Buscar

3 AVA Ensino Aprend Lit Sala Aula 5 6 x

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3 - Ensino Aprend Lit Sala Aula
4ª ACQF
QUESTÃO 1 
Existem várias possibilidades de se abordar as formas literárias na escola para que, no processo de aprendizagem, encontremos a fruição da arte e dos conhecimentos herdados da cultura letrada. A respeito desse encontro entre a Arte e a Educação, podemos afirmar que:
	
	A arte propicia somente o desenvolvimento motor do aluno, não permitindo-lhe que amplie seu conhecimento de mundo, a percepção dos espaços naturais e a extensão das relações humanas e sociais.
	
	Esta fusão continua sendo um espaço privilegiado para o diálogo. Os filósofos, críticos de arte e educadores nos mostram que a educação, a literatura, as artes plásticas, músicas são práticas sociais cujas forças de liberdade levam a um contínuo aprender a ver, fazer e a ser.
	
	Os críticos de arte e os educadores têm nos levado a compreender que, ao se entretecerem as cores, formas, movimentos, sons, sentidos, valores e saberes culturais e científicos, a criação, representação e significação da realidade não se complementam.
	
	A concepção do belo na arte não varia em tempo e lugar. Os conceitos de arte se estabelecem em um contexto mais amplo, mais complexo. Em um mesmo tempo não encontramos diferentes formas de perceber os objetos, a realidade, o mundo.
	
	Arte e educação não se interagem, mesmo estando no mesmo campo. São duas forças naturais que podem convergir para que, na adaptação ao meio e em sua transformação, a identidade cultural do homem e a natureza se distanciem.
4ª ACQF
QUESTÃO 2 
Você, como educador, precisa estar ciente dos objetivos a serem alcançados quando trabalha a língua estrangeira. Sendo assim, ao final do 9º ano do ensino fundamental, seu aluno deverá ser capaz de:
 I- Saber identificar línguas estrangeiras e perceber que vive num mundo plurilíngue.
II- Ser proficiente nas quatros habilidades: ler, ouvir, escrever e falar.
III- Ampliar suas possibilidades de se comunicar com o mundo de forma efetiva.
IV- Ler fluentemente os mais variados tipos de textos e saber identificar o gênero textual que ele representa.
V- Interagir em campos como o político, o comercial, o científico e o cultural.
 Estão corretas as afirmativas: 
	
	Todas estão corretas.
	
	I, III e V, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I e V, apenas.
	
	III, apenas.
5ª ACQF
QUESTÃO 1 
Leia as informações estudadas sobre a literatura no Ensino Médio.
I- Adotar um livro didático de Língua e Literatura é uma decisão que interfere na escolha metodológica para o ensino da leitura e da escrita. Assim, é prudente saber se existe uma compatibilidade entre os objetivos da escolarização da arte e da literatura nos PCNEM e a indicação do manual de Língua e de Literatura.
II- No Ensino Médio a escolarização da literatura relaciona-se a outras instâncias, que vão desde o espaço dos livros na sala ou na biblioteca, à seleção dos títulos oferecidos nos processos seletivos para ingresso em universidades e o tempo dedicado a certos rituais semanais do contato com o livro didático adotado para a série.
III- No Ensino Médio, é possível ampliar o desejo dos jovens que leem por prazer, pois já se habituaram ao universo da liberdade da linguagem literária e com ele se identifica como um ser de linguagem em liberdade.
IV- Os métodos adotados precisam ser variados, pois há valores e princípios educacionais dos quais a escola de hoje não pode abrir mão: identidade pessoal e cultural, autonomia, socialização, interação, pensamento crítico, criativo e humanista.
 Estão corretas as informações contidas em:
	
	II – III.
	
	I – II – III. 
	
	I – III – IV. 
	
	I – II – III – IV. 
	
	II – III – IV. 
5ª ACQA
QUESTÃO 1 
As mudanças nos modos de ver a educação foram possíveis em decorrência de fatores sociais, políticos, econômicos e da intervenção de educadores, sempre atentos à organização do espaço escolar, num processo de conscientização para o trabalho colaborativo. A  escolarização deve consistir em uma solidária e interessada aproximação do que é e do que pode ser, do antigo e do novo, do perto e do distante, do individual e do coletivo, do particular e do universal, sempre em benefício da formação do aluno.
De acordo com este parágrafo, escreva a definição de escolarização e o que se trabalha neste processo.
Resposta:
Define-se escolarização como processo pelo qual passa todo o saber difundido na escola, submetendo-se a uma organização escola que o caracteriza e o veicula em benefício do grupo de alunos.
Ordenação de tarefas e ações, procedimentos formalizados de ensino, tratamento peculiar dos saberes pela seleção, e consequente exclusão, de conteúdos, pela ordenação e sequenciação desses conteúdos, pelo modo de ensinar e de fazer aprender esses conteúdos é o que se trabalha no processo de escolarização. Processo esse, caracterizados como inevitável, posto que “é da essência mesma da escola, é o processo que a institui e que a constitui.”
6ª ACQF
QUESTÃO 1 
A seguir, você encontrará afirmativas que dizem respeito ao uso das artes no ensino da literatura. Analise cada uma delas e use (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS.
(    ) A literatura é uma forma de arte e, como tal, é possível imaginar a plena interação entre estas duas entidades. O escritor, assim como o pintor, o músico, o ator, o escultor, e outros praticantes da arte, podem contribuir para a difusão do pensamento, da criatividade e de uma forma de aprender mais prazerosa e eficiente.
(    ) Ensinar literatura com a participação da arte é promover um estudo de alta sensibilidade, portanto, atrai o aluno, e isso é muito importante porque a literatura, muitas vezes, é vista como uma disciplina desestimulante, que exige leitura de romances, textos, etc., que nem sempre falam a mesma linguagem do aluno de hoje.
(    ) O incentivo ao uso das artes nas aulas de literatura levam os alunos a perceberem que literatura é outra disciplina escolar, com aulas teóricas, leituras determinadas pelo professor, provas, notas, etc. As outras formas artísticas não entrariam como suporte para um diferente gerenciamento das aulas de literatura.
(    ) É quase certo que os alunos gostam, sim, de ler, mas a inovação dessas leituras e um jeito particular de apresentar os autores e suas obras dão bastante resultado, pois as artes despertam sonhos nunca antes imaginados e são capazes de abrir  novos caminhos.
 Marque a alternativa correta:
	
	V – V – V – F 
	
	F – F – F – V 
	
	V – V – F – V 
	
	F – V – F – V 
	
	V – F – V – V 
6ª ACQF
QUESTÃO 2 
Os autores e as obras para o ensino de literatura em língua inglesa no ensino médio devem ser bem escolhidos, de forma que sejam  representativos, e que possam transmitir o verdadeiro valor dessa literatura tão rica e exponencial. Assim, o professor precisa saber escolher bem os textos, considerando a questão do tempo, a disposição e o nível dos alunos.
 Assinale a afirmativa CORRETA, segundo o posicionamento de Holden a respeito dessa afirmativa:
	
	Ela ressalta que as formas mais adequadas e produtivas de textos para o ensino de literatura são os longos e com muitas palavras desconhecidas, para motivar os alunos à criatividade.
	
	Holden salienta a questão de o aluno não entender todas as palavras de um texto. É o momento de o professor aplicar a técnica de leitura pelo contexto, procurando mostrar ao aluno que ele não é capaz de ler e compreender sem conhecer todas as palavras sem a utilização do dicionário.
	
	Sobre a interdisciplinaridade, acha que não pode acontecer de forma produtiva nas aulas de literatura. As abordagens usadas nas outras aulas não são inteiramente aplicáveis nas aulas do idioma inglês.
	
	Ela diz que não há lugar para textos que combinam idioma e criatividade de maneiras diferentes em que o foco está na imaginação e autoexpressão. Não há satisfação em ler um texto “real” , mas que não seja possível ao aluno entender todas as palavras que há nele.Ela demonstra a sua preocupação com os textos a serem trabalhados na sala de aula, defendendo trechos apropriados de literatura na língua inglesa como uma forma de adequar o material com o nível dos alunos. Ela aborda, ainda, o uso de textos originais para se levar para a sala de aula.
7ª ACQF
QUESTÃO 1 
Sobre a arte no ensino de literatura, é INCORRETO afirmar que:
	
	Segundo Mckay, a seleção da obra a ser utilizada constitui-se apenas na ação pedagógica inicial que desencadeará o processo ensino-aprendizagem almejado. Selecionar um texto é apenas o primeiro passo. É preciso que o professor programe a aula, para que os bons resultados venham à tona.
	
	A literatura em língua inglesa não abrange a todos os escritores dos variados países onde se fala o inglês como língua oficial, portanto, os autores e as obras para o ensino de literatura em língua inglesa no ensino médio não devem ser representativos, mas precisam transmitir o verdadeiro valor dessa literatura rica e exponencial.
	
	Holden ressalta que as formas mais adequadas e produtivas de textos para o ensino de literatura são os curtos e sem muitas palavras desconhecidas, abordando assuntos e ideias que possam motivar os alunos.
	
	A preocupação com o nível do texto literário é destacada, bem como de qualquer outro gênero, pois textos ininteligíveis produzirão poucos benefícios culturais e linguísticos aos aprendizes. Assim, dosar o nível é absolutamente prudente.
	
	A interdisciplinaridade deve acontecer de forma produtiva nas aulas de literatura, perfazendo um ciclo de interações positivas para o aprendizado de línguas.

Outros materiais