Buscar

Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho – 2° Bimestre
Contrato por obra certa. (Art 443, § 1° CLT), tem prazo determinado. Seus requisitos são: Registro, anotação em CPPS, depósito em FGTS – 8% ao mês -, INSS. Deve ser urbano, feito por pessoa jurídica e obra específica. Tem por finalidade retirar o empregador da informalidade. Deve ser feito de forma escrita. 
Quanto ao prazo: o contrato deve por etapas, não se contrata todos os pedreiros de uma vez; o lapso temporal é de dois anos. 
O serviço deve ser especificado. A obra deve ser concluída ao final do contrato, passando dois anos, o contrato torna-se indeterminado. O contrato de obra certa não permite prorrogação do prazo, pois se trata exatamente algo certo e determinado. Ao final do contrato, o funcionário não pode ser contratado para a mesma obra, apenas para outra diferente (Art 452), respeitando o prazo de seis meses entre uma obra e outra. *Só poderá trabalhar na mesma obra se for por prazo indeterminado. 
O Término do contrato: normal e antecipado. O normal é caracterizado pela conclusão da obra, não exige aviso prévio, nem FGTS. O término antecipado é possível e atrai ônus, se for previsto cabe o Art 481, se não, o 479 (não havendo clausula). Art 479, empregador, Art 480, empregado, Art 481, cláusula contratual, indeniza o valor correspondente ao aviso prévio. Quanto à suspensão: Art 472, 2§, havendo clausula nesse sentido, aplica-se este Art. 
A estabilidade: aplica-se nos casos de gravidez ou acidente de trabalho. 
Cláusula resolutiva: por força maior ou por factum príncipe. Por força maior, é por caso fortuito, sem culpa do empregador, algo que impediu a conclusão da obra. Por factum príncipe: é obra pública, o empregador não pode continuar a receber. A cláusula resolutiva garante ao empregador rescindir o contrato, só se houver cláusula no contrato. 
Contrato de safra: Art 443, § 1°, Lei 5.889/73. Tem por finalidade retirar o trabalhador da informalidade. Requisitos: Registro, anotação CPPS, depósito FGTS, INSS, verbas rescisória, 13° salário, férias proporcionais, saldo de salário. Deve ser de forma escrita, a safra deve ser mencionada.
O prazo é de, no máximo, dois anos. Podendo ser qualquer tipo de cultura. * Culturas temporárias: aquela que planta, colhe e acaba. * Culturas permanentes: a atividade desenvolvida só precisa de empregado na colheita. 
Quanto a prorrogação do contrato: em princípio não pode, mas pode ser contratado por fases e prorrogar de uma fase para outra, estando na mesma cultura. 
Repetição: Art 452, pode repetir o contrato, mas deve-se observar o prazo de 06 meses entre um e outro, mesma safra. 
Quanto ao término: Normal e antecipado. O normal: ocorre no término da safra. Antecipado: mesma regra da obra certa. 
Remuneração e salário: 
Remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregador, por uma prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, vinda do empregador ou de terceiros, mas decorrente do contrato de trabalho. 
Salário é a prestação fornecida diretamente pelo empregador, em decorrência do contrato de trabalho. 
Elementos do salário: habitualidade =, periodicidade, reciprocidade.
Classificação: Por unidade de tempo: aquela por qual o empregado é contratado para cumprir uma jornada de trabalho. Por unidade de obra. Por tarifa: o salário se da a própria tarifa a ser executada. 
Tipos de salário: Legal, contratual, convencional. Legal – é aquele que decorre da Lei, salário mínimo nacional ou regional. Contratual – é aquele em que as partes fixaram um contrato, não pode ser reduzido, somente alterado para mais. Convencional – acordo coletivo de trabalho, salário normativo ou piso da categoria, esse salário foi definido pelo sindicato dos Empregados e sindicato dos empregadores, sempre pode ser mais que o piso, nunca mais. 
Princípios da proteção do salário: 
Irredutibilidade: Art 7°, VI, CF. uma vez fixado o salário, ele não poderá sofrer redução. Exceção: pode haver redução somente quanto ao piso da categoria, deflação. 
Integralidade: Art 459 e 462, CLT. O salário deve ser pago de forma integral, se é 1000, é 1000! Deve ser pago de uma única vez. O prazo é até o 5° dia útil do mês subseqüente, pode ser pago antrs, nunca depois. 
Descontos: somente legais (INSS, IR, contribuição sindical), ou autorizados.
Intangibilidade: o salário não pode ser penhorado, é um bem intangível. Exceção: pensão alimentícia, pois tem o mesmo caráter. 
Pessoalidade: não se paga par terceiros, somente para o empregado. Exceção: procuração com poderes específicos para receber e dar quitação. 
Garantia de pagamento: Instrumento – só paga mediante recibo. Forma – espécie, cheque, e depósito bancário. Momento – dinheiro até o fim do expediente, depósito até que esteja disponível no 5° dia útil. Natureza jurídica – Art 7°, X, CF, caráter alimentar. 
Composição do salário: Art 458, CLT. 
Pecúnia: no mínimo 3-% deve ser em dinheiro. 
In Natura: posso distribuir em até 70% (20% alimentação, 25% moradia, 25% outros). Exceção: § 2°, Art 458.
Utilidade fornecida pela prestação dos serviços: natureza salarial. Salário in natura integra o salário.
Utilidade fornecida para prestação de serviços: natureza instrumental. Não integra salário.
Salário variável: Art 7°, VII, CF. Tem variação de um mês para o outro. 
Adicionais: além do salário, receber outra verba, como por merecimento, horas extras, etc. 
Horas extras: Art 7°, XVI, C. No mínimo 50% sobre o valor da hora normal.
Noturno: 50%. Urbano – Art 73, CLT das 22h às 05 (jornada noturna), direito de adicional de 20% sobre o valor da hora normal, toda jornada terá acréscimo de 20 + 50%. Rural – Art 7°, Lei 5.889/73, 25% de acréscimo. Pecuária: 20h00 às 04h00, agrícola 21h00 às 05h00 
Adicional de insalubridade: art 93, CLT, §2°. 30% sobre o salário, natureza jurídica transitória. 
Adicional de transferência: art 469, CLT, § 3°, 25% transferido sobre o salário. 
Adicional por tempo de serviço: não é imposto por Lei, decorre por regulamento interno de empresa ou instrumento normativo (CCT ACT)
O não uso do EPI resulta em demissão por justa causa. NR elenca as atividades insalubres. Definido pelo ministério do trabalho, editando a NR. (sobre a insalubridade).

Continue navegando