Buscar

5ª Lista Volumetria de Precipitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios de Química Analítica
Titulometria de Precipitação.
Como é o mecanismo de funcionamento de um indicador de adsorção?
Explique quais as diferenças entre os métodos de Mohr, Volhard e Fajans, descrevendo as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos.
Em uma titulometria de precipitação utilizando como padrão uma solução de AgNO3; é Possível a titulação das seguintes soluções abaixo? Justifique a sua resposta.
Cl- e Br-
Br- e I-
Cl- e I-
Em uma titulação de Ag+ com Cl- utilizando o método de Fajans com fluoresceina como indicador, foi gasto para a padronização da solução de AgNO3 um volume médio de 20,01 mL. Utilizando o método de Mohr, observou-se que a média de volume gasto é de 20,10 mL. Qual o volume mais preciso? Justifique a sua resposta.
Por que em uma titulação de Cl- pelo método de Volhard é necessário a filtração da solução após a formação do sólido, ou a adição de nitrobenzeno, e na titulação de I- esse procedimento não é necessário?
Quer se determinar a pureza de um sal de KBr. Para esta padronização foi utilizada uma solução de AgNO3, 0,0934 mol L-1. Uma massa de 0,237 g foi pesada em um erlenmeyer e foram adicionados no mesmo 50 mL de H2O e 1 ml do indicador K2CrO4. Foi realizada a titulação em triplicata e a média dos volumes gastos para esta titulação foi de 19,30 mL do AgNO3. Qual a pureza do sal? (2,0)
Foi utilizado o método de Volhard para a determinação de pureza do KCl. Uma massa de 2,50 g foi pesada em balança analítica e esta massa foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL, e o volume foi completado a Marca do menisco. Um volume de 25 mL desta solução foi transferida para um balão volumétrico e foram adicionados 5 mL de HNO3 concentrado e 50 mL de uma solução de AgNO3 0,101. Foi adicionado a seguir 2 gotas da solução de FeCl3, e a solução foi titulada com KSCN gastando um volume de 15,9 mL. Qual a pureza do sal em questão?
Demonstre através de cálculos por que é possível titular Cl- na presença de I- mas não é possível titular Cl- na presença de Br-.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes