Buscar

Questões discursivas Gestão integrada de RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões discursivas RH
A Administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humano, assim como os resultados das organizações. É composta por alguns órgãos. Cite 4 deles.
Gabarito: O aluno deverá responder um dos 4 órgãos: Treinamento e desenvolvimento; Administração de pessoal; Administração de cargos e salários; Administração de benefícios; Planejamento de RH; Relações trabalhistas e sindicais; Segurança e medicina do trabalho; Recrutamento e seleção.
 A Administração de Cargos e Salários tem a finalidade de atender a uma série de necessidades e condições para que os trabalhadores se comprometam de forma plena com o cumprimento das metas da organização. Há alguns objetivos específicos a serem atingidos nessa atividade. Apresente um objetivo.
Gabarito: O aluno deverá apresentar uma finalidade entre as mencionadas a seguir: incentivar desempenhos, reter funcionários, atrair candidatos ao emprego na empresa, recompensar funcionários pelo trabalho realizado.
O recrutamento e a seleção de pessoas ocorrem sempre que há uma vaga a ser preenchida na empresa. Estes processos podem acontecer dentro ou fora da empresa; Identifique quais são as vantagens e desvantagens de recrutar e selecionar candidatos internamente.
Resposta: O recrutamento interno traz como vantagens: Economia do processo, um processo mais rápido e também considerado mais seguro. Incentiva os colaboradores a crescer na empresa e dá a eles motivação ao saber que podem crescer e ocupar novas posições na empresa. QUando um colaborador vai ocupar um novo cargo, por ele conhecer a cultura da empresa e procedimentos pode ser mais fácil ele se adaptar. O recrutamento interno aproveita o próprio pessoal da empresa. Oportunidade de crescimento do pessoal interno. Desvantagens: quando um colaborador ocupado um novo cargo, fica em aberto uma nova vaga no setor em que ele ocupava antes. Outra desvantagem é que no recrutamento interno não há entrada de novas pessoas na empresa, novas ideias. O colaborador pode não se adaptar ao cargo e isso gerar problemas. Recrutamento interno gera um pouco de disputa entre os proprios colaboradores de um mesmo setor e isso pode gerar a desmotivação e afetar nos resultados organizacionais.
Gabarito: A resposta deverá apontar para os efeitos sobre o clima organizacional e o custo de recrutamento que tende a ser muito menor, entre outros.
 Atualmente, o que faz com que as empresas estejam cada vez mais preocupadas com a saúde e bem-estar dos seus funcionários?
Gabarito: O aluno deverá mencionar a evolução das leis trabalhistas, dos direitos humanos, das novas tecnologias e da concorrência de outras empresas pelos mesmos funcionários, entre outros;
A disciplina apresenta as pessoas que integram as organizações, ora como recursos (humanos) e ora como parceiros. O que caracteriza uma pessoa enquanto parceira da organização, de acordo com as reflexões propostas em aula?
Gabarito: O graduando pode explorar diversos aspectos, entre os quais: colaboradores agrupados em equipes, metas negociadas e compartilhadas, preocupação com resultados, atendimento e satisfação do cliente, vinculação à missão e à visão, interdependência entre colegas e equipes, participação e comprometimento, ênfase na ética e na responsabilidade, fornecedores de atividades, ênfase no conhecimento, inteligência e talento.
 Como definimos a Administração de cargos e salários visto que ela incorpora três pontos importantes para sua definição. Cite estes três pontos.
Gabarito: recompensa, recompensas dos funcionários e objetivos das organizações.
 A qualidade de vida no trabalho é um tema cada vez mais discutido dentro do contexto organizacional. O Estresse é uma preocupação permanente nas empresas da atualidade, já que pode culminar em diversos tipos de adoecimentos e, muitas vezes, o afastamento do ambiente laboral. Para combater esses problemas, existem medidas preventivas que podem ser tomadas. Assim, fica a questão: Como as empresas podem minimizar tal quadro? Apresente duas ações dessa ordem. 
Gabarito: Entre estas medidas podemos citar a ginástica laboral, rotatividade das tarefas mais estressantes e inevitáveis, manutenção de jornadas de trabalho saudáveis, flexibilização do horário de trabalho, introdução de intervalos, maior reconhecimento dos profissionais e de sua carga de tensão; treinamento para se lidar com o estresse, criação de espaços de expressão, para que os funcionários sintam-se ouvidos, compreendidos, etc.
Quais são os objetivos específicos da Administração de cargos e salários?
Gabarito: Atrair candidatos aos empregos, reter colaboradores, recompensar pelos trabalhos prestados, incentivar desempenhos e mobilizar os colaboradores para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
 Numa empresa, um psicólogo é encarregado de fazer um estudo para a escolha de um entre dois tipos de treinamento pelos quais a organização está interessada. O objetivo é identificar qual tipo de treinamento proporcionará melhores resultados à organização. Entretanto, existe a imposição de que em tal estudo seja utilizado o controle do tipo duplo-cego. Explique em que consiste tal controle.
Gabarito: O controle do tipo duplo-cego consiste em ocultar informações que possam identificar os grupos ou participantes do profissional que irá fazer a análise dos dados obtidos.
Cite as principais técnicas aplicadas na gestão de pessoas no ambiente externo.
