Buscar

Gabarito da AP1 de Gestão da Interface Empresa x Sociedade 2015 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2015/1º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo de Melo Neto
Gabarito
Questão 01 - O capitalismo chegou a uma nova etapa. Seu modelo tradicional, de espoliação, de propaganda enganosa, de maquiagem de produtos, de estímulo ao consumo desenfreado, de gerador de desigualdades crescentes e de apologia incomum às virtudes do mercado, esgotou-se. Atingiu seu limite. Seu fim já está declarado. 
O novo capitalismo tem uma forte vertente socioambiental, pois utiliza os investimentos em ações sustentáveis como estratégia de negócio e fator de vantagem competitiva da empresa. As empresas que vinculam suas ações socioambientais às suas estratégias empresariais reforçam suas marcas, posicionam-se melhor em seus mercados, diferenciam-se dos seus concorrentes, motivam seus empregados e parceiros, ganham espaço na mídia, conquistam e fidelizam clientes, conseguem a simpatia do público, obtém a adesão e o apoio dos seus acionistas e estreitam seus relacionamentos com o governo e a sociedade.
A era do capitalismo criativo também pode ser denominada era do capitalismo responsável ou sustentável. Isso porque não deve prevalecer a ideia do negocio em si, a primazia do lucro em detrimento de outros fatores, como a preservação do meio ambiente, o bom relacionamento com a comunidade, a ética, a boa imagem, o respeito e a admiração dos clientes, a satisfação dos acionistas, o atendimento das necessidades dos empregados, a aprovação de toda a sociedade e a colaboração com o governo. (pags. 8/9)
Questão 02 - A base da pirâmide é constituída pelas classes mais pobres (classes C, D e E), as menos favorecidas. 
O livro “A riqueza na base da pirâmide”, de C. K. Prahalad, mostra todo o potencial dos mercados de baixa renda, situados em países pobres e de grande população, e as imensas oportunidades empreendedoras representadas por bilhões de pessoas. É possível criar, a partir de ações do setor privado, meios para reduzir os problemas crônicos da pobreza e da desigualdade social, sem necessariamente esquecer os objetivos corporativos da obtenção de resultados e de sobrevivência empresarial.
Para o professor Edmund Phelps, não existe desenvolvimento sem inclusão. A entrada no mercado de membros das classes C, D e E (de menor poder aquisitivo) é um exemplo típico de desenvolvimento com inclusão. As empresas que incentivam o consumo e geram emprego para essas classes são socialmente responsáveis porque promovem tal inclusão e adotam como paradigma o capitalismo criativo” (pags. 11/13)
Questão 03 - Hoje, a questão ambiental é de vital importância para o sucesso de qualquer negócio.
	A empresa que causa danos ao meio ambiente, cujos produtos são nocivos à saúde das pessoas, e que não adota práticas sustentáveis tem a sua imagem deteriorada, perde mercado e clientes.
	A sustentabilidade não é apenas a do negócio, é também a promoção da sustentabilidade local e regional, cuja tarefa a empresa deve repartir com o governo e demais parceiros. Daí a dimensão estratégica empresarial da questão ambiental. (pag. 73)
Questão 04 - O empreendedorismo social consiste na aplicação de técnicas empresariais para se alcançar fins sociais. A princípio, é uma iniciativa não-lucrativa, pois esse não é o seu objetivo, mas para gerar recursos para o seu funcionamento é necessário o implemento de ações de empoderamento que gerem rendimentos.
Limitando-se às iniciativas não-lucrativas, o empreendimento não tem as características de empreendedorismo: torna-se uma expressão do assistencialismo, filantropismo.
Ao contrário, as iniciativas empreendedoras integram pessoas, fortalecem a autoestima, criam e desenvolvem comunidades, geram emprego e renda, desenvolvem capacidades e habilidade e, consequentemente, promovem sustentabilidade e autossustentabilidade. (pags. 97/98)
Questão 05 - A sociedade também desempenha o seu papel de agente do desenvolvimento sustentável local. Isso ocorre quando os próprios membros da comunidade se organizam em pequenas cooperativas, criam ONGs locais e desenvolvem negócios sociais próprios.
	Esses negócios são, muitas vezes, fomentados pelas próprias empresas atuantes na região, que se valem de conhecimentos, capacidades e habilidades dos membros das comunidades para dar suporte aos seus programas e projetos, e há casos de empresas que fomentam a criação de pequenas empresas locais, integrando-as as suas cadeias produtivas, como fornecedoras de insumos.
	A maior contribuição para o desenvolvimento dos negócios sociais, de base local e comunitária, veio das empresas, que, inclusive, capacitaram as comunidades para a prática da gestão sustentável de seus empreendimentos.
	A comunidade aprendeu com as empresas como propor e encaminhar soluções inovadoras para os seus problemas sociais emergentes. Era o aporte de uma visão de gestão profissional até então distante e totalmente estranha e desconhecida das comunidades locais.
	É nesse contexto que emergiram as primeiras organizações da sociedade civil – as ONGs – com seus projetos e empreendimentos inovadores. (pags. 168/169)

Outros materiais