Buscar

Capitulo_02_-_Resumo_Garrison

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TERMINOLOGIA DOS CUSTOS, CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES.
Para fins de avaliação de estoques e determinação das despesas para o balanço e DRE, os custos são classificados segundo o reconhecimento da receita:
Custos do produto: são apropriados aos estoques e são considerados ativos até que os produtos sejam vendidos. Todos os custos de fabricação (primários, de conversão, diretos etc) são custos do produto. 
Custos do período: são diretamente considerados como despesas do período em que ocorreram em decorrências dos princípios fundamentais de contabilidade. Despesas gerais e administrativas são um exemplo de custos do período.
Existem diversas classificações possíveis para os custos. Entre as mais relevantes estão :
De acordo com sua função administrativa
Custos de Fabricação (Produção: vinculados ao processo produtivo. Podem ser divididos em material direto, mão-de-obra direta e custos indiretos;
Custos Não Vinculados à Fabricação (Administrativos): são decorrentes das atividades de apoio. Podem ser as despesas de vendas (despesas associadas a obtenção de vendas e entrega do produto) ou despesas gerais e administrativas
De acordo com a facilidade de identificação a um objeto de custo
Custos Diretos: custo que estão relacionados a um determinado objeto de custo e que podem ser identificados com este de maneira economicamente viável;
Custos Indiretos: são custos que estão relacionados a um determinado objeto de custos mas que não podem ser identificados com este de maneira economicamente viável. São alocados ao objeto de custo através de rateio. 
De acordo com o comportamento perante a mudança no nível de atividade:
Custo Variável: custo que se altera na mesma proporção das atividades. Exemplos: material direto;
Custo Fixo: custo que não se altera na mesma proporção das atividades. Exemplos: aluguel e seguro;
Custo Misto (Semivariável ou Semifixo): custo que apresenta elementos de custo fixo e custo variável. Exemplo: energia elétrica, onde uma parte é fixa (valor mínimo de consumo) e outra é variável.
De acordo com sua proveniência:
Custos Primários: soma da matéria-prima com mão-de-obra direta.
Custos de Conversão (Transformação): esforço realizado pela empresa para elaborar um produto ou serviço. São representados pela mão-de-obra direta e os custos indiretos de fabricação
De acordo com a agregação de valor
Custos que Agregam Valor (Custos Necessários): custos que adicionam valor ao produto ou serviço da empresa e que são considerados importantes para o cliente. Caso sejam eliminados, reduziria o valor que os clientes obtem pela utilização do produto ou serviço;
Custos que não Agregam Valor (Custos Desnecessários): custos que, se eliminado, não reduz o valor que os clientes obtêm pelo uso do produto ou serviço. Exemplo: custos decorrentes da perda do processo ou da ineficiência. 
De acordo com sua relevância para o controle e o processo decisório
Custo Controlável: custos em que o gestor pode exercer influência sobre seu comportamento;
Custo Não Controlável: custo em que o gestor não consegue exercer influência sobre seu comportamento;
Custo Padrão: custo de produção ou operação que pode ser cuidadosamente determinado. 
Custo Incremental: diferença entre duas ou mais alternativas. Exemplo: o processo de produção atual da empresa consome $20 de matéria-prima e um processo alternativo, que está sendo estudado, consome $18. Nesse caso, o custo incremental é de $2.
Custo Perdido: custo que não pode ser afetado por uma decisão presente ou futura. Exemplo: um terreno foi adquirido por $40 mil e encontra-se registrado como tal pela contabilidade. Nesse caso, o valor de $40 mil é um custo perdido pois não interessa ao processo decisório;
Custo de Oportunidade: custo da melhor alternativa disponível;
Custo Relevante: custos futuros que são diferentes para as alternativas disponíveis. O custo incremental é um custo relevante; já o custo perdido é considerado irrelevante.
Elementos básicos do Custo de fabricação:
Material Direto: materiais que compõem o produto (Matéria-prima). São aqueles que se tornam parte integrante do produto acabado e que podem ser física e adequadamente identificados a ele.
Mão-de-obra Direta: são os custos da mão-de-obra que podem ser facilmente identificados ao produto.
Custos Indiretos de Fabricação: custos que contribuem de forma indireta á confecção de um produto. Devem sofrer processo de rateio (distribuição).

Outros materiais