Gabarito: Pesquisa de mercado em RH Pesquisa de salários e benefícios Recrutamento e seleção Relações com sindicatos Legislação trabalhista Relações com entidade de formação profissional 
O Plano de Cargos e Salários (PCS) é um conjunto de regras e normas que estabelece os mecanismos de gestão de pessoas na empresa. Possui objetivos bem específicos, os que fazem dele, um importante instrumento gerencial para questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro da organização. Cite alguns ( no mínimo dois) dos principais objetivos de um PCS.
Resposta: Hoje o Plano de Cargos e Salários (PSC), nas empresas está muito forte em relação a mão de obra, hoje as empresas vem analisando junto com seus Coordenadores e Supervisores esse Plano para capacitar e formar futuros gestores para uma empresa melhor, tem empresas que hoje investem em seus funcionários com a esperança de criar bons Coordenadores, Supervisores e Gerentes, no intúito de aproveitar a mão de obra da própria empresa e com isso, é claro motivar cada vez mais seus funcionários, com a visão de que algum dia eles podem chegar a um nível de Gestor, mesmo sabendo que pode perder esse funcionário para o mercado futuramente.
Clarice trabalha em uma grande empresa na área de tecnologia e precisa realizar um processo de Recrutamento. Ela optou por realizar um Recrutamento Interno (RI). Sabendo que cada tipo de recrutamento possui vantagens e desvantagens, apresente, pelo menos, 2 (duas) vantagens do RI.
Gabarito: As principais vantagens deste processo de recrutamento interno são: Menor custo - pois evita despesas com anúncios em geral, custo de admissão, custo da seleção, honorários de consultoria externa e custo de integração. Menor tempo - evita demoras frequentes do processo de recrutamento externo a espera de candidatos; É uma fonte rica de motivação - pode ser uma das vantagens mais importantes neste método, pois eleva a auto-estima interna. Onde há possibilidade decrescimento os funcionários buscam cada vez mais o aperfeiçoamento na sua carreira. Melhor adaptação - o funcionário já conhece a cultura da empresa.
O treinamento de funcionários é um método muito eficiente e usual para reciclagem de conhecimento. Descreva as etapas do processo de treinamento:
Gabarito: Necessidades do treinamento, desenho do programa do treinamento, aplicação do programa de treinamento e avaliação dos resultados do treinamento.Gabarito: O aluno devera citar dois objetivos entre os que foram comentados na aula . Entre eles : Elaborar uma lista de cargos a fim de manter um equilíbrio entre salários e cargos dentro da empresa (equilíbrio interno) ;Elaborar um plano de carreiras a fim de proporcionar o desenvolvimento profissional; Equilibrar os salários pagos pela empresa com os salários pagos pelo mercado através de uma pesquisa salarial(equilíbrio externo); Propor, através do estudo a ser realizado, práticas de Recursos Humanos que racionalizem melhor os procedimentos administrativos.
Para atender às necessidades de preenchimento de cargos em sua estrutura, as empresas podem utilizar o Recrutamento Interno ou o Recrutamento Externo. Cite 3 (três) vantagens da utilização do Recrutamento Interno. 
Resposta: - Motiva os funcionários através do reconhecimento, mostrando que face à exceução de um bom trabalho, os mesmo podem ser promovidos. - O custo do recrutamento interno é menor, pois na maioria do caso dispensará o uso de treinamento, diferentemente se fosse um funcionário novo. - O período de de adaptação do colaborador é reduzida ou inexistente, pois o mesmo já está ambientado à empresa, normas, colegas, precisando adaptar-se apenas ao novo cargo.
Gabarito: Melhor aproveitamento do potencial humano da organização/ Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários/ Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização/ Não requer socialização organizacional de novos membros/ Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos já são conhecidos pela empresa / Custo financeiro menor do que utilizar recrutamento externo. 
Quais são os três principais objetivos do Treinamento e Desenvolvimento?
Resposta: - Promover o aperfeiçoamento dos profissionais no que tange sua capacidade. - Promover melhoria nos resultados através da melhora na execução dos serviços. - Manter a oxigenação e motivação do capital humano, através do exercício de seus intelectos. - Expandir conhecimentos quando há necessidade de nova operação de serviços ou máquinas.
Gabarito: Mudança de Conhecimentos; Mudança de Habilidades e Mudança de Atitudes
Um antigo mito sobre a Administração de Recursos Humanos afirmava que esta área era a responsável pela gestão da felicidade das pessoas nas organizações. Qual a atual visão sobre este assunto?
Gabarito: A ARH deve atuar como área de suporte e consultoria para os diversos segmentos da organização, suprindo as chefias com recomendações visando a desenvolver as habilidades e competências das pessoas em prol do alcance dos objetivos corporativos. 
O objetivo de um plano de benefícios é servir a todos os empregados da organização. No entanto, cada colaborador possui suas próprias necessidades, o que torna necessária a adequação às conveniências pessoais. Quais as principais vantagens da flexibilização dos benefícios nas empresas?
Resposta: As principais vantagens dos benefícios nas empresas seriam a motivação para o funcionário, saber que está trabalhando em uma empresa na qual ele tem um reconhecimento. Sabendo que hoje em dia as empresas estão buscando muito a redução de custos para sobreviverem no mercado, mas um ponto importante para tudo isso seria a motivação dos empregados. Um empregado sem motivação complica muito na produtividade, qualidade e fidelidade de um produto para o mercado.
Gabarito: As principais vantagens estão na facilidade do controle de custos e maior envolvimento dos colaboradores na gestão destes benefícios.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes