Buscar

exercicios resolvidos apol 2 sobre curriculo e didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segundo Martins, “as técnicas são instâncias intermediárias, os componentes operacionais de cada proposta metodologica que viabilizarão a implementação do método em situações práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002. p. 40.
Assinale a alternativa que contenha apenas técnicas de ensino:
	
	A
	Dinâmicas de grupo, aulas expositivas, resolução de problemas, verbais.
	
	B
	Verbais, audiovisuais, grupos diversos, plenárias.
	
	C
	Instrução programada, dinâmica de grupo, resolução de problemas, intuitivos.
	
	D
	Aulas expositivas, plenárias, entrevistas, observações.
	
	E
	Demonstração didática, grupos diversos, verbais e intuitivos.
De forma complementar, o método e a técnica de ensino estão vinculados ao como ensinar, e por mais que se afirme que os conteúdos são importantes para a configuração do bom ensino, estes não são suficientes para garanti-lo, posto que o que se ensina deve-se moldar ao como se ensina, e o segundo incorpora o primeiro. Portanto, o como se ensina envolve umbilicalmente o método e a técnica de ensino.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: VEIGA, Ilma. Técnicas de ensino: Novos tempos novas configurações. Campinas: Papirus, 1991. p. 27.
De acordo com os conteúdos abordados no livro base e nas aulas, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para que o processo de ensino se dê de forma qualitativa faz-se necessário primeiramente delinear os métodos de ensino, para depois traçar os objetivos.
	
	B
	A primazia de escolha está nos conteúdos a serem tratados na sala de aula, posteriormente pensa-se nos objetivos a serem atingidos.
	
	C
	Para uma educação de qualidade é necessário acima de tudo ter claro quais os objetivos do ensino, é imprescindível que estes sejam traçados prioritariamente.
	
	D
	O planejamento da ação docente é de grande importância para bom andamento do processo de ensino-aprendizagem, sendo que o primeiro passo para sua elaboração é o delineamento dos métodos de ensino e posteriormente objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
	
	E
	Avaliar deve ser o pontapé inicial do processo de ensino aprendizagem, assim é do estabelecimento de critérios e instrumentos de avaliação que deve partir o planejamento da ação docente.

Outros materiais