar a observar e explicar causal e objetivamente os fenômenos, devendo evitar todo o juízo de valor, toda a ideologia IV. Todo conhecimento, toda pesquisa, mediatiza relações de poder presentes na sociedade A alternativa que indica todas as premissas que fundamentam as ciências sociais em uma perspectiva positivista é:	
	II, III e IV
	II e III
 Certo	I, II e III
	I e II
	I, III e IV
6.O aluno Rafael, do curso de Pedagogia da UNESA, ao cursar a disciplina de Pesquisa e Prática em Educação, teve que apresentar um projeto de trabalho de conclusão do curso. Ao fazer uma análise das vertentes teóricas no campo da pesquisa das ciências humanas e sociais, concluiu que fundamentaria o seu projeto numa perspectiva positivista. Qual dos enunciados abaixo expressa esta vertente teórica?
	A pesquisa, esta deve ser considerada como um princípio formativo e cognitivo da docência, ou seja, um componente constitutivo tanto da teoria quanto a prática pedagógica.
	A relação entre o binômio teoria/prática é indissociável, ou seja, se constitui concomitantemente.
 Certo	A pesquisa científica deve partir da compreensão de que o conhecimento científico é neutro e objetivo, ou seja, não é intencional, datado e histórico.
	O pensar e o agir pedagógico decorrem de uma relação direta entre teoria e prática do fazer humano.
	A pesquisa fundamenta a construção e a reconstrução das teorias, assim como a dimensão investigativa da atuação prática permite a permanente criação e recriação do conhecimento.

Outros materiais