Buscar

Trabalho Código Justiniano

Prévia do material em texto

FAAT
Sabrina Paula de Camargo
RA: 3912077
CÓDIGO JUSTINIANO
CORPUS JURIS CIVILIS
DIGESTO
ATIBAIA
2012
SUMÁRIO
1.	CÓDIGO JUSTINIANO	4
1.1 A ORIGEM DE JUSTINIANO	4
1.2 CODIFICAÇÕES DAS LEIS ROMANAS	4
1.3 AS CRISES	5
1.4 A MORTE DE JUSTINIANO	6
2.	COPUS JURIS CIVILIS	8
2.1 NOVUS JUSTINIANUS CODEX OU CODEX VETUS (CÓDIGO VELHO)	9
2.2 QUINQUAGINTA DECISIONES	9
2.3 INSTITUÍAS	9
2.4 CODEX JUSTINIANUS REPEÍÍÍAE PRAELECÍIONIS	9
2.5 NOVELAS	10
3.	DIGESTO E PANDECTAS	11
CÓDIGO JUSTINIANO
1.1 A ORIGEM DE JUSTINIANO
Justiniano segue à Constantinopla em um período crítico junto ao tio Justino que tinha influência em termos políticos imperiais, assim que atingiu a adolescência Justino tornou-se chefe da guarda do palácio dando então a Justiniano um confortável posto sob seu comando progredindo dentro do exército dando-o caminho para o poder. Com o passar dos anos foi subindo na hierarquia imperial.
Com a morte do Imperador Anastácio e sem um sucessor direto abriu-se uma lacuna para que uma comissão apontasse um novo governante, após uma sessão secreta de discussões e subornos, a guarda imperial determinou que Justino fosse escolhido ao trono, com isso Justiniano tornou-se braço direito do imperador cuidando de todo os negócios do estado. Por não ter filhos, Justino adotou o sobrinho fazendo com que ele fosse seu herdeiro, eis que Petrus se tornaria Justiniano, dando continuidade à família.
Sempre participativo do conselho imperial e de eventos, aos quarenta anos foi eleito cônsul (o mais alto ponto político), tal fato faz dele o sucessor evidente sendo um importante homem na sociedade que protege o imperador. Em 527 a.C morre Justino, Justiniano é escoltado ao hipódromo junto à esposa e são apresentados como imperador e imperatriz.
1.2 CODIFICAÇÕES DAS LEIS ROMANAS
Justiniano tinha grandiosos projetos, sua intenção inicial era a codificação das leis romanas, pois não havia algo do gênero, só havia um código de leis do século V, mas muitas leis não haviam sido incluídas nele, pensando nessa lacuna ele criou uma comissão. Junto a essa comissão o trabalho resultou em várias publicações importantes num período curto de tempo e através delas as leis romanas chegaram à Europa Ocidental.
As organizações das leis eram de importância vital para o controle da sociedade. Justiniano impôs rigorosos códigos morais ao seu povo, abusando de seu poder tentou acabar com as atividades ilegais às facções. 
1.3 AS CRISES
Devido à excessiva crueldade de Justiniano, anos depois uma revolta em massa deu início desesperando o imperador que cogitou a possibilidade de fuga, mas sua esposa interviu e o fez desistir. Incentivado pela esposa Justiniano se voltou a um antigo amigo general para cessar o tumulto obtendo êxito retomando o controle, com a expulsão dos bárbaros o imperador fez com que o estado se abrilhantasse perante a sociedade. Para uma total consolidação de poder precisava de sucesso militar do exterior, o império do leste vinha lutando com os persas há décadas, mas por causa de Justiniano as campanhas cessaram.
A procura de glórias o imperador se voltou às antigas províncias do leste que haviam caídos nas mãos dos bárbaros, comprou a paz dos persas com grandes quantidades de ouro, organizou então uma expedição liderada por um general para reconquistar a província romana no norte da África, Justiniano visava reestabelecer sua posição, com o sucesso na guerra contras os vândalos, ele fingiu ter reconquistado o império, seu objetivo era retomar Roma e a Península Itálica dos godos. Em 537 d.C o general de Justiniano retomou o antigo coração do império a grande capital de Roma.
Visivelmente com medo de perder a popularidade e consequentemente seu posto no império para seu sucedido general, Justiniano fraudou seu exército expondo grandes cidades do leste a invasões aos persas. Em 543 d.C durante essa época de crises surge uma peste que aumenta o número de mortes. O próprio imperador fica doente, a corte espera sua morte, mas surpreendentemente ele se recupera. Devido ao número de mortos o imposto não era pago, uma legislação foi criada com o intuito de arrecadar fundos e herdeiros ou algum outro membro da família foram forçados a assumir suas dívidas. O aumento de impostos causou descontentamento nas províncias, que ressentiam que seu dinheiro estava sendo usado para pacificar tribos estrangeiras que ameaçavam as fronteiras. Independente de más colheitas ou pestes, as províncias eram obrigadas a pagar os exuberantes impostos, pois o império romano necessitava deles. 
Por volta do século VI por conta das guerras e dos gastos para manter a paz nas fronteiras o império começava a desmoronar. Justiniano se encontrava com sessenta anos, sendo vinte deles governando, estava vendo o império que até então tinha reconstituído decair. Há tempos que o imperador foi governante de fato e de direito dos romanos conquistando esse e outros feitos no vigor de sua juventude, mas com o passar do tempo desgastou-se com a política rigorosa e aparentemente preferia jogar seus inimigos contra uns aos outros.
1.4 A MORTE DE JUSTINIANO
Em 548 d.C o alvo vital do regime de Justiniano, sua esposa, falece de câncer, com a morte dela o imperador se torna mais inacessível. Isolado do mundo Justiniano contemplava seu fracasso e dedicando-se à Igreja.
No dia 14 de novembro de 565, o velho imperador de oitenta e três anos morre, levando com ele o título de o último romano, pois com ele morria a esperança de reunificação do império e a esperança de reestabelecer um estado político em volta bacia do mediterrâneo. Por volta de meio século ele foi centro de poder e teve que encarar desafios que no final transformaram o Império Romano Clássico num mundo pós-romano, num império bizantino no leste e uma variedade de reinados sucessores no oeste. Nenhum outro governante reunificaria o império novamente sendo o fim do Império Romano na eternidade.
COPUS JURIS CIVILIS
Em 528 d.C, Justiniano fundou uma comissão composta por dez juristas com a intenção de, numa primeira fase, formar uma compilação de todas as leis ou direito novo, leis e constituições imperiais mais importantes elaborando uma codificação conjunta de todo o Direito Romano, contendo tanto as leis antigas, os ensinamentos, as doutrinas e jurisprudência existentes e difundidos por todo o Império.
O manual da comissão durou cerca de cinco anos, originando a maior obra de Direito Romano até então existente: O Corpus Juris Civilis.
CRUZ (1984), apud ROLIM (2003) “A codificação justinianéia tinha que substituir e substituiu todos os antigos livros de direito, tanto na literatura como na legislação. Deste modo, Justiniano esperava tornar o direito uniforme em todo o Império, fazendo desaparecer a massa dispersa de material jurídico, que havia causado tanta confusão.”
O Corpus Juris Civilis é divido em:
- Novus Justinianus Codex ou Codex Vetus (528-529)
- Quinquaginta decisiones
- Digesto ou Pandectas (530-533)
- Instituías (533)
- Codex Justinianus repeíííae praelecíionis (534)
- Novelas (534-565)
2.1 NOVUS JUSTINIANUS CODEX OU CODEX VETUS (CÓDIGO VELHO)
	Constituída por doze livros contendo as leis, foi elaborado e composto por leis gerais figurando matérias do Código Gregoriano e Hermogeniano contendo leis especiais, seriam retiradas dele as constituições não vigentes abolindo por constituições posteriores.
2.2 QUINQUAGINTA DECISIONES
	Enquanto os juristas desdobravam seus trabalhos de codificação, Justiniano continuou decretando leis aprovando provisoriamente cerca de cinquenta novas constituições imperiais.
