Buscar

Aaliando o aprendizado Competências Gerenciais 2016

Prévia do material em texto

Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 22/03/2016 a 20/05/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 21/05/2016.
	
	
		1.
		Segundo o que estudamos na Aula 1, uma das competências mais expressivas e necessárias à Organização é a... Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que completa corretamente a frase, segundo o enunciado.  (Ref.: 201308245549)
		1 ponto
	
	
	
	
	Versatilidade
	
	
	Flexibilidade
	
	
	Resiliência
	
	
	Negociação
	
	
	Comunicação
	
	
		2.
		Sergio, gerente administrativo de um banco, convidou a psicóloga Ana para, junto com ele, entrevistar uma candidata à vaga de atendente para o setor de Atendimento ao Cliente. Suzana, a candidata, era muito falante e respondia a todas as perguntas com segurança e rapidez. Demonstrou conhecimento e a necessária experiência para a função. Ao final da entrevista, Sergio e Ana se despediram da candidata Suzana pedindo que ela aguardasse contato. Sergio e Ana se reuniram para deliberar sobre a avaliação que fizeram de Suzana. Sergio considerou-a boa candidata, mas Ana fez ressalvas. Segundo a psicóloga, Suzana é bastante falante e demonstrou conhecimento. Conduto, sua ansiedade durante a entrevista, o olhar que se desviava a todo momento, as constantes trocas de posições na cadeira, as variações no tom da voz, deram a impressão de que Suzana era impaciente e, talvez, irritadiça, o que a tornava inadequada para uma função que lida diretamente com o público, ao que Sergio concordou. Suzana não foi aprovada. A psicóloga Ana se baseou em que tipo de modo de comunicação interpessoal para realizar sua avaliação sobre Suzana?
 (Ref.: 201308232992)
		1 ponto
	
	
	
	
	Comunicação Inter-pessoal.
	
	
	Comunicação Não-verbal.
	
	
	Comunicação Pessoal.
	
	
	Comunicação Simbólica.
	
	
	Comunicação Verbal.
	
	
		3.
		Quais são as quatro fases do desenvolvimento das equipes segundo Baldwin, Rubin e Bommer?  (Ref.: 201308229342)
		1 ponto
	
	
	
	
	Compromisso; Agitação; Desempenho; Ação;
	
	
	Comportamento; Atitude; Normatização; Desempenho;
	
	
	Atitude, Desempenho; Agilidade; Ação;
	
	
	Formação, Agilidade; Atitude; Desinteresse;
	
	
	Formação; Agitação; Normatização; Desempenho;
	
	
		4.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA. (Ref.: 201308026228)
		1 ponto
	
	
	
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	
		5.
		Os métodos objetivos e subjetivos se adéquam a situações diferentes e, muitas vezes, podem se complementar. Nos dois, considerando-se a quantidade de tarefas que se acumulam sobre gerentes, sendo aconselhável coletar dados sobre o desempenho sempre que possível. Identifique qual das alternativas NÃO se refere a uma técnica de coleta de dados. (Ref.: 201308576071)
		1 ponto
	
	
	
	
	Pedir relatórios aos clientes;
	
	
	Permitir auto avaliação;
	
	
	Tomar notas;
	
	
	Monitorar erros na coleta.
	
	
	Acompanhar eventualmente as reuniões;
	
	
		6.
		Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se vejam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo: 1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados. 2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. 3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. 4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário. Pensando nas alternativas acima, marque as que são consideradas verdadeiras. (Ref.: 201308051895)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas a número 1 está correta.
	
	
	Apenas a número 3 esta correta.
	
	
	Estão corretas a número 1 e a número 2.
	
	
	Estão corretas a número 3 e a número 4.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
		7.
		Sabemos que as avaliações de desempenho e avaliação de comportamento possuem objetivos distintos. Qual o principal objetivo da Avaliação de Comportamento? (Ref.: 201308567863)
		1 ponto
	
	
	
	
	Avaliar comportamentos;
	
	
	Avaliar desempenho;
	
	
	Avaliar personalidade;
	
	
	Avaliar aptidões;
	
	
	Avaliar resultados;
	
	
		8.
		Com base em (SOUZA et al., 2006) entre outros autores, analise as seguintes assertivas sobre a importância da avaliação de desempenho: I. Uma das mais críticas práticas de gestão de pessoas; II. Mede a contribuição individual e de uma equipe para o alcance dos objetivos organizacionais; III. Detecta lacunas de competências e permite o desenvolvimento de competências latentes nos colaboradores, melhora a qualidade e a produtividade. Quais estão corretas? (Ref.: 201308688983)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Apenas III
	
	
		9.
		Qual a etapa da estruturação que envolve mobilizar os interessados em que a mudança ocorra para que eles participem desse processo?  (Ref.: 201308026487)
		1 ponto
	
	
	
	
	Definição de metas como resultados.
	
	
	Chamada para ação.
	
	
	Exteriorização de ameaças e inimigos.
	
	
	Consolidação de resultados.
	
	
		10.
		Qual o modelo gerencial de mudança proposto por Lewin;  (Ref.: 201308229337)
		1 ponto
	
	
	
	
	Transição;
	
	
	Mudança planejada;
	
	
	Descongelar-muda-recongelar;
	
	
	6 estágios de mudança;
	
	
	Administração da mudança;
	
	
	VERIFICAR E FINALIZAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes