Buscar

Entendendo o Diafragma Fotográfico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
O Diafragma
Professor Bruno Gonzalez
*
*
*
O que é?
	O diafragma fotográfico é uma estrutura que se encontra no interior de todas as objetivas, e tem o papel de controlar a quantidade de luz que passa através dela.
	Ele é constituído de um anel de finas folhas de metal, sobrepostas. 
*
*
*
Diafragma fechado – Diafragma Aberto
*
*
*
O Funcionamento do Diafragma
	
	Essa abertura trabalha como a pupila do olho, pode ser dilatada ou contraída em função da luminosidade. 
*
*
*
Em uma analogia com o olho humano, o diafragma corresponde a pupila.
*
*
*
O que é a abertura do diafragma? 
	A abertura do diafragma é a variável que define o diâmetro da abertura do mesmo. O valor da abertura é definido através de "f/x". Aqui vem um ponto simples, mas que confunde muitos: quanto maior o valor "f/x", menor a abertura do diafragma. Pois trata-se de uma fração numérica.
 EX: 1/1 = 1,0 - ½ = 0,5 - ¼ = 0,25 
*
*
*
*
*
*
Os Valores das Aberturas
	
	As diferentes aberturas são conhecidas como f/stop ou f/ponto que são dispostos em uma série numérica, cuja seqüência padrão é:
 f/1.4, f/2.0, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32 e f/64.  Nesta escala, cada número possui uma abertura de diferente tamanho, sendo que à medida que passamos de um número para o próximo, significa que estamos dobrando ou diminuindo pela metade a quantidade de luz que alcança o sensor.
	
*
*
*
	Pequenas aberturas são aquelas em que o orifício, produzido pelas lâminas do diafragma é pequeno, e grandes aberturas quando o orifício é maior.  	
*
*
*
As aberturas menores são as que apresentam os maiores números altos (f/11, f/16, f/22, etc) e as grandes aberturas são as designadas pelos menores (f/2.8, f/4, f/5.6, etc). 
*
*
*
	
	O motivo disso é que cada f/ é, na realidade, uma fração: como 1/8 (velocidade) é menor que 1/4, então f/8 originará um buraco menor do que f/4.  
*
*
*
*
*
*
O diafragma no controle da luz
 Se um fotógrafo não pode ou não quer mudar a velocidade para ajustar a quantidade de luz que atinge seu sensor, poderá usar um segundo ajuste. Basta alterar o tamanho do diafragma.
*
*
*
*
*
*
O Controle da Abertura
  Girando-se o dial do diafragma, localizado em diferentes partes do corpo da câmera, dependo da marca do equipamento, as folhas de metal se movem, permitindo a passagem de toda a luz que atinge a superfície da lente. Girando o dial na direção oposta, o diafragma vai formando um orifício cada vez menor.  	 
*
*
*
Abertura máxima
	Objetivas são geralmente designadas, e valorizadas, de acordo com a sua abertura máxima, ou seja, a abertura mais ampla que apresentam.  
*
*
*
	Normalmente conhecida na própria nomenclatura - 50mm f/1.4 ou 300mm f/5.6 - a abertura máxima é uma importante medida que indica se uma objetiva é rápida ou não. 
	Em outras palavras, mede a capacidade de captura de luz que ela possui, muito importante para fotógrafos que trabalham em condições precárias de iluminação.  
*
*
*
	 Os modelos zoom, devido à complexibilidade de construção, podem apresentar aberturas máximas variáveis, de acordo com a distância focal selecionada. Assim, uma 100-300mm f/4-5.6, por exemplo, informa que a abertura máxima em 100mm até 180/200mm é f/4, enquanto se estiver de 210mm a 300mm, aproximadamente, é f/5.6.  
*
*
*
Prioridade à abertura
	Normalmente indicado pela letra ‘A’ (Câmeras Nikon) ou ‘Av’(Câmeras Canon). Neste modo, você ajusta a abertura que deseja usar e a câmera decide qual velocidade é apropriada nas condições de luz do local onde você está fotografando.
*
*
*
Qual a diferença de utilizar diferentes aberturas?
	
	A abertura do diafragma terá impacto sobre a profundidade de campo, então você pode usar este modo quando desejar ajustar a profundidade de campo desejada.
*
*
*
A profundidade de campo
	Profundidade de campo é a zona de nitidez aparente na frente e atrás do assunto em que a câmera está focalizando. 
	
	
	
*
*
*
	Na prática, aberturas pequenas (f/16, f/22) geram profundidades de campo extensas, com quase tudo nítido, enquanto grandes aberturas (f/4, f/2.8) fornecem áreas limitadas de nitidez, com apenas uma parte da cena em foco.  
*
*
*
*
*
*
Exemplo:
	O fotógrafo quis utilizar uma pequena profundidade de campo e selecionou uma grande abertura (f/1.4), deixando que a câmera escolhesse a velocidade apropriada para que a foto ficasse bem exposta (1/250seg).
	
	Caso ele quisesse que toda a imagem fosse focalizada, escolheria uma pequena abertura (f/22 por exemplo), e a câmera ajustaria uma maior exposição para compensar.(1/30seg).
 
*
*
*
*
*
*
Em qualquer foto, apenas o plano em foco está realmente nítido, mas a zona de nitidez aceitável é mais extensa. Com uma abertura grande (à esquerda) a profundidade de campo é limitada. Com uma abertura menor, uma zona na frente e atrás do assunto aparece razoavelmente nítida.
	
*
*
*
Exemplo de Profundidade de Campo
	Na foto da esquerda, onde a abertura do diafragma foi menor (f/16), toda a foto ficou em foco, tanto a garota em primeiro plano, quanto as flores em segundo plano. 
	Na foto da direita, onde a abertura do diafragma foi maior, apenas o primeiro plano ficou em foco, enquanto as flores ao fundo ficaram desfocadas.  
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Fotografias com pouca profundidade de campo
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Fotografias com média profundidade de campo
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Fotografias com muita profundidade de campo
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
f/8.0 f/1.4
*
*
*
 
	 f/8.0 f/5.6 f/2.8
*
*
*
*
*
*
Revisando
	O diafragma é uma das partes principais de uma câmera fotográfica. Trata-se de uma pequena abertura redonda, que abre por alguns instantes quando aperta-se o disparador. Esta abertura define o “diâmetro” do fecho de luz que vai entrar em contato com o sensor . 
	
	O diafragma pode variar de f/1 até acima de f/40, dependendo da lente utilizada. f/1 é a abertura máxima do diafragma, quando entra a maior quantidade de luz possível. 
	
	As numerações tradicionais do diafragma são: 1.4 / 2.0 / 2.8 / 4.0 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22 / 32 / 45. Mas, na prática, o diafragma pode ter qualquer valor intermediário, entre 1 e 45, por exemplo 11.7 . Estas medidas são chamadas de f/stop.
 	Na prática, a abertura controla o campo de foco da imagem. Quanto maior a abertura do diafragma (próximo de 1), menor o campo focal. Quanto menor o diafragma (próximo de 22), maior o campo focal na imagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais