Buscar

Sursis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo de Direito Penal. – Prova: 06/06/1016
Gabriel Camargo Martins
Matéria da prova: SURSIS, Ação penal e Prescrição.
SURSIS: 
Conceito: É um beneficio concedido ao condenado que consiste na suspensão da execução da pena privativa de liberdade mediante certas condições e por determinado período de tempo. Sua finalidade e não levar a prisão condenado não reincidente que recebeu uma pena de curta duração.
Trata-se de um instituto de Política Criminal, tendo por fim a suspensão da execução da pena privativa de liberdade, evitando o recolhimento ao cárcere do condenado não reincidente, cuja pena não é superior a dois anos (ou quatro se septuagenário ou enfermo), sob determinadas condições fixadas pelo juiz, bem como dentro de um período de prova pré-definido.
Direito subjetivo ou faculdade do juiz?
Trata-se de uma avaliação subjetiva do réu pelo juiz que irá conceder ou não, mas deve fazê-lo justificando e fundamentando sua decisão.
Art. 157. O Juiz ou Tribunal, na sentença que aplicar pena privativa de liberdade, na situação determinada no artigo anterior, deverá pronunciar-se, motivadamente, sobre a suspensão condicional, quer a conceda, quer a denegue.
Requisitos: Artigo 77 do CP.
Objetivos: Não reincidência em crime doloso / circunstâncias judiciais favoráveis (ART 59 CP)
Subjetivos: Só caberá em penas privativas de liberdade / A pena deve ser igual ou inferior a 2 anos ou 4 no sursis etário ou humanitário / impossibilidade de substituição por pena privativa de direito.
Espécies:
Simples: ART 78 §78. No SURSIS simples, o condenado, no primeiro ano de prova, deverá prestar serviços a comunidade ou submeter-se a limitações de fim de semana. Período de prova de 2 a 4 anos.
Especial: Neste caso, se condenado tiver reparado o dano, ou provado a impossibilidade de o faze-lo, e as condições d artigo 59 lhe forem todas favoráveis, o juiz pode substituir as hipóteses citadas acima por: (2 a 4)
- Proibição de frequentar determinados lugares;
- Proibição de ausentar-se da comarca onde reside;
- Deve comparecer no juízo mensalmente para informar e justificar suas atividades.
Além dessas condições, o juiz pode impor outras, nos termos do artigo 79 do CP.
Etário: Concedido aos maiores de 70 anos de idade, que tenham sido condenados a uma pena restritiva de liberdade que seja menor ou igual a 4 anos; o período de prova é de 4 a 6 anos. 
Humanitário: Pode ser concedida a suspensão aos condenados a uma pena restritiva de liberdade igual ou inferir a 4 anos desde que razões de saúde a justifiquem. Período de prova de 4 a 6 anos.
Quando se inicia o período de prova?
O período de prova inicia-se após o transito em julgado da sentença, a partir da audiência admonitória.
Revogação:
Obrigatória: ART 81 CP. A suspensão será revogada se no curso do prazo, o beneficiário:
- E condenado em sentença irrecorrível por crime doloso.
- Frustra, embora solvente, a execução da pena de multa ou não efetua, sem motivo, a reparação de dano.
- Descumpre a condição do § 1º ART 78.
Subjetiva ou Facultativa: 
- Descumprimento de qualquer outra condição imposta.
- Condenação irrecorrível por crime culposo ou por contravenção penal, a pena privativa de liberdade ou restritiva de direito.
Prorrogação automática do SURSIS:
Se o beneficiário está sendo processado por outro crime ou contravenção, considera-se prorrogado o prazo da suspensão até o julgamento definitivo.
Caso a notícia do outro processo surgir após o término de período de prova, sem que ainda tenha sido declarada a extinção da pena, o julgador poderá determinar a prorrogação, e o beneficiário não terá direito subjetivo a extinção.
Cumprimento das condições:
Expirando o prazo, sem que tenha havido a revogação do benefício, será considerada extinta a pena privativa de liberdade.
Diferença entre SURSIS e suspenção condicional do processo.
Diferente do SURSIS onde o agente foi condenado, e a concessão do mesmo só ocorre após o momento em que a sentença transita em julgado na audiência admonitória, na suspensão condicional do processo, que é aplicada em casos que a pena cominada seja inferior a um ano, o juiz somente recebe a denúncia, sendo que os demais atos do processo ficarão suspensos.
O beneficiário do SURSIS, após o período de prova, não apaga seus dados criminais, podendo os mesmos serem usados para caracterizar reincidência ou maus antecedentes. Na suspensão condicional do processo, após cumpridas as condições que concederam a sua aplicação, o juiz declarará a extinção da punibilidade, não servindo para reincidência e nem maus antecedentes.

Outros materiais