2.3 INSTITUÍAS
	Trata-se de uma obra direcionada aos estudantes de Direito, contendo uma síntese das principais leis e direitos.
2.4 CODEX JUSTINIANUS REPEÍÍÍAE PRAELECÍIONIS
Durante o planejamento da compilação de Digesto e das Instituítas ficou provado a desatualização do primeiro Código de Justiniano, determinou-se que uma atualizaçãodo código fosse feita, portanto surge a reedição do Novus Justinianus.
2.5 NOVELAS
	Contém as leis imperiais publicadas diretamente do Justiniano, após a publicação do Digesío sendo redigidas do grego para o latim.
	O Corpus Juris Civilis conservou-se vigendo até 1453 no Oriente, entretanto no Ocidente, permaneceu desconhecido quasetoda a Idade Média, escondido em bibliotecas de alguns mosteiros.
DIGESTO E PANDECTAS
Digesto vem do Latim pôr em ordem , conhecido gregamente como Pandectas, é uma coletânea de partes fragmentadas de jurisconsultos clássicos, sendo a obra mais completa e complexa que o Código encontrou na trajetória de sua formulação.
Efetuada a unção das leis imperiais, era preciso solucionar um problema com relação aos iura, que não tinham sido ainda compactados, pois havia ainda controvérsias nos jurisconsultos antigos a resolver, Justiniano promulgou então as Quinquaginata Decisiones.
	No final de 530 d.C Justiniano encarrega Tribuniano de formar a organização de dezesseis membros designados a compilar os iura. A organização era responsável pela seleção do material, bem como de extinguir dúvidas e decidir em caso de divergências de opinião.
	O Digesto diferenciava-se do Código por não ter havido anteriormente algum trabalho da mesma espécie. A totalidade da jurisprudência era enorme, rara de ser encontrada. Havia muitos autores, com opiniões diversas, por vezes contrárias. A tarefa parecia rude, e era arriscado unir todo essa mistura de opiniões num trabalho homogêneo. Para a finalização desse projeto magnífico, previu Justiniano prazo mínimo de dez anos. No entanto, sob a presidência de Triboniano, a organização de dezesseis membros, depois de examinar quase dois mil livros, resumindo trinta e nove jurisconsultos, finalizou o trabalho em três anos. Era o Código de doutrinas escolhidas, Codex enucleati iuris, oficialmente denominado Digesto (Digesta) ou Pandectas (Pandectae), o qual foi promulgado em 15 de dezembro de 533 d.C, para entrar em vigência após quinze dias. A obra é formada de cinquenta livros, subdivididos em aproximadamente 1.500 títulos. Sob cada um dos títulos representam frações de obras de mais de quarenta jurisconsultos romanos do período clássico.
Os dezesseis membros tinham autorização de modificar os textos escolhidos, para adapta-los com os novos fundamentos vigentes. Essas modificações tiveram o nome de emblemata Triboniani atualmente são chamadas interpolações. A descoberta de tais interpolações e a reconstituição do texto original clássico é uma das preocupações da ciência romanística contemporânea.
As Pandectas compunham uma suma do direito romano, em que inovações úteis se juntavam a decisões clássicas. A comparação dos manuscritos existentes no Código de Justiniano foi o primeiro passo para o renascimento do direito. Quase todos os direitos modernos decorrem do direito romano e das Pandectas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGUIAR, Lilian Maria Martins de. O governo Justiniano: < http://www.alunosonline.com.br/historia/o-governo-justiniano.html >. Acesso em 25 de agosto de 2012.
CRUZ, Sebastião. Direito Romano (ius romanum) Introdução Fontes. 4 Ed. Coimbra, 1984. P 453
ROLIM, Luiz Antonio. Instituições de Direito Romano: < http://pt.scribd.com/doc/62743184/44/O-Digesto-ou-Pandectas >. Acesso em 25 de agosto de 2012.
ROQUE, Sebastião José. O Corpus Juris Civilis se transformou no Código Civil no Brasil: < http://jus.com.br/revista/texto/20479/o-corpus-juris-civilis-se-transformou-no-codigo-civil-do-brasil >. Acesso em 25 de agosto de 2012.

Continue navegando