Buscar

Gabarito AP1 - Comércio Exterior - 2016.1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP1
Período – 2016 - 1
GABARITO
1ª Questão: (1,0 ponto) Aula 5
Tecnicamente pode-se dizer que o processo de importação se divide nas fases Administrativa, Cambial e Fiscal. Desse modo, tanto o Desembaraço quanto o Despacho Aduaneiro pertencem a qual dessas fases?
RESPOSTA: Fase Fiscal
2ª Questão: (2,0 pontos) Aula 6
Qual a importância de se conhecer os diversos incoterms?
RESPOSTA: O conhecimento dos incoterms serve para definir direitos e obrigações mínimas do vendedor (exportador) e do comprador (importador), no que diz respeito a fretes, seguros,movimentações em terminais, liberações em alfândegas, pagamento de direitos aduaneiros e obtenção de documentos. Dominar e interpretar bem os incoterms é indispensável para que as partes contratantes possam incluir e prever todos os custos nas transações comerciais bem como calcular seus lucros. 
3ª Questão: (2,0 pontos) Aula 7
As principais barreiras à importação podem ser classificadas em: tarifas de importação; quotas de importação; exigências de conteúdo nacional; compras governamentais e dificuldades burocráticas (licenças de importação, barreiras técnicas e barreiras sanitárias). Assim correlacione:
	(1) 
	Tarifas de importação
	2
	Restrição quantitativa à importação de determinado produto.
	(2)
	Quotas de importação
	5
	Referem-se ao estabelecimento de restrições à entrada de importados em um país.
	(3)
	Exigências de conteúdo nacional
	1
	É a forma mais simples de tributação e tem como objetivo principal aumentar o custo de comercialização de produtos importados, oferecendo proteção aos produtores domésticos contra a concorrência estrangeira.
	(4)
	Compras governamentais
	3
	Os maiores beneficiários dessa política são os produtores domésticos dos componentes do produto final.
	(5)
	Dificuldades burocráticas (licenças de importação, barreiras técnicas e barreiras sanitárias)
	4
	Maneira de proteger a indústria doméstica dando preferência aos fornecedores nacionais nas compras realizadas pelo setor público, em detrimento de produtos importados, ou seja, operacionalização da política comercial, para fins de política industrial.
4ª Questão: (1,0 ponto) Aula 8
A adoção de determinado regime cambial decorre da política econômica de qualquer país, no que se refere a medidas adotadas no âmbito da política cambial. Dá-se o nome de regime cambial ao sistema de regras e instituições que são utilizados para a realização dos pagamentos internacionais. Em geral, é possível reconhecer dois tipos básicos de regime cambial: o de taxas flexíveis e o de taxas fixas. 
Considerando que: “o preço da moeda estrangeira é determinado pelo mercado, da mesma forma que o preço de uma mercadoria.”. Qual o tipo de regime cambial a que refere a afirmação acima?
RESPOSTA: Regime Cambial de Taxas Flexíveis
5ª Questão: (2,0 pontos) Aula 9
Qual a função da OMC?
RESPOSTA: A OMC atua como fórum de regulamentação das trocas comerciais, garantindo direitos aos seus membros, tem a função de mediação dos entendimentos para solução de controvérsias entre os países em caso de contendas comerciais, resumindo, busca fazer com que os acordos internacionais sejam cumpridos.
6ª Questão: (2,0 pontos) Aula 10
Em geral, os blocos econômicos são enquadrados em uma das seguintes categorias: Zona de Preferência Tarifária, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária. Tendo em vista que a classificação em cada um desses estágios pressupõe que os diversos blocos apresentem certas características, correlacione a coluna 1 com a 2:
	(1) 
	Zona de Preferência Tarifária
	5
	Para este estágio deve existir uma moeda única e uma política monetária inteiramente unificada sob controle de um Banco Central. Trata-se do nível mais avançado de negociações em um bloco econômico e pressupõe um fórum político para administração do grupo.
	(2)
	Zona de Livre Comércio
	1
	Consiste em garantir níveis tarifários preferenciais para os países-membros do acordo deste mercado.
	(3)
	União Aduaneira
	2
	Os membros do acordo reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias, que incidem na troca de mercadorias intrabloco.
	(4)
	Mercado Comum
	4
	Caracteriza-se como um nível avançado de integração econômica, pois permite a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, ao contrário da fase anterior, união aduaneira que prevê apenas a livre circulação de bens, excluindo fatores de produção como o capital e o trabalho. 
	(5)
	União Econômica e Monetária
	3
	Nesta etapa, os países membros abrem o mercado interno do bloco e regulamentam o comércio de bens com nações não integrantes do grupo. Este bloco econômico em formação adota uma Tarifa Externa Comum (TEC), que estabelece que uma mesma tarifa deve incidir sobre mercadorias provenientes de países não participantes do acordo.

Continue navegando