Buscar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307374651)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desempenho organizacional da empresa Persinex Ltda. depende cada vez mais de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) bem estruturado, com capacidade de processamento de informações e de dados, a fim de garantir sua efetiva utilidade aos diversos processos administrativos. Para administração da empresa, o SIG é particularmente importante em virtude de:
		
	
	Possibilitar a avaliação das informações e dos dados inerentes à horizontalização e verticalização estratégicas da empresa.
	
	Determinar o fechamento dos dados e das informações específicas dos balanços patrimoniais da empresa a tempo de serem avaliados gerencialmente antes do processo de auditoria externa.
	
	Sugerir um redesenho organizacional que possibilite a melhor avaliação do seu potencial de crescimento, visando a um aumento de mercado.
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando a diminuição do quadro funcional da área de informática da empresa.
	 
	Ajudar a organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações da empresa, de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307500229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Clientes, Especialistas, Dados, informação e conhecimento foram conceitos estudados em aula. Assinale nas alternativas a seguir a única que é INCORRETA:
		
	
	Informação são dados que foram convertidos em contexto significativo e útil para os usuários.
	
	Clientes são os usuários finais de sistemas de informação
	
	Conhecimento Capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias;
	 
	Especialistas são pessoas que utilizam o sistema ou a informação que ele produz;
	
	Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a compreensão de determinado fato ou situação.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307500283)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Contudo, um sistema de informação não é composto apenas de computadores, trata-se de uma parte integrante de uma organização e é um produto de três componentes: tecnologia, organizações e pessoas. Não se pode entender ou usar sistemas de informações em empresas de forma eficiente se não existir o conhecimento de suas dimensões em termos de organização e de pessoas, assim como de suas dimensões técnicas.Um sistema de informação não é apenas um computador, para ser bem sucedido tem dimensões organizacional e humana, além dos componentes técnicos. Ele existe para responder as necessidades organizacionais, incluindo problemas apresentados pelo ambiente externo, criado por tendências políticas, demográficas, econômicas e sociais. Emrelação aos conceitos de Organizações, pessoas e tecnologias, indique nas alternativas a seguir aquela que apresenta o conceito correto:
		
	
	Organizações: usam as informações vindas de sistemas baseados em computadores, integrando-as no ambiente de trabalho. Elas também introduzem dados nesses sistemas, colocando-os diretamente no computador ou em um meio que o computador possa ler.
	 
	Pessoas; precisam construir sistemas de informação para atender as necessidades dos vários níveis de comando e para resolver problemas internos e externos, tais como mudanças em regulamentações governamentais ou em condições de mercado.
	
	Organizações: é o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para uso das pessoas.
	
	Pessoas: As organizações formais são compostas de vários níveis de especialidades e mão-de-obra, dentro da organização os funcionários ocupam posições diferentes com relação à responsabilidade e à autoridade, e as pessoas tem sempre que responder a alguém nela.
	 
	Tecnologia: Os sistemas de informação que são baseados em computadores usam alguma forma de tecnologia montada para entrada, processamento, saída e armazenamento de dados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308084154)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A World-Wide Web conhecida também como Web ou WWW) é, responsável pelas informações Mundiais sendo, a interface gráfica da Internet. Um sistema de informações estruturado e organizado de maneira a englobar todos às mídias(imagem, textos, áudio e vídeos) e os outros sistemas de informação disponíveis na Internet. O criador da World-Wide Web é:
		
	
	Bill Gates
	
	Pierry Levy
	
	Ted Nelson
	
	Steve jobs
	 
	Tim Berners-Lee
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307500213)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. A Teoria Geral de Sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica. Um Sistema Abrange: A função: supre as necessidades do meio ambiente; A estrutura: concretiza as funções e é formada por: ¿ entradas; ¿ elementos transformadores (processo); ¿ relação entre os elementos transformadores; ¿ saídas. Assim a teoria de sistemas estuda :
		
	 
	a organização abstrata de fenômenos, dependendo de sua formação e configuração futura
	
	a organização concreta de fenômenos, dependendo de sua formação e configuração presente
	
	a organização abstrata de fenômenos, dependendo de sua formação e configuração passada
	 
	a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente
	
	a organização concreta de fenômenos, independente de sua formação e configuração futura
		
	1a Questão (Ref.: 201307500211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação as atividades básicas de processamento de informações assinale a alternativa correta:
		
	
	O processamento sempre funciona sem o feedback
	 
	O processamento utiliza os insumos no processo de transformação.
	
	Resultados são conseguidos independentemente do processo;
	
	Os insumos fornecem feedback ao resultado
	
	O controle é dispensável em um sistema;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307934543)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Hoje em dia toda organização, que queira competir com vantagem, necessita de sistemas de informação empresarial que satisfaçam as suas necessidades e que auxiliem com que esta se destaque das demais no mercado. Em relação as funções e aplicações de SI nas organizações podemos afirmar que um papel deles é:
		
	 
	Suporte na tomada de decisões;
	
	reduzir capacidade de operações;
	
	evitar a tomada de decisões;
	
	Aumentar custos;
	
	impedir a obtenção de participação no mercado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307992532)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você foi contratado como Gerente de Inovação da Cia do Perfume, empresa de varejo, especializada em perfumes femininos. Seu maior objetivo é promover a expansão do negócio no Estado. Com base nesse cenário faça as questões abaixo. 1) Pesquisadores, da área de tecnologia da informação advertem para o fato de que sistemas de informação computadorizados são mais vulneráveis a destruição, erros, mau uso e crime do que os sistemas manuais, em que a informação é geralmente guardada sob a forma de registros em papel. Analise as afirmativas a seguir, como formas possíveis de agregar segurança aos sistemas de informação computadorizados. I- Guardar todos os seus bancos de dados e seus respectivos backups em uma só localidade. II- Armazenar o Sistema na Nuvem com backups em tempo real para vários computadores remotos. III- Instalar sistemas de proteção contra vírus e hackers. IV- Desativar o sistema de criptografia de dados V. Qualquer venda realizada via comércio eletrônico deverá ser criptografada. Estão corretas somente as afirmativas.II, III e V
	 
	I, II e III.
	 
	I e V
	 
	II, III e IV
	 
	III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307581939)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por definição, podemos afirmar que Tecnologia da Informação é:
		
	
	Uma forma de obter informações de forma generalizada
	
	Uma parte do mecanismo que provem soluções sintetizadas
	
	O processamento de dados de uma determinada solução
	 
	Um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308084154)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A World-Wide Web conhecida também como Web ou WWW) é, responsável pelas informações Mundiais sendo, a interface gráfica da Internet. Um sistema de informações estruturado e organizado de maneira a englobar todos às mídias(imagem, textos, áudio e vídeos) e os outros sistemas de informação disponíveis na Internet. O criador da World-Wide Web é:
		
	
	Steve jobs
	
	Ted Nelson
	
	Pierry Levy
	
	Bill Gates
	 
	Tim Berners-Lee
	1a Questão (Ref.: 201308105697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Data Warehouse é um depósito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados. Considerando esse conceito, o que é um Data Mart?
		
	
	São transações OLTP que através de ETL criam os dados históricos do data warehouse.
	
	São transações de data mine que extraem dados históricos do data warehouse.
	
	São bancos de dados maiores que um data warehouse.
	 
	São como pequenas fatias de data warehouse, que armazenam subconjuntos de dados.
	
	É o mesmo que um data warehouse, apenas diferenciando-se porque o usuário não tem acesso direto ao banco de dados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307914769)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Buscando obter maior conectividade e velocidade de transmissão de dados, a empresa Alfa ¿ uma das maiores empresas citadas na internet pela Rede Contábil do país, implantou recentemente uma intranet. A respeito dessa implantação, é CORRETO afirmar que a empresa:
		
	
	gerou uma rede de comunicação que permite a troca de informações referentes a pedidos e dados financeiros com os seus fornecedores.
	
	implantou um servidor para conexão com outros servidores de internet, que dá a ela a possibilidade de obter processamento distribuído.
	 
	implantou uma rede local privativa, com funcionalidades similares à da internet, que dará suporte à comunicação, ao gerenciamento e ao planejamento dos seus negócios.
	
	criou uma rede de comunicação para realizar comércio eletrônico com seus clientes sem restrição de horário.
	
	criou uma rede de comunicação que permite a integração com sua cadeia de suprimentos, ao possibilitar a interconexão com fornecedores e clientes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307931739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todas as opções abaixo são referentes aos objetivos dos Sistemas de Informação, exceto:
		
	
	Melhor tomada de decisões
	
	Excelência Operacional
	
	Novos produtos e serviços
	 
	A atenção específica ao fator tecnológico da empresa
	
	Relacionamento estreito com o cliente
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307500213)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. A Teoria Geral de Sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica. Um Sistema Abrange: A função: supre as necessidades do meio ambiente; A estrutura: concretiza as funções e é formada por: ¿ entradas; ¿ elementos transformadores (processo); ¿ relação entre os elementos transformadores; ¿ saídas. Assim a teoria de sistemas estuda :
		
	 
	a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente
	
	a organização abstrata de fenômenos, dependendo de sua formação e configuração futura
	
	a organização abstrata de fenômenos, dependendo de sua formação e configuração passada
	
	a organização concreta de fenômenos, dependendo de sua formação e configuração presente
	
	a organização concreta de fenômenos, independente de sua formação e configuração futura
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308085696)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um exemplo de cadeia de suprimentos é o da Nike, que projeta, distribui e vende tênis, meias, roupas esportivas e acessórios. A Nike trabalha com fornecedores primários, que fabricam de maneira terceirizada os produtos já prontos para a Nike. Os fornecedores da Nike precisam fabricar os tênis, logo precisarão de cadarço, solados etc. de outros fornecedores. Por exemplo, o fornecedor que entrega solados possui um fornecedor de borracha sintética, e assim por diante. Identifique abaixo que mais auxilia na gestão dessa cadeia.
		
	
	SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial)
	
	SAE (Sistemas de Apoio ao Executivo)
	 
	SCM (Supply Chain Management - Gestão da cadeia de suprimentos)
	
	SIG (Sistema de Informações Gerenciais)
	 
	ERP (Enterprise Resource Planning - sistema de planejamento de recursos empresariais).
		
	1a Questão (Ref.: 201307366260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No conceito de sistemas de informação, a função de entrada envolve:
		
	
	Processos de transformação que convertem entrada em saída.
	 
	Captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
	
	Transferência de elementos que foram produzidos por um processo de transformação para seu destino final.
	
	Emissão dos relatórios de segurança.
	
	Monitoração e avaliação do feed-back para determinar se um sistema está-se dirigindo para a realização de sua meta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307995246)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito de Inteligência Artificial e suas tecnologias, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Sistemas especialistas podem conter funcionalidades para compreensão de linguagem natural
	 
	A Inteligência Artificial tem avançado de maneira muito lenta nos últimos 5 anos.
	
	O uso da Linguagem natural na Inteligência Artificial tem auxiliado principalmente na Interface de usuários com os sistemas.
	
	Agentes Inteligentes são uma dos elementos da Inteligência Artificial.
	
	Sistemas especialistas são programas de computador de conhecimento intensivo, obtido pela perícia de especialistas em domínios específicos de conhecimento, como Medicina, Marketing, Seguros, dentre outros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307967548)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de gestão da inteligência empresarial, o datamining é uma ferramenta importante, pois:
		
	 
	ajuda os gestores a fazerem associações entre os dados.
	
	integra todos os dados da organização em um único banco de dados.
	
	reproduz internamente os recursos da rede mundial de computadores.
	
	tem a função de impedir a invasão de agentes externos mal intencionados.
	
	se constitui num grande repositório de dados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308085700)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os Sistemas de Informação auxiliam nos processos de tomada de decisão e devem ser adaptados às realidades em que estão inseridos. Os responsáveis pelas áreas estratégicas precisam de informações precisas e específicas para suas demandas, pois o fator tempo, na maioria dos casos é escasso. Para esse nível de decisão empresarial qual o sistema mais adequado.
		
	 
	Sistemas de Apoio à Decisão.
	
	Sistemas de Informação Gerencial.Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo.
	
	Sistemas Especialistas.
	 
	Sistemas de Informação para Executivos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307500272)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em qualquer tipo de Sistema de Informação podemos identificar cinco componentes em ação São eles: pessoas, hardware, software, dados e redes. Quando nos referimos aos que compreendem o conjunto de instruções operacionais chamados programas que dirigem e controlam os hardwares de sistemas operacionais, bem como conjunto de instruções de processamento das informações, conhecidos como procedimentos. Exemplo de procedimentos de entrada e saída de dados - folha de pagamento. Estamos nos referindo a:
		
	
	rede
	
	hardware
	
	pessoas
	 
	software
	 
	dados

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes