Buscar

simulado geologia 4 2016.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101465839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da relação entre pedologia e meio ambiente, assinale a alternativa correta.
		
	
	Os materiais de origem do solo podem ser alóctones, quando resultam do intemperismo da rocha subjacente, ou autóctones, quando não estão relacionados com embasamento local.
	 
	Os solos formados em declives muito íngremes podem apresentar, localmente, condições de clima semiárido, mesmo que estejam em regiões úmidas
	
	O clima não influencia na distribuição, na translocação de materiais e na intensidade com que se processa a pedogênese do material de origem.
	
	A idade de um solo é avaliada pelo grau de desenvolvimento dos horizontes na decomposição da matéria orgânica.
	
	Solos de várzea não podem apresentar características de encharcamento, mesmo que estejam localizadas em regiões semiáridas, devido à adição de água de partes mais elevadas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101465873)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A contaminação por metais pesados que mais chama atenção nos últimos tempos inclui o uso de biossólidos ou lodo de esgoto, como fertilizante em pastagens e outras culturas, ou o descarte desse material sem critérios técnicos no meio ambiente. Entre as opções a seguir, qual NÃO é alternativa para a disposição final dos biossólidos?
		
	
	Reuso industrial na fabricação de tijolos, cerâmica, produção de cimento.
	
	Incineração.
	 
	Aplicação em pavimentação asfáltica.
	 
	Nenhuma das anteriores.
	
	Disposição oceânica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101926204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A crosta terrestre é formada por rochas e minerais. Estas últimas podem ser definidas como agrupamentos de minerais que, por sua vez, são compostos de elementos químicos. Analise as afirmativas abaixo, assinalando a FALSA.
		
	
	As rochasmetamórficas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
	
	As rochas ígneas formaram-se a partir do resfriamento e solidificação do magma, material em estado de fusão de que é constituído o manto.
	
	Um exemplo de rocha magmática extrusiva é o granito.
	 
	A areia, o calcário e o arenito são exemplos de rochas metamórficas.
	
	As rochas sedimentares derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos, como atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações químicas e físicas e pela ação dos seres vivos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101465816)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	À medida que se aprofunda num perfil de solo podzólico em ambiente granítico, os horizontes pedológicos encontrados serão caracterizados por:
		
	
	Areias finas a grossas com seixos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; areia fina a grossa silto-argilosa com seixos e fragmentos centimétricos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; areia fina a grossa silto-argilosa com fragmentos de rocha e matacões, cores variadas, estrutura prismática pouco porosa.
	
	Areias finas a grossas com seixos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; e granito pouco alterado a são.
	 
	Areias finas a grossas com seixos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; areia argilosa vermelha, estrutura maciça porosa; areia fina a grossa silto-argilosa com seixos e fragmentos centimétricos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; areia fina a grossa silto-argilosa com fragmentos de rocha e matacões, cores variadas, estrutura prismática pouco porosa; granito muito alterado com fraturas preservadas abertas e preenchidas por solos de alteração.
	 
	Areias finas a grossas com seixos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; argila pouco arenosa vermelho-amarelada, estrutura prismática pouco porosa; areia fina a grossa silto-argilosa com fragmentos de rocha e matacões, cores variadas, estrutura prismática pouco porosa; granito muito alterado com fraturas preservadas abertas e preenchidas por solos de alteração.
	
	Areias finas a grossas com seixos de quartzo cinza-escuro, estrutura em blocos pouco porosa; areias finas a grossas silto-argilosas com seixos e fragmentos centimétricos de quartzo e rocha alterada com cores variadas, estrutura prismática pouco porosa; granito pouco alterado a são.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101465820)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São características dos vertissolos, EXCETO:
		
	 
	Lençol de água raso, acima do horizonte C.
	 
	Baixa susceptibilidade à erosão em função da topografia dos terrenos em que costuma ocorrer.
	
	Textura argilosa nos horizontes A e C.
	
	Alta expansividade.
	
	Baixa permeabilidade, principalmente no horizonte C.

Outros materiais