Buscar

banner anderson certo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A MOVIMENTAÇÃO DA CAPOEIRA ANGOLA EM ALUNOS DA ESCOLA MUKAMBU DE CAPOEIRA ANGOLA PARAIBA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB E O DESENVOLVIMENTO DE ASPECTOS COGNITIVOS E MOTORES.
Curso de Educação Física
Resumo
O uso da capoeira no ambiente escolar traz uma abordagem através de um enfoque nos fatores pedagógicos no sentido de desenvolver os principais aspectos cognitivos e motores que devem ser estimulados na infância. Com sua aplicação e princípios pedagógicos do uso das lutas na educação física escolar, relevando as competências motoras adquiridas pelos alunos durante a participação nas aulas de capoeira angola na escola.o reconhecimento da capoeira angola como forma da cultura corporal, em fim a capoeira angola como instrumento promotor da inclusão social e fortalecimento da cidadania.
Problema
Objetivo
Metodologia
Resultados e Discussão
Referências Bibliográficas
Considerações Finais
Anderson Albertino - andersonemcap@hotmail.com
Silvio Roberto - silviorobertocg@yahoo.com.br
Silvio Cezar- silviocezar.c@hotmail.com
Gerson Jonathan – gerson_judo@hotmail.com
A capoeira enquanto prática corporal nos anos iniciais do ensino fundamental LIMA, Reginaldo Calado de (UEM)MÜLLER, Verônica Regina (Orientadora/UEM); ALMEIDA, RAIMUNDO C.A. de. Mestre Atenilo. O RELAMPAGO DA CAPOEIRA REGIONAL. Salvador: ABPC. 2 ed. 1991. 61 p
CAPOEIRA, Nestor. (1981), O Pequeno Manual do Jogador de Capoeira. São Paulo, Ground. (1985), Galo já Cantou: Capoeira para Iniciados. Rio de Janeiro, Arte Hoje; GALVÃO, Z.; RODRIGUES, L. H.; NETO, L. S. Cultura corporal de movimento. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coords.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 25-36
Foi observada a importância cultural, histórica, comportamental, e social, da introdução da cultura corporal através do uso da capoeira na educação física escolar. Através do levantamento bibliográfico de artigos científicos, jornais e revistas, pôde-se observar que cada vez mais a Capoeira tem se incorporado ao ambiente escolar,seja nas aulas de Educação Física, atividades extracurriculares, datas comemorativas, apresentações de grupos da comunidade, etc. 
Os testes foram desenvolvidas durante dez semanas, com frequência semanal de um dia no período vespertino, sendo realizadas nas quartas-­feiras; cada aula teve duração de 50 minutos, sendo 10 minutos para alongamento/aquecimento, 30 minutos para a parte principal e 10 minutos para a volta à calma. Para o treinamento específico da capoeira angola, foram utilizados alguns dos fundamentos básicos da capoeira, tais como ginga, cocorinha, negativa fechada, bênção, aú, armada, queixada, meia­-lua de frente, meia-­lua de compasso . Em relação ao treinamento sensório motor priorizou-­se a musicalidade tocada, utilizando os instrumentos pandeiro, atabaque e, por fim, por causa de sua maior complexidade de manipulação, o berimbau. Após dez semanas de intervenção, constataram­-se algumas modificações no comportamento motor das crianças em relação à ao inicio das atividades. Contudo, observou-­se que tais modificações contribuíram para um estilo de vida mais autônomo do grupo avaliado. 
Como a capoeira angola pode estabelecer uma relação entre o desenvolvimento nos aspectos cognitivos e motor de seus praticantes.
Verificar os principais benefícios cognitivos e motores da movimentação da capoeira angola em alunos da escola Mukambu, no município de Campina Grande – PB.
A pesquisa foi realizada através de três testes motores e dois conceituais testes de habilidade, Teste do conhecimento sobre as partes do corpo ,Entrevista sobre noção básica da capoeira angola na educação física infantil. As crianças responderam sem intervenção do pesquisador e sem limite de tempo. Foram avaliadas 10 crianças praticantes da capoeira angola com objetivo de analise dos seus benefícios e os principais problemas causados pelo movimento. 
FLORENÇO, ANDERSON, A . 
DA SILVA.SILVIO,R.
MOREIRA.GERSON, J.
DA SILVA.SILVIO, F.
Orientadora: SOLEDADE, Andrea T.
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais