Buscar

SLIDE DO TRABALHO TECNICA MINDFULNESS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MINDFULNESS
1
ELIANE CRISTINA DE CARVALHO
MARILEIDE DE OLIVEIRA NUNES
MARIA DO CARMO GONZAGA 
EQUIPE: 
É uma pratica dirigida á percepção e á ampliação da consciência dos processos internos, tal como experiência física, sensações, sentimentos, eventos mentais e suas flutuações.
CONCEITO DE MINDFULNESS
A prática de Mindfulness tem sido inserida nas Terapias Cognitivas por terem em comum a validade científica. As TCC´s são terapias baseadas em evidências, e os estudos realizados com Mindfulness apontam que essa técnica promove muitos benefícios na redução de sintomas depressivos, de ansiedade, de estresse e de insônia, entre outros.
Mindfulness e Terapia Cognitiva têm objetivos em comum
Pode-se atribuir a força dessa influencia a dois aspectos fundamentais e complementares.
 1 - se refere a demonstração empírica dos efeitos dessas intervenções qualificando as abordagens com Mindfulness como praticas baseadas em evidencias. ( chiesa&Serreti, 2011; Fjorback, Arendr, Ornbol,Fink, & Walach, 2011) 
MINDFULNESS E A TERAPIA COGNITIVA 
2- Aspecto de grande relevância é o fato de existirem importantes paralelos entre os pressupostos teóricos que embasam tanto as praticas Mindfulness como as terapias cognitivas.(Sipe&Eisendrathh,2012;Wells.2006; Williams&Penman,2011). 
Na Terapia Cognitiva Comportamental, o Mindfulness é empregado, focando na percepção consciente das experiências internas, ou seja, auxiliando o paciente a observar quando os pensamentos e sentimentos surgem e desaparecem sem se agarrar àqueles muito valorizados e sem tentar “desaparecer” com os dolorosos.
Este processo ajudo a promover a aceitação dos sentimentos e pensamentos, diminuindo assim, a evitação destes. Pois, quando se tenta evitar essas experiências internas (pensamentos, emoções, imagens e sensações fisiológicas) pode-se aumentar o sofrimento emocional, surgindo problemas clínicos.
É aprender a observar, a perceber e a reconhecer os pensamentos e os sentimentos, porém sem se fixar aos mesmos. ( Sipe& Eisendrath,2012).
OBJETIVO DA MENDFULNESS
As técnicas podem ser aplicadas isoladamente, em como no setting clinico individual, embora os estudos com esse tipo de aplicação ainda sejam mais escassos.(Davis&Hayes,2011;Fulton,2009). 
AS INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS
A prática de Mindfulness está cada vez mais presente na Psiquiatria e Psicologia para aliviar uma variedade de condições físicas e mentais, incluindo transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e na prevenção de recaída na depressão e dependência de drogas. Tem ganho popularidade no mundo inteiro como um método de excelência para lidar com as emoções. (Bishop et al., 2004).
Desenvolvida para trabalhar com a prevenção da recaída na depressão, e é de grande interesse para a terapia cognitiva.(Chiesa&Serretti,2010).
Baer (2006) considera como intervenção baseadas em Mindfulness a terapia Comportamental Dialetica ( Dialectical Behavior Therapy- DBT), delineada para trabalhar com pacientes Bordelines. (Chiesa&Malinowski,2011).
A Mindfulness-Based Cognitive Therapy- MBCT 
 Respiração Diafragmática – Envolve o treino e a conscientização da respiração abdominal.
 Escaneamento Corporal – Exercício de consciência corporal que pode ser feito na posição supina ou sentada.
 
 
 
TIPOS DE TÉCNICAS: 
 
 Meditação da Respiração – esse exercício envolve manter a atenção e a consciência da respiração, percebendo-se e sentindo-se cada inalação e cada exalação, momento a momento.
 Meditação da atenção focada – usar apenas a respiração como âncora pode ser difícil no inicio ou para quem tem pouca prática, devido tanto ao número de distrações que podem interferir como ao tempo que pode levar até que o praticante perceba que não está mais consciente do momento presente e da respiração. 
Meditação quando aprendida a competência deve ser desenvolvida gradualmente, ao longo do tempo. Devendo ser uma prática regular. 
Motivação e Disciplina – um dos elementos que está na base do comportamento com a regularidade da prática é a motivação, uma vez que sem esta torna-se difícil manter a disciplina. 
Considerações finais sobre a prática
Diretrizes gerais. É importante que o praticante não cultive expectativas, tendo paciência. 
Trazer a mente de volta. É muito comum durante a meditação, a mente divague e se distraia
Estilos pessoais. Os aspectos que deve ser discutido refere-se aos estilos e particularidades pessoais, como do paciente. Com relação ao terapeuta é importante que se sinta à vontade para adaptar a incorporação dos exercícios de meditação ao seu repertório de técnicas terapêuticas, levando em consideração suas crenças e práticas profissionais. 
Abbey, S. E. (2012).
Aftanas, L. & Golosheykin, S. (2005).
Baer, R. A. (2006). 
Baer, R. A. (2003).
Benn, R, Akiva, T., Ariel, S., & Roeser, R. W.
Bhatnnagar, R, Pheips, L., Rietz, K., Juergens, T., Russell, D., Miller, N., & Ahearn, E., (20
Referências:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais