Buscar

cho gababrito 2011 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2011/2º
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
Coordenador: Silvestre 
ALUNO: MATR:
	
Boa Prova!!!
Gabarito
Questão- 01
 RESPOSTA
As teorias de processo procuram explicar como funciona a motivação. Os exemplos são a Teoria da Expectativa de Vroom, a Teoria da Equidade e a Teoria Behaviorista. As Teoria s de Conteúdo procuram explicar quais fatores motivam, as pessoas. Os exemplos são a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland.
Questão -02
RESPOSTA
Os tipos de personalidade são categorias de pessoas com características similares.
Um traço de personalidade é uma característica que distingue uma pessoa de outra em função de sua maior ou menor incidência na personalidade em análise ou estudo.
No entanto, muitos traços são redundantes e similares, por isso os estudiosos propuseram o estabelecimento de fatores de personalidade. Esses fatores são a reunião de vários traços que podem ser correlacionados. Os traços e tipos de personalidade nos permitem comparar uma pessoa com outra e esta forma de estudar o assunto recebeu o nome de abordagem nomotética. Para fundamentar essa abordagem, grupos de indivíduos são estudados e realizam testes de personalidade, e as pessoas (ou melhor, os seus resultados nos testes), são comparadas. A maioria dos estudiosos prefere esta abordagem.
Questão -03
RESPOSTA
A pesquisa motivacional é o campo do conhecimento que lida com as razões de ordem comportamental que levam as pessoas a agir. Os especialistas em marketing e propaganda utilizam esse tipo de pesquisa para descobrir como motivar as pessoas a consumir diferentes produtos ou votar em determinados candidatos a postos eletivos. Em termos genéricos, a palavra motivação abrange as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. No entanto, as pessoas também se motivam para fazer coisas que vão na direção oposta à desejada pela empresa, como greves, sabotagens ou invasões de fábricas. Por causa disso, o estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dada a importância de entender e, se possível, manejar as causas ou os fatores que podem causar o estado de disposição para realizar tarefas, ou não.
Questão -04
RESPOSTA
A conclusão de Sievers é de que as teorias motivacionais apresentam as seguintes ressalvas:
- os conceitos de motivo e motivação apóiam-se em aspectos psíquicos e biológicos, ou seja, fazem parte tanto do mundo quanto exterior do ser humano, agindo em seu comportamento;
- num contexto administrativo e teórico-organizacional, a motivação foi transformada em um instrumento de manipulação dos empregados pelos empregadores, através do qual estes induzem aqueles a determinadas atitudes;
- as teorias motivacionais estão direcionadas para o comportamento organizacional, perdendo o conceito do homem, com sua individualidade, passando a valorizar as organizações. As organizações agem sobre os indivíduos com o propósito de obter resultados;
- considerando que o objetivo principal das organizações é o aumento de eficiência no trabalho, será mais facilmente atingido se os indivíduos estiverem com um alto nível de motivação, e forem gratificados pelo desempenho. As pessoas são consideradas como um fator concreto do processo de produção, sendo classificadas como recursos humanos.
Questão- 05
RESPOSTA
Segundo Giannetti (2005), sempre que se abre mão de alguma coisa no presente em prol de alguma coisa no futuro, assume-se uma posição credora. E toda vez que se abre mão de alguma coisa no futuro para desfrutar de alguma coisa no presente, assume-se uma posição devedora. Acredita-se que os colaboradores de um líder são pessoas credoras dos ideais deste, pois acreditam, sem parcimônia, que seus sacrifícios presentes lhe renderão benefícios ou vantagens futuras. Esse crédito é o termo de troca entre presente e futuro e dá subsídios para a influência exercida dos líderes sobre os seus seguidores. Liderança não significa posição, privilégios, títulos ou dinheiro, mas, sim, responsabilidade. Por serem bastante visíveis, antes de tudo, os líderes se constituem exemplos para os seus seguidores. Os líderes podem reunir a energia das pessoas através de intervenções diretas ou indiretas, ajustando o sistema para que elas sejam ativas na ação do que precisa ser feito.
Questão- 06
RESPOSTA
Em geral as pessoas consideram o trabalho um “mal necessário” e um sacrifício que deve ser realizado para se atingir os objetivos pessoais. Mas o trabalho não precisa ser considerado assim. Se os chefes forem líderes verdadeiros, se as regras forem consideradas adequadas e se o controle for natural, a eficiência poderá ser obtida sem sofrimento e o trabalho será considerado agradável e atraente. Como desfazer essa visão negativa das empresas com quatro problemas crônicos? Onde há pouca confiança, o líder deve se concentrar em modelar a integridade para gerar confiança. Onde não há visão ou valores comuns, ele se concentra em descobrir caminhos para criar uma visão e um conjunto de valores comuns. Onde há desalinhamento, ele se concentra em alinhar objetivos, estruturas, sistemas e processos para incentivar e alimentar o fortalecimento das pessoas e da cultura de forma a atender a visão e os valores. Onde há enfraquecimento, o líder deve se concentrar em fortalecer (empowering) as pessoas e as equipes em termos de projeto ou cargo.
Questão -07 
RESPOSTA
PROATIVIDADE é a qualidade que as pessoas têm de se antecipar aos problemas ou ações positivas e negativas. O contrário de proatividade é REATIVIDADE que é a característica de quem só age depois de ter recebido um incentivo ou ordem para tal. A maioria das pessoas reage às ordens emanadas pelos chefes e líderes, quando o melhor seria que se antecipassem e procurassem agir antes que fossem “mandadas” ou encaminhadas a uma determinada ação. Se os trabalhadores forem sempre proativos, o trabalho fluirá com facilidade e com menos stress do que acontece nas empresas quando as pessoas apenas reagem às ordens e decisões de seus chefes e líderes.
Questão- 08
RESPOSTA
A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios (Filion, 1999). Timmons (1994), definiu o empreendedor como "alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso". A essência do empreendedorismo sempre relacionou-se à criação de uma nova forma de uso dos recursos, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações (Filion, 1999). O canadense Louis Jacques Filion, autor de uma teoria visionária sobre empreendedorismo, ampliou o âmbito de ação do empreendedor ao perceber que “o empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões” (Filion, 1991). Essas três concepções talvez possam sintetizar as centenas que existem nesse campo de estudo em que, praticamente, não há consensos estabelecidos. Mas, se existem divergências ou diferentes formas de conceituar, todas têm em comum a preocupação de estudar alguém que cria uma empresa ou gera riquezas materiais. 
Questão-09 
RESPOSTA
A negociação apresenta as seguintes características principais: 
1. Pelo menos duas partes devem estar envolvidas;
2. As partes envolvidas apresentam conflito de interesses arespeito de um ou mais tópicos; 
3. As partes concordam em se dedicar a algum tipo especial de relacionamento voluntário; 
4. A atividade desenvolvida neste relacionamento avalia a divisão ou troca de um ou mais recursos específicos ou a resolução de um ou mais assuntos de interesse comum entre as partes ou entre aqueles que elas representam;
5. A atividade é seqüencial e não simultânea. Uma das partes apresenta suas propostas e a outra avalia e, em seguida, trocam de posição.
Questão -10
RESPOSTA
A resposta é pessoal e deve mostrar os conhecimentos adquiridos e a sua relação com a prática profissional.
Orientações para prova:
Não será permitido o uso de consulta a qualquer material. As provas devem ser escritas com caneta esferográfica azul ou preta. Respostas escritas a lápis serão consideradas nulas.

Outros materiais