Buscar

Resumo do documentário NATGEO: O início da vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO NATGEO: O Início da Vida (https://www.youtube.com/watch?v=Ab-OguXdZ78)
A ciência tenta explicar a origem da vida através de várias teorias - muitas delas bastante controversas e ousadas - e experimentos realizados por cientistas a fim de comprová-las.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender onde a vida começou. Uma teoria diz que a vida surgiu de um lago vulcânico quente, outra que começou no fundo do oceano, e uma, por fim, que a vida se desenvolveu na escuridão do espaço ou em outro planeta, e as "sementes" se dispersaram em novos mundos.
 Um cientista acredita que a vida teve início dentro de um cometa, já que um teste comprovou que, dentre algumas coisas que estão num cometa, há lama, semelhante a que é encontrada na Terra, e para existir lama, é necessária água liquida.
Darwin propôs que a vida surgiu de uma só vez, há milhões de anos, e vem em constante modificação graças ao processo de evolução. A cada espécie que surgia, formava-se um novo ramo na árvore da vida. No entanto, essa teoria não pode dizer como surgiu a vida pois trata somente da evolução. Cientistas propõe que toda a vida na Terra é descendente de um único ancestral comum.
As primeiras formas de vida na Terra foram os extremófilos, já que estes microorganismos conseguem sobreviver em condições geoquímicas prejudiciais à maioria das outras formas de vida na Terra.
No início da Terra, os níveis de radiação teriam sido cem vezes mais altos que os atuais. Um cientista acredita que a atmosfera era muito diferente da que estamos acostumados, e que os componentes chave do planeta eram metano, amônia e hidrogênio.
Um teste simples feito com uma DNA nu, recebendo radiação solar por duas horas consecutivas, apresentou graves danos em sua estrutura. A radiação ultravioleta produz mutações, e sem ela, não haveria evolução, o mundo seria bem diferente, e não estaríamos aqui.
Há a proposta de que o RNA foi a primeira forma de vida na Terra, já que ele também é composto de quatro moléculas base, assim como o DNA, entretanto, em vez de ser enrolado em uma hélice dupla, o RNA tem apenas um filamento. Caso seja criada uma molécula auto-replicante simples de DNA, será possível iniciar um processo de evolução.

Outros materiais