Buscar

AP1 de Logística Emp (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 1º sem/2016
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova D.Sc.
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): A lógica do custeio ABC é bastante coerente com a idéia de custeio de uma missão logística. De forma bastante simplificada, podemos dizer que o custeio da missão procura identificar os custos gerados como resultado de estratégias específicas de logística e de serviço ao cliente, com vistas a atender segmentos de mercado selecionados. Para o estabelecimento de um processo eficaz de custeio de missão logística, é preciso cumprir quatro etapas. Enuncie e descreva as etapas de um processo eficaz de custeio de missão logística:
1ª - Definição do segmento de serviço ao cliente: é preciso identificar as diferentes necessidades de serviço dos distintos tipos de clientes. A idéia presente nesta etapa é o fato de que nem todos os clientes compartilham as mesmas necessidades e características de serviços e, por esta razão, devem ser submetidos a tratamentos diferenciados.
2ª - Identificação dos fatores que produzem variações no custo dos serviços: nesta etapa é necessário que seja feita a determinação dos componentes dos serviços que causam impacto nos custos dos serviços, tais como o mix de produtos (os diversos tipos de produtos), as características da entrega, o apoio de comercialização, o uso de embalagens especiais, dentre outros aspectos.
3ª - A identificação dos recursos específicos empregados para atender determinados segmentos de clientes: esta é a etapa em que convergem os princípios do custeio ABC e o custeio da missão, em virtude da idéia básica de que as atividades que geram custos devem ser definidas, bem como os elementos geradores de custos específicos devem ser identificados.
4ª - A atribuição de custos de atividade por tipo de cliente ou por segmento: nesta etapa é realizada a atribuição, para determinados clientes, dos custos específicos para atender as necessidades dos serviços a eles direcionados. Deve ser enfatizado que não se trata de alocação de custo (que é um conceito da contabilidade de custos) mas sim uma atribuição de custos, que só é atribuída para um determinado cliente exatamente porque ele utiliza o recurso.
(AULA6).
 
Questão 2 (2,0 pontos): Uma empresa fornece um item que possui as características a seguir descritas. Qual deve ser a quantidade a ser comprada no Lote Econômico de Compras?
Demanda anual prevista, D: 10.000 unidades
Prazo de entrega T: 2 meses
Custo do item C: R$ 300,00
Custo do processamento do pedido S: R$ 500,00
Custo de oportunidade de manter capital de giro I: 8,5 % ao ano 
Probabilidade de estar em estoque durante o período de entrega p: 95%
R: 
Q = tamanho do pedido para reposição do estoque;
D = demanda anual dos itens com demanda constante (unidades/ano)
S = custo pela realização da aquisição (Reais ($)/pedido)
C = custo do item no estoque (Reais ($)/item)
I = custo de manutenção como percentagem do valor do item (% valor/ano), é o custo de oportunidade em manter o estoque como capital de giro do negócio.
	A quantidade ótima de LEC ou Quantidade Econômica de Pedido é dada por (AULA14):
Q* = (2.D.S ) = (2 x 10000 x 500) = 626 unidades
 (I . C) (0,085 x 300)
Questão 3 (2 pontos): Atualmente as cadeias de suprimentos têm sido expandidas pelo mundo todo, haja vista que as compras, manufatura e montagem estão ocorrendo em locais distintos. Por exemplo, os componentes podem vir de Taiwan, ser submontados em Cingapura, com montagem final nos Estados Unidos, para venda em mercado no mundo todo. Geralmente, a motivação para a aquisição de materiais e para a manufatura no exterior é a redução de custos. Explique como se manifesta o risco decorrente da cadeia de suprimentos focar apenas nessa redução de custos:
 
Resposta: O foco na redução de custos apenas considera os benefícios de custos advindos da compra ou da manufatura, e descuida de uma análise de custos totais na cadeia de suprimentos, o que acaba gerando outras conseqüências não tão boas para as empresas. O resultado que advém dessas decisões baseadas em custo normalmente manifesta-se com a exposição da empresa a níveis mais altos de risco, como resultado de lead times prolongados, maiores estoques de segurança, e potencialmente níveis mais altos de obsolescência, especialmente em mercados com ciclos de vida curtos.
 (AULA 9)
Questão 4 (2,0 pontos): As atividades de comércio e a necessidade de interação com outras localidades revelam a importância do transporte de mercadorias e pessoas no desenvolvimento de uma região. À medida que os meios de transporte se ampliam, toda a estrutura da economia se modifica, com tendência de melhoria do padrão de vida da população. Descreva a forma pela qual os maios de transportes podem influenciar a economia de uma região:
Resposta: A utilização racional dos meios de transportes oferecida a preços razoáveis, influi significativamente na competitividade dos produtos comercializados, e contribui para aumentar as economias de escala na produção, reduzindo os preços dos produtos em geral.
Quando o transporte é barato e de alta qualidade, ele incentiva a concorrência direta e indireta, disponibilizando produtos em mercados que normalmente não teriam condições de arcar com os custos do transporte. Assim, com a penetração em mercados geralmente inacessíveis, é possível aumentar as vendas de outros produtos. 
Ampliando os mercados é possível ter custos mais baixos de produção. Aumentando o volume distribuído nesses mercados, viabiliza-se uma utilização mais intensiva das instalações de produção, o que normalmente é acompanhado pela especialização da força de trabalho. Além disso, o transporte barato permite igualmente desacoplar os mercados dos pontos de produção, proporcionando um alto grau de liberdade na seleção dos pontos de produção a fim de que se possa localizá-la onde quer que exista vantagem geográfica. (AULA 11)
Questão 5 (2,0 pontos): O novo paradigma do gerenciamento integrado da cadeia de suprimentos permite a coordenação e o gerenciamento sistêmicos dos fluxos de informação e de matérias-primas entre o fornecedor e o usuário. Existe uma lógica de otimização vinculando cada etapa do processo à medida que as matérias-primas e os produtos avançam em direção ao cliente. A meta de maximizar o serviço ao consumidor, minimizando custos e reduzindo ativos alocados ao canal logístico, que é o foco do gerenciamento da cadeia de suprimentos, é de difícil implementação nas empresas convencionais devido à sua organização e divisão de responsabilidades por funções. As funções, tais como, por exemplo, a de compras, a produção, a distribuição, e a de vendas têm seus orçamentos a serem cumpridos, mas sua gerencia, ciosa da área de influencia, encara sua área funcional como seu “território” e preocupa-se apenas com as atividades da função, num modus operandi dificilmente integrado na criação de resultados lucrativos. Assim, cada área funcional procura controlar os recursos consumidos em si mesma, como se este fosse o grande objetivo a ser atingido, e não um resultado lucrativo para a organização como um todo. Existem vários problemas que são criados no contexto das organizações convencionais, que impedem ou dificultam a implementação bem-sucedida de um planejamento logístico integrado. Descreva dois desses problemas:
Resposta: O primeiro deles é o fato de que os estoques aumentam nas fronteiras funcionais. Istoocorre porque há uma tendência por parte das funções em otimizar o custo por unidade, seja comprando em maior quantidade, seja fabricando em grandes lotes. Em ambos os casos acabam gerando estoques desnecessários, que produzem encargos financeiros sob a forma de custos de capital de giro e outros, nas fronteiras da organização e entre as organizações, fazendo com que as atividades à montante não tenham uma visão clara da demanda real à jusante.
	Outro problema, que está relacionado à questão anterior, é o fato de que os custos do canal não são transparentes, o que significa que os custos relativos aos fluxos de matéria-prima entre áreas funcionais não são fáceis de medir. Isto impede que sejam avaliados corretamente os custos reais de atender a diferentes clientes, com um mix variado de produtos. Este problema decorre do fato das organizações convencionais conseguem apenas identificar custos em termos funcionais, mesmo assim num nível de agregação elevado. 
	Existe ainda o fato de que as fronteiras funcionais impedem o gerenciamento dos processos. Os processos de atendimento da demanda do consumidor têm início com a entrada dos suprimentos ou matérias-primas, e prossegue por meio das operações de manufatura ou montagem, até a distribuição ao cliente. A melhor maneira de gerenciar este processo é por intermédio de um sistema completo. (AULA 8)

Outros materiais

Outros materiais