Av1
3 pág.

Av1


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais12.734 materiais147.943 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Cód.: 119139)
	3a sem.: Cultura
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação. 
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações). No fragmento acima, Bourdieu e Passeron 
		
	
	utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
	
	sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social. 
CORREÇÃO: Aculturação é o processo de implantar uma nova cultura num ambiente que não o da sua origem.
	
	
	
	
	
	
	
 2a Questão (Cód.: 75038)
	1a sem.: Indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O processo de socialização pode ser definido como: 
		
	
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 3a Questão (Cód.: 73655)
	5a sem.: Contexto Histórico da Formação da Sociologia e Antropologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
	
	
	
	
	
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	 4a Questão (Cód.: 14469)
	4a sem.: Questões básicas da Ciência Política. O conceito de poder.
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(ENADE 2009) Em Ciência Política, há consenso sobre as fontes político-institucionais de corrupção, entre elas, a fragmentação partidária e a intervenção do Estado na economia. Considerando esse assunto, assinale a opção correspondente a uma fonte político-institucional de corrupção no Brasil:
		
	
	
	
	
	
	A negociação em torno de emendas orçamentárias para parlamentares.
	
	
	
	
	
 5a Questão (Cód.: 75215)
	3a sem.: Natureza e Cultura
	Na perspectiva antropológica podemos definir cultura como: 
		
	
	
	
	Fruto das interações entre humanos e meio ambiente e marcada pelo determinismo geográfico 
	
	
	
	
	
	Expressão baseada em simbolismos e em interpretações várias da realidade. 
	
6a Questão (Cód.: 71233)
	A Sociologia é uma ciência que surgiu juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, expressa suas principais transformações e procura desvendar os problemas sociais por ele produzidos. Sobre o surgimento da Sociologia, considere as afirmativas a seguir: 
I. A Sociologia tem como objetivo fundamental a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da modernização industrial, tais como a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos. 
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial e procurou refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças do mode de vida decorrentes da urbanização e da industrialização. 
III. A emergência da Sociologia como ciência pode ser compreendida na sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, como recursos de produção do conhecimento. 
IV. A Sociologia surge como um conhecimento que rompe com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes do modo de produção antigo.
Estão corretas apenas as afirmativas: 
		
	
	I, II e IV.
	
	II e III.
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Cód.: 11662)
	3a sem.: Natureza e cultura
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leia atentamente o texto abaixo:
 Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. 
Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. 
Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal, tomando esses como referência, o autor expressa uma postura chamada de:
		
	
	
	
	Identidade Cultural
	
	
	
	Etnocentrismo
CORREÇÃO:
 Etnocentrismo: Os indivíduos veem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
Identidade Cultural: é o sentimento de identidade de uma cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura.
	
	
	
 8a Questão (Cód.: 8935)
	5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade. Evolução, controle e ordem social: a perspectiva positivista.
	Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE. 
O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso
UMA VEZ QUE 
pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica. Marque: 
	
	
	
	
	
	
	Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa. 
	
	
	
	
	
 9a Questão (Cód.: 11561)
	5a sem.: CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA ANÁLISE SOCIAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo social consiste em:
		
	
	
	
	
	
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Cód.: 9176)
	5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade. Evolução, controle e ordem social: a perspectiva positivista
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que: 
		
	
	
	
	
	
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais. 
	
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.