Buscar

Públicos Coorporativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

a existência de uma empresa é determinada pelo compromisso que a mesma assume diante de seus públicos de interesse, ou ainda, uma corporação se constrói e se define pelo tipo e pelo investimento que faz na qualidade de relação que estabelecem com seus públicos. 
Todas organizações se relacionam com diversos públicos, esses públicos dimensionados pela comunicação corporativa assumem importância estratégica pois promovem e repercutem a imagem positiva e/ou negativa de uma empresa. 
É no encontro entre o que a empresa faz e como esses públicos percebem a organização que forma a reputação corporativa. Nesse sentido, a concepção de públicos de interesse, públicos corporativos e setores da opinião pública relevantes para a construção e manutenção da imagem organizacional, é a mesma identificada por stakeholder. 
"Em outras palavras, stakeholders são pessoas e grupos que compõem o ambiente social mais imediato em que determinada empresa opera, aqueles cuja vida tem alguma relação com a vida da companhia e cuja opinião favorável ou desfavorável sobre a firma pode fazer a diferença entre seu êxito e seu fracasso." (Nogueira, 2007, p.17-18). 
Os stakeholders são comumente conhecidos na perspectiva de relações públicas como - público interno, formado pela força de trabalho da organização, e o público externo que abrange desde parceiros, distribuidores, fornecedores, representantes, governo, associações de classe, consumidores, imprensa entre outros. 
 
É importante ressaltar que quando se pensa em comunicação organizacional o que está em questão é a ação de comunicação estratégica junto a esses públicos de interesse, que compõem o ambiente no qual a empresa atua e se projeta. 
 
Do feedback à rede de comunicação 
As ações de comunicação durante muito tempo foram avaliadas a partir do retorno, ou feedback, que determinado público alvo apresentava a partir do momento em que era impactado por uma comunicação ou ação da uma organização. A ideia de feedback está relacionada a uma concepção linear da comunicação, de certa forma remete ao modelo formal de Shannon e Weaver. 
modelo formal de Shannon e Weaver.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais