Buscar

Atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 02
1a Questão (Cód.: 13413)
	7a sem.: As ações humanas e seus significados: a perspectiva weberiana
	Ação Social é o objeto de estudo da sociologia compreensiva de Max Weber. A sociologia weberiana possui como premissa compreender as intenções subjetivas e os valores que orientam a conduta dos indivíduos quando interagem em sociedade. Analise as alternativas abaixo e marque a conduta que orienta, de forma predominante, os indivíduos nas sociedades capitalista.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ação racional ligada a fins na qual o indivíduo orienta sua ação adequando meios a fins para alcançar determinados objetivos tidos como legítimos para o agente.
	
2a Questão (Cód.: 117682)
	4a sem.: Pensamento político
	Pontos:0,0 / 1,0 
	O poder é o exercício humano de suas capacidades de domínio. O ser humano usa de suas atribuições de autoridade para promover o domínio sobre os outros. Não poucas vezes, esse domínio acontece por meio da violência. Não é por acaso que estamos vivendo uma época de tremenda insegurança pública. Há duas formas fundamentais do exercício da capacidade de dominação e, quando essas duas formas, conhecimento e propriedade, unem-se em torno de um poder único, as relações de poder se complexificam. O resultado são os poderes totalitários, representados outrora pelo Nazismo, Fascismo , e mais tarde na Guerra Fria, através dos Estados Unidos e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Hoje, o Estado Totalitário chama-se, tomando uso de maneira lacônica das respeitadas palavras de Max Weber, Mão Invisível do Mercado. Aquela mão que você não vê, mas que está lá sobre o Estado, sobre as instituições, sobre as religiões, sobre as culturas, sobre a mídia, sobre a ética, sobre as ciências, sobre as instituições médicas, sobre as forças de segurança, sobre os recursos naturais, violentando os seres humanos e a natureza a fim de que eles aceitem definitivamente as regras do Capital.
 Considere tais reflexões e julgue os itens abaixo e assinale o único correto:
		
	
	A palavra e o silêncio, apesar de exercerem poder sobre o ser humano não são consideradas como instrumento do exercício da capacidade de domínio. 
	
	
	
	As duas formas de poder fundamentais são a posse e a política. 
	
3a Questão (Cód.: 103314)
	10a sem.: A concepção marxista da análise social
	
	ENADE 2006 
Segundo as concepções teóricas de Karl Marx, é correto afirmar que 
		
	
	
	
	o direito não pode ser visto como uma superestrutura que justifica e mantém a dominação econômica, pois pertence à estrutura social básica.
	
	as relações de dominação são anteriores ao capitalismo, mas o capitalismo fundou a ideia de dominação contratual. 
	
4a Questão (Cód.: 180945)
	3a sem.: Cultura
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o): 
		
	
	
	
	
	
	Relativismo cultural
	
	Marxismo – Foi sintetizador de diferentes preocupações filosóficas, políticas e cientificas de sua época. 
	
	
	
5a Questão (Cód.: 11676)
	8a sem.: A contribuição da análise marxista à análise social.
	Analise as afirmativas abaixo, segundo o pensamento de Marx: 
I - A sociedade pode se transformar através da reformulação dos sistemas educativo, judiciário e político. – Errado (Apenas pela educação)
II - A ideologia é um sistema ordenado de ideias e concepções que obriga os homens a se comportarem segundo a vontade do sistema como se fosse sua própria vontade - certo 
III - A divisão do trabalho social produz solidariedade entre os indivíduos 
IV - A realidade social determina a vida econômica 
V - O lucro se dá na esfera de produção . - CERTO
Marque a única alternativa que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	As alternativas II e V estão corretas
	
	As alternativas IV e V estão corretas
	
	
	
	
	
	
	
6a Questão (Cód.: 180960)
	6a sem.: A sociologia de Durkheim
	
	Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes - o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 - confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 em O Globo On Line). Identifique o fato social implícito no texto. Fundamente sua resposta segundo a concepção durkheimiana.
		
	
Resposta: Fato social patologico, pois é um fato cortidiano da nossa sociedade, mais que ainda não temos poder de controlar. 
	
Gabarito: O crime como fato social. A conduta delituosa dos jovens apresenta as características do fato social preconizadas por Durkheim, a saber: exterioridade, coercitividade e generalidade.
	
CORRIGINDO: Fato social patológico. A conduta delituosa dos jovens apresentam as características do fato social preconizado por Durkheim, como a exterioridade, coercitividade e generalidade. 
	7a Questão (Cód.: 18570)
	13a sem.: Novos padrões culturais
	Pontos:1,0 / 1,0 
	Observe a figura abaixo, leia o texto e responda a questão proposta:
Atualmente, as universidades discutem sobre a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. "Temos o direito de, em nome do antirracismo, correr o risco de transformar os pátios dessas escolas em espaços divididos entre brancos e negros definidos por lei?" questiona Yvonne Maggie, professora titular de Antropologia da UFRJ. Para Frei Davi Raimundo dos Santos, diretor Executivo da ong EDUCAFRO, "o quadro do país é injusto com os negros e defende a ampliação do sistema de cotas". No centro desse debate, a expressão-chave é "ações afirmativas". Tais ações devem ser entendidas corretamente como: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.
	
	
	8a Questão (Cód.: 74987)
	6a sem.: Durkheim
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Segundo DURKHEIM a Divisão do Trabalho nas sociedades complexas tem como resultado: 
		
	
	a diminuição das forças produtivas e da consciência de classe. 
	
	
	
	
	
	a solidariedade orgânica, fortalecida pelos laços de co-dependência entre os humanos. 
	
	
	9a Questão (Cód.: 42765)
	5a sem.: A formação do pensamento sociológico
	Pontos:0,0 / 1,5 
	Como eram vistas as sociedades não européias com as quais os europeus entraram em contato a partir do imperialismo? E qual forma de pensamento embasava essa visão, indicando o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.
	
10a Questão (Cód.: 9176)
	5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade. Evolução, controle e ordem social: a perspectiva positivista
	Pontos:0,0 /0,5 
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que: 
		
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.

Outros materiais