Buscar

GABARITO AD2 macro 2012.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO
Avaliação a Distância – AD2 
Período - 2012/1º
Disciplina: Análise Macroeconômica 
Coordenador: Cleber Barbosa
Questão 1.
Política cambial representa a intervenção da equipe econômica do governo no mercado de oferta e demanda por divisas. A intenção é a de atingir algum propósito de natureza macroeconômica.Como a política cambial pode ser utilizada para conter a inflação?
Resposta: A valorização cambial conduz a uma queda de preços dos produtos importados em moeda local. Como o índice de preços contem em sua cesta produtos importados, bem como parte dos produtos nacionais utiliza insumos estrangeiros, o preço desses caem. Assim, o índice de inflação tende a diminuir com a política de valorização cambial.
Questão 2.
Considere o Fluxo Circular da Renda e do Produto de uma economia. Descreva como se dá o fluxo nominal de rendas. Comece por mencionar as unidades produtivas dirigindo-se ao mercado de fatores até retornar às unidades produtivas. 
Resposta: A empresa paga salários, juros, alugueis e lucros às famílias quando vai ao mercado de fatores buscar seus fatores de produção. Esses últimos são recursos das famílias que de posse dessa renda vai ao mercado de bens e serviços para adquiri-los, o que constitui a receita da empresas (unidades produtivas).
Questão 3.
O modelo Keynesiano de determinação do nível de produto é basicamente de curto prazo. Nele supõe-se que um aumento da demanda leva ao aumento da oferta das empresas sem que haja variação de preços. Qual argumentação ou hipótese pode ser apresentada para que haja um aumento da demanda sem que as empresas venham a remarcar seus preços? Pesquise nos livros (ou internet )que tratam das hipóteses do modelo keynesiano simplificado (básico) de determinação do produto, emprego e juros.
Resposta: A hipótese é a de alta ociosidade de recursos para as empresas. A capacidade ociosa implica dizer que a empresa pode aumentar sua produção utilizando dos seus recursos disponíveis, mas não empregados. 
Questao 4.
 Um empresário quer investir na ampliação de sua capacidade produtiva, mas a taxa nominal de juros está em 30% a.a. A expectativa desse empresário é que os preços dos produtos de sua empresa devam crescer 40%, enquanto a inflação atingirá o patamar de 25%. Para ele, essa taxa nominal de juros é estimulante para “pegar” dinheiro no mercado e, assim, fazer tais investimentos? Brevemente aponte o porquê da sua resposta.
Resposta: 
A taxa de juros relevante para a decisão de investir é a real. Teoricamente, a real é o resultado da subtração entre a taxa nominal e a inflação. No entanto, se o empresário tem a expectativa de quanto irá elevar o preço do bem, objeto de seu negócio, a elevação desse preço passa a ser a base para estimar a sua taxa real de juros. Portanto, a real passa a ser a taxa nominal menos a taxa de aumento de preço de seu produto. No caso:
Real = tx nominal – expectativa de aumento de preço
Real = 30% - 40% = -10%
Portanto, a taxa real de juros é negativa, o que faz um excelente efetuar os investimentos para aumentar o seu potencial de produção.
Questão 5
Em economia, como se converte uma variável nominal em variável real? Obs. O respondente pode utilizar a variável PIB para exemplificar sua resposta. 
Resposta: A variável real é a nominal dividida pelo índice de preços. O PIB real é o PIBnominal dividido pelo índice de preços ou pelos preços que vigoraram em determinado momento.

Outros materiais