Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 10
	
	
		1.
		Assinale, abaixo, a opção que melhor explica os conflitos que acontecem, hoje, no Oriente Médio, e que explique, também, se tais conflitos têm ou não alguma relação com uma crescente insatisfação com a interferência dos EUA na região.
	
	
	
	
	 
	Os conflitos que se verificam hoje, no Oriente Médio, entre árabes e israelenses, são, unicamente, de origem religiosa.
	
	
	Os conflitos que se verificam, hoje, no Oriente Médio são, unicamente, resultado da disputa pelo controle daquele território cujo subsolo é rico em petróleo.
	
	
	Os conflitos que se verificam, hoje, no Oriente Médio, tem suas origens em questões puramente de caráter econômico.
	
	
	Os conflitos que se verificam hoje, no Oriente Médio, são resultado, ainda, de rivalidades ancestrais entre diversas tribos de origem árabe e judaica.
	
	 
	Os conflitos que se verificam, hoje, no Oriente Médio, tem origem, também, com a insatisfação gerada pela forte ligação dos Estados Unidos com Israel cujo Estado não é aceito pelos fundamentalistas islâmicos da região.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O caso de terrorismo de maior impacto, e por isso mais presente na memória, foi o ataque ao World Trade Center, nos Estados Unidos, em 11 de Setembro de 2001. Assinale, abaixo, a organização terrorista responsável por esse ataque:
	
	
	
	
	 
	Al-Qaeda
	
	
	Hamas
	
	
	Talibã
	
	
	Estado Islâmico
	
	
	Boki Haram
	
	
	
		3.
		O ataque às Torres Gêmeas (EUA, 2001) é, sem dúvida, o maior ataque terrorista da história. Da mesma forma, a reação a ele também tomou proporções de mesma intensidade; esta, nem sempre efetiva em seu objetivo.
Neste contexto, além de George W. Bush (EUA), destaca-se o Primeiro Ministro britânico, Tony Blair, pelo apoio dado ao presidente americano, em sua ação imediata aos ataques terroristas. Não faltou protestos mundiais a esta ação militar, mas a mesma aconteceu.
Estamos nos referindo ao(à):
 
	
	
	
	
	
	envio de tropas americanas ao Iraque
	
	
	apoio explicito ao Estado Palestino no combate à Israel
	
	 
	envio de tropas americanas ao Afeganistão
	
	 
	encerramento das relações econômicas com o Oriente Médio
	
	
	ao apoio explicito ao Estado de Israel no combate aos Palestinos
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Após os ataques de 11 de setembro, quais medidas forma adotadas pelos EUA para evitar que outras ações terroristas como aquelas acontecessem?
	
	
	
	
	
	Foram enviadas tropas ao Iran, a Coreia do Norte foi atacada e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
	
	 
	Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de West Point, em Washington.
	
	 
	Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
	
	
	Foram enviadas tropas à Palestina, o Paquistão foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba.
	
	
	Foram enviadas tropas ao Afeganistão, o Iraque foi atacado e ocupado e suspeitos de ligação com a Al-Qaeda ou com outros grupos extremistas foram detidos na base militar de West Point em Porto Rico.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O MERCOSUL é uma área de livre comércio formada por alguns países da América do Sul que atraiu o interesse de investidores da Ásia e da Europa. Apesar de constituir uma séria ameaça ao comércio dos EUA, o MERCOSUL não conseguiu evitar a influência do capital estrangeiro. Assinale, abaixo, a alternativa que melhor explica as razões que não permitiram evitar essa influência.
	
	
	
	
	 
	As movimentações econômicas dos países formadores desse bloco ainda estavam estruturadas com base nos interesses das grandes empresas multinacionais.
	
	
	A forte pressão norte-americana exercida através do Banco Mundial e do FMI sobre alguns países formadores desse bloco.
	
	
	As pressões políticas exercidas pelos países da região cujos interesses seriam prejudicados pela implantação efetiva do MERCOSUL.
	
	 
	A constante disputa política entre os países integrantes desse pela liderança do bloco.
	
	
	Devido às crises da Rússia e dos Tigres Asiáticos, não houve investimentos suficientes no MERCOSUL, inviabilizando a independência da influência do capital estrangeiro sobre os países formadores desse bloco.
	
	
	
		6.
		Em uma era de globalização e de altos investimentos na indústria, as influências que os EUA exerciam no mundo se estendiam ao campo cultura. No oriente, área de grande interesse para os EUA, os grupos islâmicos extremistas não aceitam essas influências culturais, gerando uma grande insatisfação por parte desses grupos. Entretanto, um outro fator veio juntar-se à essa insatisfação. Assinale, abaixo, esse outro fator de insatisfação.
	
	
	
	
	 
	A ligação dos EUA com o Estado de Israel.
	
	 
	A invasão do Afeganistão pelos EUA.
	
	
	A invasão do Iraque pelos EUA.
	
	
	A prisão, julgamento e execução de Saddam Hussein.
	
	
	A morte, pelos EUA, de Osama Bin Laden.

Continue navegando