Buscar

Artigo Auditoria.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2
RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO
Auditoria independente
Silas Henrique Santos Soares
Ayanna Lucia Pires de Araújo Telles - Orientadora
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB-0117) – Modulo 8
09/05/2016
 
Resumo:
 Todo processo de Auditoria foi executado de acordo com as NBC TA, e os documentos solicitados foram apresentados e conferidos com o balanço patrimonial e as demonstrações contábeis, foram examinadas as notas e cupons fiscais de todos os produtos de compra e venda, e o confronto com os livros Razão e Diário e os lançamentos em razonetes. As contas de caixa e bancos foram examinadas, conferidas e ajustadas conforme caixa e extratos de lançamentos. 
1. Introdução 
	Este paper objetiva apresentar o processo de auditoria contábil e utilização das Normas Técnicas em sua elaboração, detalhando os procedimentos realizados e as análises das demonstrações contábeis realizadas.
	É de grande relevância, a observação e reestruturação das demonstrações, para uma perfeita análise e sucessivamente a execução de auditoria com perfeição.
2. Relatório de Análise das Demonstrações Contábeis
 Após a Análise das demonstrações contábeis, as quais foram confrontadas com todos os documentos solicitados, e apresentados pela diretoria, sendo observados falhas ou erros nos lançamentos contábeis que acusaram divergências desses documentos. 
3. Relatório das Divergências Encontradas na Contabilidade
 Foram lançados valores de vendas sem as devidas notas fiscais, a contabilidade deverá descontinuar o lançamento de contas que inexistam fatos geradores, há divergências na conta de estoque, também foi verificado inconsistências de valores apresentados nas obrigações tributárias e trabalhistas, onde deverá ser reestruturado o setor de apuração.
4. Relatório dos Auditores Independentes
Examinamos as demonstrações contábeis da DISTRIBUIDORA DE GÁS K & N LTDA, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2014 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o período findo nessa data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e as demais notas explicativas.
Responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis 
A Administração da DISTRIBUIDORA DE GÁS K & N. é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis consolidadas livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Responsabilidade dos auditores independentes 
Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis consolidadas. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e a adequada apresentação das demonstrações contábeis da DISTRIBUIDORA DE GÁS K & N LTDA. para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para expressar uma opinião sobre a eficácia dos controles internos da DISTRIBUIDORA DE GÁS K & N LTDA. Uma auditoria inclui também a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela Administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis consolidadas tomadas em conjunto. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.
Opinião
Base para a opinião com ressalva sobre as demonstrações contábeis 
Conforme apresentado no relatório de analise das demonstrações contábeis, a empresa possui divergências nas apurações das obrigações tributárias e trabalhistas, além das contas de estoque e livro diário.
Opinião com ressalva sobre as demonstrações financeiras individuais
Exceto pelos efeitos dos assuntos descritos nos parágrafos Base para opinião com ressalva sobre as demonstrações contábeis, essas demonstrações financeiras referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empesa em 31 de dezembro de 2014, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.
CONCLUSÃO
 
 Em Auditoria realizada na empresa DISTRIBUIDORA DE GÁS K & N LTDA, concluímos que a mesma tem um bom desempenho financeiro, após as análises realizadas nas contas de resultado e patrimônio líquido. Entretanto há uma necessidade de distribuição de atividades e setores para sanar as falhas e erros provenientes da má qualidade nas informações.
REFERÊNCIAS
http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/NBC_TA_AUDITORIA.pdf. acessado em: 09 de maio 2016
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/lisPublicacoes.php?codCat=2 acessado em: 09 de maio de 2016

Outros materiais